Jump to content
  • 0

Por que a taxa varia no Tesouro pré-fixado


Felipe Amaral

Pergunta

Na aula de marcação a mercado, o conceito ficou claro para mim, mas eu não entendi por que a taxa varia se o título é pré-fixado. Uma vez contratado um título pré-fixado essa taxa não deveria ser fixa?

Essa dúvida vale também para o IPCA+, pois o IPCA será atualizado no valor do título de toda forma, o que varia então seria a rentabilidade acima da inflação. Essa rentabilidade não seria um percentual fixo?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

A rentabilidade final não irá variar, se você contratou um Pré-Fixado 10% a.a, todo ano ele vai te render esse valor. O que vemos variar diariamente é o fenômeno da marcação a mercado, quando a taxa diminui o valor do seu título tem que aumentar e o contrário também (para que no final seu título sempre retorne R$1.000,00).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Felipe Amaral disse:

Na aula de marcação a mercado, o conceito ficou claro para mim, mas eu não entendi por que a taxa varia se o título é pré-fixado. Uma vez contratado um título pré-fixado essa taxa não deveria ser fixa?

Essa dúvida vale também para o IPCA+, pois o IPCA será atualizado no valor do título de toda forma, o que varia então seria a rentabilidade acima da inflação. Essa rentabilidade não seria um percentual fixo?

Boa noite @Felipe Amaral. Se voce levar o titulo até o vencimento recebera a taxa contratada. Contudo, se decidir vender antes terá que pagar o preço que o mercado estara pagando no seu titulo. Este preço estara relacionada com a taxa oferecida no seu titulo no momento da venda. Se a taxa for maior do que quando voce comprou o valor do seu titulo sera menor e vice e versa.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...