Jump to content
  • 0

O que olhar no RI (relação com investidores) de uma empresa?


Lui Nogueira

Pergunta

Boa noite, 

Após analisar algumas empresas baseando-me nos indicadores fundamentalistas, separei algumas com bons números e decidi olhar o RI dessas empresas.

Porém, não sei exatamente o que olhar nesses RIs... Por exemplo, vendo o RI da Taesa, sei que eles estão investindo cerca de 76 milhões na melhoria de algumas unidades da empresa, mas eu não sei dizer o quanto isso é bom e o quanto isso fará diferença para mim como investidor, quero dizer, o quanto essa empresa está a frente de suas concorrentes nesse sentido. A CEMIG diz estar investindo 1bi, porém, não especifica em quê, e mesmo que especificasse, eu não tenho conhecimento o suficiente nessa área para saber se são bons investimentos ou não. 

Enfim, existe algum tipo de informação nos RIs das empresas que vocês costumam caçar para saber mais sobre a empresa e definir se ela realmente entraria em sua carteira?

Isso estou partindo do pressuposto de que olhar o RI é uma etapa essencial, que no caso, não sei se realmente é... Vocês consideram SEMPRE olhar o RI das empresas em que vocês investem ou os indicadores fundamentalistas fazem grande parte do trabalho?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 horas atrás, Lui Nogueira disse:

Boa noite, 

Após analisar algumas empresas baseando-me nos indicadores fundamentalistas, separei algumas com bons números e decidi olhar o RI dessas empresas.

Porém, não sei exatamente o que olhar nesses RIs... Por exemplo, vendo o RI da Taesa, sei que eles estão investindo cerca de 76 milhões na melhoria de algumas unidades da empresa, mas eu não sei dizer o quanto isso é bom e o quanto isso fará diferença para mim como investidor, quero dizer, o quanto essa empresa está a frente de suas concorrentes nesse sentido. A CEMIG diz estar investindo 1bi, porém, não especifica em quê, e mesmo que especificasse, eu não tenho conhecimento o suficiente nessa área para saber se são bons investimentos ou não. 

Enfim, existe algum tipo de informação nos RIs das empresas que vocês costumam caçar para saber mais sobre a empresa e definir se ela realmente entraria em sua carteira?

Isso estou partindo do pressuposto de que olhar o RI é uma etapa essencial, que no caso, não sei se realmente é... Vocês consideram SEMPRE olhar o RI das empresas em que vocês investem ou os indicadores fundamentalistas fazem grande parte do trabalho?

Bom dia mano, então o RI ele tem basicamente tudo que você precisa porém você precisa saber o que você quer antes de procurar, senão serão apenas um montante de informações no mesmo lugar. 
 

vou descrever meu método de uso dos ri’s e se te interessar você pode tentar dessa forma também.

depois que a empresa passa pelo meu crivo fundamentalista e eu quero me aprofundar nos dados dela, eu uso o método do fisher, das 15 perguntas saca? Então quando vou para o RI da empresa eu já meio que busco a informação certa que eu preciso por pergunta, isso facilitou muito pra mim.

na sua pergunta você falou sobre os investimentos da taesa em algumas áreas, porém se você entrar no RI no relatório de administração poderá ver que o investimento dela em crescimento tem sido um pouco maior, por ela estar com alguns projetos também em andamento.

uma relação que você pode usar nesse caso é o valor de investimento total da empresa (que é descrito no ri), em relação ao lucro, ou então ao patrimônio, porque uma pode investir mais que a outra porém elas podem ser de tamanhos diferentes apesar de estar dentro do mesmo setor 

Editado por Vinicius Costa De Abreu
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Lui Nogueira disse:

Boa noite, 

Após analisar algumas empresas baseando-me nos indicadores fundamentalistas, separei algumas com bons números e decidi olhar o RI dessas empresas.

Porém, não sei exatamente o que olhar nesses RIs... Por exemplo, vendo o RI da Taesa, sei que eles estão investindo cerca de 76 milhões na melhoria de algumas unidades da empresa, mas eu não sei dizer o quanto isso é bom e o quanto isso fará diferença para mim como investidor, quero dizer, o quanto essa empresa está a frente de suas concorrentes nesse sentido. A CEMIG diz estar investindo 1bi, porém, não especifica em quê, e mesmo que especificasse, eu não tenho conhecimento o suficiente nessa área para saber se são bons investimentos ou não. 

Enfim, existe algum tipo de informação nos RIs das empresas que vocês costumam caçar para saber mais sobre a empresa e definir se ela realmente entraria em sua carteira?

Isso estou partindo do pressuposto de que olhar o RI é uma etapa essencial, que no caso, não sei se realmente é... Vocês consideram SEMPRE olhar o RI das empresas em que vocês investem ou os indicadores fundamentalistas fazem grande parte do trabalho?

Bom dia @Lui Nogueira. Como hoje existem os diversos sites que mostram os indicadores fundamentalistas ja prontos, o RI seria a fonte para o investidor se aprofundar em relação a empresa que ele esta avaliando. Eu começaria pelo formulario de referencia, focanto nos itens:

- Histórico do emissor
- Atividade do emissor
- fatores de risco

Em seguida tentar buscar entender os demonstrativos financeiros. Basicamente todo demonstrativo é apresentado o DRE, Balanço patrimonial e o Demonstrativo do fluxo de caixa. Para cada item do demonstrativo vai existir uma explicação dos valores apresentados. Na minha opinião voce pode avaliar o demonstrativo anual que é apresentado geralmente no inicio do ano seguinte das informações apresentadas

Veja que todas os indicadores e mesmo os resultados apresentados irão ser utilizados para voce avaliar como a gestão da empresa esta sendo conduzida até o momento. Mas voce pode encontrar tambem varias informações de como a empresa ira desenvolver sua estratégia competitiva para os proximos anos, o que é uma informação valiosa ja que, quando nos tornamos acionistas o que importa são os resultados que a empresa irá apresentar a partir do momento em que colocamos nosso dinheiro nela.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...