Jump to content
  • 1

Dúvidas sobre os indicadores fundamentalistas

Lina

Pergunta

Cheguei na parte dos indicadores fundamentalistas e estou com algumas dúvidas em relação a como interpretar os valores.

1) Olhar o tamanho da empresa pelo valor de mercado. Olhar o porte: Aqui se for small eu não deveria colocar na carteira? O que devo olhar aqui nessa análise?

3) Possui baixa variação no preço da ação, olhar o se osila muito: O quanto é aceitável aqui? O quanto é considerável baixa osilação?

5) Olhar se tem um free float significativo: Quanto seria considerado um valor bom nesse caso?

8) Olhar ROE: O que é considerado um ROE saudável? Um valor por volta de 10, como no exemplo da aula é um valor bom? Qual o valor mínimo que devo considerar?

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa noite, Lina!

On 15/06/2024 at 20:46, Lina Amaral Caetano disse:

1) Olhar o tamanho da empresa pelo valor de mercado. Olhar o porte: Aqui se for small eu não deveria colocar na carteira? O que devo olhar aqui nessa análise?

Expand  

Não considere uma small caps como um critério eliminatório mas sim como um fator de risco.

Uma empresa com valor de mercado elevado tende a ser deveras mais "estável". Isso significa que em momentos de turbulência na bolsa ela tende a oscilar menos que outras empresas mais sensíveis por assim dizer. Obviamente não significa que uma BLUE chip não oscila mas sim que ela tende a balançar menos.

3) Possui baixa variação no preço da ação, olhar o se osila muito: O quanto é aceitável aqui? O quanto é considerável baixa osilação?

Expand  

Não existe uma regra aqui e pode variar de investidor para investidor.

5) Olhar se tem um free float significativo: Quanto seria considerado um valor bom nesse caso?

Expand  

Outro ponto que não possui muita regra. Eu particularmente vendo uma empresa com algo em torno de 30% pelo menos já considero bem OK.

8) Olhar ROE: O que é considerado um ROE saudável? Um valor por volta de 10, como no exemplo da aula é um valor bom? Qual o valor mínimo que devo considerar?

Expand  

ROE é um valor que poderá sofrer muita variação entre setores também não existindo um número ideal. Aqui cabe um estudo do setor. Observe as empresas que compõem um determinado setor e veja os ROEs de cada uma dela para saber que rumo aproximadamente aquele setor toma.

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Expand  

Bom dia @Lina Amaral Caetano. Vou complementar a resposta do @Edison Paulini nesta ultima questão. Veja que o ROE é um medidor de eficiencia. DEsta forma, para a maioria dos investidores ele sera usado como criterio comparativo dentre empresas do mesmo setor. Entre 3 empresas do mesmo setor, de forma simplista, aquela que possui o maior ROE esta sendo mais eficiente em entregar retornos para o acionista baseado na sua operação. Caso queira se aprofundar um pouco mais nesta comparação existe a analise de Dupont que divide o ROE em Margem liquida, Giro do ativo e Alavancagem financeira. Desta forma, quando formos comparar as empresas conseguimos avaliar em qual destes quesistos ela esta performando melhor ou pior para gerar a diferença de performance entre elas

Para estudos que se aprofundam um pouco mais, existe o calculo do custo de capital proprio da empresa. Quando realizamos um valuation por fluxo de caixa descontado a taxa de desconto dos fluxos de caixa futuro são baseados no custo de capital, que seria o retorno esperado minimo que o acionista acredita que ira ter com a empresa. Este custo de capital é baseado na taxa livre de risco, que basicamente seria a taxa de juros vigente + um premio de risco. Desta forma o ROE refletiria se a empresa esta entregando a performance a qual o acionista determinou pelo calculo do custo de capital proprio

Captura de Tela 2024-06-16 às 12.04.16.png

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• 0

Cheguei na parte dos indicadores fundamentalistas e estou com algumas dúvidas em relação a como interpretar os valores.

R: eu particularmente ainda não invisto em empresas pequenas, IPO recente e empresas de tecnologia. Ainda não acredito ter informações o suficiente para me aventurar por esses mares mais complexos.

R: Sinceramente eu nao sei se o preço de uma ação importa ou se a oscilação desse preço importa. Essa eu pergunta eu passo...

Free float maior que 20% no mínimo.

ROE e ROIC acima de 10% você pode considerar uma empresa ok para analisar individualmente.

Lembrando que o setor financeiro, bancos, possuem esses indicadores distorcidos e devem ser analisados de outras formas.

Expand  

Link para compartilhar

• Criar novo...