Jump to content
  • 0

Marcação a mercado - Tomei fumo na prática


Guilherme Montenegro

Pergunta

Boa noite pessoal,

Tinha feito uma pergunta na postagem do Edison, mas não sei se ficou muito claro, resolvi melhorar o texto e mandar por aqui pra ter a oportunidade de mais gente poder ajudar.

 

Comprei dois títulos do TD, O IPCA+ 5,44% 2029, e o Préfixado 10,1% 2027 em fevereiro de 2024.

Notei que o IPCA caiu ao longo deste período, e foram oferecidos outros títulos com valores fixos (o que vem depois do +), maiores somados ao IPCA (exemplo: IPCA + 6,33, (onde o 6,33 > 5,44 do meu título) e nisso, eu perdi valor do meus títulos.

Considerando o que o Raul fala no modulo 3, aula 7 parte 1, (de 0:28 s à 0:50 s) e módulo 3, aula 7 parte 2 (de 1:32 s à 1:47 s)

Ficam duas dúvidas:

1: Ele cita "se a Taxa de juros sobe, o preço do título cai"  se referindo a SELIC? ou a IPCA? Se for SELIC, qual a relação ? já que o titulo é atrelado ao IPCA (inflação) e não à taxa SELIC (taxa de juros (que ele cita no vídeo))?   

2: Se ele nas aulas, estiver se referindo ao IPCA, o que faz aumentar o valor do título quando o IPCA cai, é a taxa fixa que é reajustada e oferecida junto a um IPCA mais baixo ?

 

Voltando à minha situação, que comprei esses títulos de IPCA+ 5,44% e Pré 10,1%, vale a pena vender e comprar o IPCA + 6,31 e Pré 12,24%, disponivéis atualmente no mercado? estaria vendendo no prejuízo, mas este prejuízo ainda é na faixa de 200 e poucos reais em cada título, que talvez valha mais a pena realizar esse preju e ganhar mais na marcação a mercado nessa nova taxa. Ou levo até o vencimento?

Esses títulos que comprei,  ainda são passíveis de marcação a mercado? em que situação? aumento do IPCA? Aumento da "Taxa de Juros"(SELIC no caso)?

Obrigado desde já =)

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, Guilherme!

Vamos lá:

O que ele cita é a taxa de mercado. No caso do seu título IPCA+ é o percentual que fica na frente do +. É essa taxa que faz com que o seu título seja marcado a mercado para cima ou para baixo.

O que faz essa taxa mudar é o que eu explico lá no tópico sobre a marcação a mercado que é um conjunto de fatores como expectativas de mercado, cenários da economia, taxa de juros, a inflação em si, oferta e procura do título, dentre outros.

Como explicado anteriormente, é a taxa de mercado que acaba mandando na variação do valor do título.

Na minha opinião não vale a pena vender o título por dois motivos:

1 - você estará perdendo na marcação se fizer a venda. O ideal é seguir carregando o título pois no "pior" cenário, você receberá a taxa contratada na aquisição.  Vale ressaltar que você só perderá dinheiro neste seu título se fizer a venda. Caso não faça, você apenas não está vendo o mesmo em um momento favorável. Mas levando até o vencimento, você não perderá nada além do fato de que até o vencimento ainda podem se ter janelas para uma marcação positiva e antecipar a rentabilidade;

2 - quando investimos na renda fixa e falando especificamente de títulos do tesouro, nosso principal objetivo é investir visando o contrafluxo. Quando acabamos por investir seguindo o contrafluxo em um título do tesouro temos a marcação a mercado como uma carta na manga que podemos utilizar eventualmente. Pense na marcação como um brinde que você pode ter no título antecipando uma rentabilidade e não investir com o objetivo principal de se fazer a marcação.

 

Espero que tenha ficado claro e qualquer dúvida mais vamos nos ajudando!

Bom dia Edison.

 

 Agora consegui entender.

Sua explicação foi cirúrgica.

Muito obrigado 🙌

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Guilherme Montenegro disse:

Voltando à minha situação, que comprei esses títulos de IPCA+ 5,44% e Pré 10,1%, vale a pena vender e comprar o IPCA + 6,31 e Pré 12,24%, disponivéis atualmente no mercado? estaria vendendo no prejuízo, mas este prejuízo ainda é na faixa de 200 e poucos reais em cada título, que talvez valha mais a pena realizar esse preju e ganhar mais na marcação a mercado nessa nova taxa. Ou levo até o vencimento?

@Guilherme Montenegro neste caso você apenas terá prejuízo se vender / realizar o título, se levar até o vencimento , vai receber o contratado !

Se for entrar em novos ipca e pré do tesouro faça com dinheiro novo , e acredite , não é certeza que você conseguirá fazer marcação a mercado , não há garantia que a taxa não possa subir ainda mais ! Temos que ter isso em mente antes de achar que basta comprar num valor X que logo podemos ter lucro com marcação !

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Guilherme Montenegro disse:

Boa noite pessoal,

Tinha feito uma pergunta na postagem do Edison, mas não sei se ficou muito claro, resolvi melhorar o texto e mandar por aqui pra ter a oportunidade de mais gente poder ajudar.

 

Comprei dois títulos do TD, O IPCA+ 5,44% 2029, e o Préfixado 10,1% 2027 em fevereiro de 2024.

Notei que o IPCA caiu ao longo deste período, e foram oferecidos outros títulos com valores fixos (o que vem depois do +), maiores somados ao IPCA (exemplo: IPCA + 6,33, (onde o 6,33 > 5,44 do meu título) e nisso, eu perdi valor do meus títulos.

Considerando o que o Raul fala no modulo 3, aula 7 parte 1, (de 0:28 s à 0:50 s) e módulo 3, aula 7 parte 2 (de 1:32 s à 1:47 s)

Ficam duas dúvidas:

1: Ele cita "se a Taxa de juros sobe, o preço do título cai"  se referindo a SELIC? ou a IPCA? Se for SELIC, qual a relação ? já que o titulo é atrelado ao IPCA (inflação) e não à taxa SELIC (taxa de juros (que ele cita no vídeo))?   

2: Se ele nas aulas, estiver se referindo ao IPCA, o que faz aumentar o valor do título quando o IPCA cai, é a taxa fixa que é reajustada e oferecida junto a um IPCA mais baixo ?

 

Voltando à minha situação, que comprei esses títulos de IPCA+ 5,44% e Pré 10,1%, vale a pena vender e comprar o IPCA + 6,31 e Pré 12,24%, disponivéis atualmente no mercado? estaria vendendo no prejuízo, mas este prejuízo ainda é na faixa de 200 e poucos reais em cada título, que talvez valha mais a pena realizar esse preju e ganhar mais na marcação a mercado nessa nova taxa. Ou levo até o vencimento?

Esses títulos que comprei,  ainda são passíveis de marcação a mercado? em que situação? aumento do IPCA? Aumento da "Taxa de Juros"(SELIC no caso)?

Obrigado desde já =)

 

Eu não li tudo... passei na correria...

Mas se a ideia era MM não se deve comprar títulos de curto prazo, quanto mais longo melhor

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Guilherme Montenegro disse:

Ficam duas dúvidas:

1: Ele cita "se a Taxa de juros sobe, o preço do título cai"  se referindo a SELIC? ou a IPCA? Se for SELIC, qual a relação ? já que o titulo é atrelado ao IPCA (inflação) e não à taxa SELIC (taxa de juros (que ele cita no vídeo))?   

2: Se ele nas aulas, estiver se referindo ao IPCA, o que faz aumentar o valor do título quando o IPCA cai, é a taxa fixa que é reajustada e oferecida junto a um IPCA mais baixo ?

Fala Guilherme, vou tentar complementar a resposta dos colegas aqui.
Pela sua pergunta, acho que vale dar um passo atrás e explicar um pouco melhor o ativo em si.

Os títulos IPCA+ são compostos de uma parte fixa e uma parte variável.

O IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, em outras palavras é o índice da inflação. Essa taxa é medida pelo mercado e divulgada mensalmente. Essa é a parte "variável" do título, não é possível saber de antemão qual será o IPCA de um período, apenas estimar. 

O que vem depois do "+" é  parte fixa do título, mas o que ela significa? Que o título vai te pagar o acumulado do IPCA no período (inflação) + um prêmio. No seu caso + 5,44%.

É desse desse tipo de título que vem a expressão do mercado "comprar inflação". Comprar títulos cujo parte da remuneração está atrelada à inflação. Costumam ser atrativos quando há uma expectativa de alta da inflação. 

Quando o Raul se refere a "taxa de juros" para esse título em questão, ele se refere ao que vem depois do "+".

Mas o que a Selic tem a ver com isso? A parte que vem depois do "+" é calculada em função da taxa de juros praticada e do tamanho da inflação esperada. 

A taxa de juros é uma ferramenta usada pra controle da inflação. Quando a inflação sobe ou a EXPECTATIVA da inflação sobe, o mercado precifica um aumento da taxa de juros. Em outras palavras, o mercado está dizendo "acredito que a inflação vai subir e portanto só estou disposto a comprar divida a partir de uma taxa de juros maior".

O que está acontecendo é:

  1. Existia uma expectativa de queda mais acentuada da taxa de juros, que não tem se concretizado
  2. Os gastos do governo não param de crescer, a dívida pública está aumentando e o governo não dá sinais que vai retroceder.
  3. O governo americano ainda não começou o corte de juros deles, mantendo a pressão e tornando o Brasil menos atrativo. Dificultado ainda mais a derrubada da nossa taxa de juros.

Super simplificando, como o governo paga a dívida? Imprimindo dinheiro que é o principal motor da inflação. 

Então o mercado está prevendo um provável aumento de inflação e aumento do risco devido ao descontrole fiscal, por isso a taxa voltou a subir e voltamos a ver uma subida nas taxas desses títulos. 

Espero ter ajudado. 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...