Jump to content
  • 0

INTERPRETAÇÃO DA TAXA SELIC


Anderson Almeida

Pergunta

Olá pessoal, estou revisando o módulo de renda fixa antes de fazer a prova enquanto acompanho as informações lendo os títulos oferecidos pelo BTG então me surgiu a seguinte dúvida:

A Taxa SELIC na data de hoje está em 10,50% porém ao procurar um título de Tesouro Selic 2027 por exemplo ele me da uma taxa de 0,08%, qual a correlação dessas duas informações se ambas se tratam da mesma taxa? 

image.png.842cb140ae910cd5d373d16b8f3f4552.pngimage.png.842cb140ae910cd5d373d16b8f3f4552.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
12 horas atrás, Anderson Almeida disse:

Olá pessoal, estou revisando o módulo de renda fixa antes de fazer a prova enquanto acompanho as informações lendo os títulos oferecidos pelo BTG então me surgiu a seguinte dúvida:

A Taxa SELIC na data de hoje está em 10,50% porém ao procurar um título de Tesouro Selic 2027 por exemplo ele me da uma taxa de 0,08%, qual a correlação dessas duas informações se ambas se tratam da mesma taxa? 

image.png.842cb140ae910cd5d373d16b8f3f4552.pngimage.png.842cb140ae910cd5d373d16b8f3f4552.png

Bom dia @Anderson Almeida. A taxa de 0,08% é um desagio do titulo, ou seja, uma taxa adicional que o tesouro paga alem da selic. Ao investir neste titulo voce estaria recebendo Selic + 0,08% de rentabilidade

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

Ao mencionar um título do Tesouro Selic 2027 com uma taxa de 0,08%, isso se refere à rentabilidade aproximada que esse título proporciona ao ano, caso seja mantido até o vencimento em 2027.

Quando você vê uma taxa de 0,08% para um título específico do Tesouro Selic 2027, significa que esse título, no momento da consulta, estava oferecendo uma rentabilidade anual de 0,08% mais a variação da SELIC no período. Essa variação pode ser tanto a taxa acumulada desde o início do título até o momento da consulta, quanto uma estimativa do que se espera para o restante do período até o vencimento.

Portanto, a correlação entre as duas informações está no fato de que o Tesouro Selic 2027 está atrelado à Taxa SELIC, mas a rentabilidade que ele oferece (0,08% ao ano, no exemplo citado) não reflete diretamente a Taxa SELIC vigente, e sim a composição específica do título em questão.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 29/06/2024 at 07:30, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Anderson Almeida. A taxa de 0,08% é um desagio do titulo, ou seja, uma taxa adicional que o tesouro paga alem da selic. Ao investir neste titulo voce estaria recebendo Selic + 0,08% de rentabilidade

Entendi, imaginei que o Deságil fosse sempre acompanhado do "+", como no exemplo dado pelo Raul pela corretora Rico durante a aula.

 

Obrigado pela ajuda.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...