Jump to content

Para quem mora fora do país


Recommended Posts

Boa noite, comunidade!

Sabe aquele velho ditado da grama do vizinho ser sempre mais verde? Entao, poderiam me tirar algumas dúvidas?? Nunca saí do Brasil. As coisas aqui pra mim estão dando certo. Mas sempre alguém próximo que muda diz que nunca mais pretende voltar. É realmente muito melhor?? Se vcs pudessem escolher, voltariam?? Qual o maior desafio de imigrar??

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Mikhail Koslowski disse:

Isso é muito pessoal de cada um.

eu já viajei bastante pra fora a trabalho e a lazer além de ter feito um intercâmbio onde morei por 3 meses fora.

Na minha opinião morar fora tem vantagens e desvantagens, vai de você avaliar se é o que quer, e se for é só fazer :)

 

O ponto mais importante pra mim é que seja por opção/escolha e não pela falta dela.

E que se você escolher ir morar fora é por que está buscando de fato ir pra lá e não apenas "fugir daqui".

Se for pra fugir daqui, te dou certeza que os problemas que vc acha que são daqui vão te acompanhar para quase qualquer lugar que for.

 

Os desafios são vários, mas normalmente os maiores são idioma e cultura, estar longe de amigos e conhecidos e por aí vai..

Sobre a questão do  "fugir daqui"... Clareou bastante minhas duvidas! Pq todos que conheço realmente fugiram em busca do perfeito, e a maioria quer voltar! Valeu demais!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Ah, entrando de gaiato. Vim pra Suecia em 2019, pra fazer pesquisa por ano. E fui ficando. Tenho segurança, segurança financeira no emprego, acesso a saude (não é perfeito, mas to com pulso quebrado e gastei 1000 reais soh, com cirurgia e td- aliás, perdoe alguns acentos que estão faltando, pq to confiando no corretor), etc. Mas eu e minha namorada somos doidos pra voltar. A distancia da família pesa muito, e tem coisas q o Brasil tem de bom que é só daí mesmo. Então é muito pessoal se vale ou nçao. Depende de como vc vai sair, pra onde vai, etc. Mas daminha parte eu só falo que a distancia cobra um preço, e é bom ter consciencia disso se vc tiver muitas raízes aí. As coisas atingem com outro peso qdo se está longe.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu nunca morei fora, mas era um sonho pra mim desde adolescente. Meus pais eram professores e eu acredita que pra ir pra fora, precisaria ir para trabalhar. A vida foi passando e ir pra fora deixou de ser prioridade, principalmente pq comecei a trabalhar com tributos no Brasil e a chance de sair nessa área diminuiu bastante.

Aos 31 anos, recebi uma proposta para trabalhar na minha área no exterior e não aceitei. Principalmente pq o valor não era tão significativo e meus familiares não estão ficando mais novos. Seria muito difícil ser visitado. Receber a proposta foi uma vitória, mas não queria ficar sem saber como era o exterior.

Aos 32 fiz minha primeira viagem pra fora. Viajei por 25 dias na Europa e ficou claro que tomei a decisão certa. Gostei muito dos outros países, de visitar e conhecer as pessoas, locais, cultura... Mas ficou muito claro também que gosto muito do Brasil. 

Tive oportunidade de conversar muito com as pessoas de fora e a resposta sempre é a mesma: tem seu lado bom e tem seu lado ruim. Uns estavam mais felizes com o lado bom incomodados com a parte ruim e vice-versa.

Se você quer ir, recomendo que se planeje MUITO e se organize pra ir, para que a experiência seja boa, caso precise, possa voltar feliz.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 02/07/2024 at 07:32, Bruno Marçalrepoles disse:

Ah, entrando de gaiato. Vim pra Suecia em 2019, pra fazer pesquisa por ano. E fui ficando. Tenho segurança, segurança financeira no emprego, acesso a saude (não é perfeito, mas to com pulso quebrado e gastei 1000 reais soh, com cirurgia e td- aliás, perdoe alguns acentos que estão faltando, pq to confiando no corretor), etc. Mas eu e minha namorada somos doidos pra voltar. A distancia da família pesa muito, e tem coisas q o Brasil tem de bom que é só daí mesmo. Então é muito pessoal se vale ou nçao. Depende de como vc vai sair, pra onde vai, etc. Mas daminha parte eu só falo que a distancia cobra um preço, e é bom ter consciencia disso se vc tiver muitas raízes aí. As coisas atingem com outro peso qdo se está longe.

Poxa, Bruno...uma pena essa distancia... Tomara que vc consiga realizar o que deseja...Um grande abraço pra vc e sua namorada!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 02/07/2024 at 17:51, Guilherme O Faria disse:

Eu nunca morei fora, mas era um sonho pra mim desde adolescente. Meus pais eram professores e eu acredita que pra ir pra fora, precisaria ir para trabalhar. A vida foi passando e ir pra fora deixou de ser prioridade, principalmente pq comecei a trabalhar com tributos no Brasil e a chance de sair nessa área diminuiu bastante.

Aos 31 anos, recebi uma proposta para trabalhar na minha área no exterior e não aceitei. Principalmente pq o valor não era tão significativo e meus familiares não estão ficando mais novos. Seria muito difícil ser visitado. Receber a proposta foi uma vitória, mas não queria ficar sem saber como era o exterior.

Aos 32 fiz minha primeira viagem pra fora. Viajei por 25 dias na Europa e ficou claro que tomei a decisão certa. Gostei muito dos outros países, de visitar e conhecer as pessoas, locais, cultura... Mas ficou muito claro também que gosto muito do Brasil. 

Tive oportunidade de conversar muito com as pessoas de fora e a resposta sempre é a mesma: tem seu lado bom e tem seu lado ruim. Uns estavam mais felizes com o lado bom incomodados com a parte ruim e vice-versa.

Se você quer ir, recomendo que se planeje MUITO e se organize pra ir, para que a experiência seja boa, caso precise, possa voltar feliz.

Ei ,Guilherme.

Na verdade eu tenho apenas curiosidade, sabe? Pq muitos que vão, falam que tudo é perfeito, mas se tivessem oportunidade, voltariam pra cá.

Acho que minha vontade é fazer igual a vc: ir pra conhecer mesmo!

Obrigada pela resposta!

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 02/07/2024 at 11:48, Louise Valença disse:

Olá,

Acredito que vai muito do motivo pela qual está saindo, e entender as consequências dessa escolha.

Morei por um tempo no Canadá, e lá conheci pessoas que tbm eram de outros países, e observei algumas coisas:

  • Muitos vão com intenção de ficar em definitivo, mas após um tempo, sentem falta da família, amigos e cultura. Então ficam o tempo necessário para se estruturar financeiramente e voltar.
  • Se puder, evite ir sozinho: vc vai sentir falta de ter alguém para conversar, e isso só vai aumentar o sentimento se solidão e saudade.
  • Tenha um certo domínio do idioma local, pois isso pode se tornar um dos maiores empecilhos.
  • Os brasileiros são muito amigáveis e calorosos. Não vá na expectativa de que encontrará pessoas de mesmo comportamento.
  • tente morar próximo, ou fazer parte de alguma comunidade de brasileiros: o apoio daqueles que estão passando pelo mesmo que vc (e possuem a mesma origem cultural) faz muita diferença.
  • Tenha plena consciência daquilo que está deixando para trás e se está em paz com isso: família (e os eventos familiares); amigos; animais (caso tenha e não possa levar); comida; caso vá trabalhar, leis trabalhistas bem diferentes da brasileira.
  • Tenha conhecimento dos custos de vida do local e se terá um orçamento para cobrir: o arrependimento será rápido se sair do Brasil para passar aperto em outro país.
  • veja se está de acordo com os costumes do novo país: ao se mudar, você estará sujeito as regras e costumes deles

Provavelmente tem mais coisas, mas essas foram as lembrei.

 

Apesar de tudo, achei a experiencia muito enriquecedora. Se puder sair por um período fixo (como experiencia), vale a pena 

Ei, Louise! 

Tenho uma imensa curiosidade de ver o que tem por aí afora, mas hj, não mudaria daqui nao. Hj vivo na Bahia, que era um lugar que sonhava em morar quando me aposentasse. Decidi antecipar esse sonho. Mas como muitos vão e falam que tudo perfeito, queria entender pq na primeira oportunidade voltam...

Obrigada por esclarecer!

Abraços!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Luiza Moreira Luz disse:

queria entender pq na primeira oportunidade voltam...

Eu acho q isso é bastante relativo… Nem todo mundo quer voltar não.

Aqui onde moro tem uns 600 brasileiros. Não conheço todos, é claro. Mas do q conheço, no máximo 10% quer voltar.

Claro q dos demais 90%, pelo menos metade reclama de tudo: clima, comida, ausência de familiares, etc. Como coloquei no outro post, saem do Brasil, mas acham q aqui deve ter tudo q tem no Brasil e, como isto não ocorre, ficam reclamando. Mas não pensam em voltar, pelo menos não tão cedo…

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Luiza tudo bem? Estou morando há mais de 2 anos em Portugal, a ideia era vir estudar e conhecer, quando os planos mudaram completamente 😅.

Acredito que sair do Brasil e nunca mais voltar depende de muitos fatores pessoais, como por exemplo: o quanto a pessoa aguenta a saudade, e olha que não é só saudade das pessoas que gostamos, é saudade do cheiro, temperos, arquitetura, sotaques. Quando a gente sai da nossa terra natal, é que conseguimos enxergar como realmente ela é, suas qualidades e defeitos.

Quanta sorte a pessoa tem de conseguir se enturmar no novo país (sim sorte conta muito), como conseguir moradia, validar documentos, onde se manter, com quem tirar dúvidas e PRINCIPALMENTE não cair em golpe logo que chega ao novo país.

E por fim se a pessoa consegue um padrão de vida melhor que no Brasil, porque convenhamos, imagina sair do Brasil pra passar perrengue financeiro e sem expectativa de melhorar em algum país gelado por aí.

Pessoalmente não acho Portugal TÃO melhor assim que o Brasil, mas se um dia precisar voltar (nunca se sabe né?) faria de tudo para não morar em São Paulo 😁.

O meu maior desafio em emigrar está sendo terminar a documentação do meu marido, e olha que nós viemos de forma totalmente regular, mas agora na hora de renovar a documentação, estamos tendo alguns problemas.

Minha dica, se me permite, é que se você tem essa vontade, quando puder feche um curso em algum lugar idôneo, assim você se permite conhecer o local e seus moradores por um tempo bom, muitas vezes seguimos algum youtuber ou conhecido que fala sobre algum local, acaba mais glamurizando ou com um recorte muito pequeno sobre a realidade, por exemplo quando ainda pesquisava sobre portugal os youtubers na epoca só teciam elogios... Quando eu vim morar é que descobri que o buraco é beemmm mais embaixo!

Já eu acho os mochilões e Eurotrips interessantes para quem quer mais aventuras e conhecer gente nova, o que não deixa de ser algo interessante também. 

Caso você tenha mais dúvidas sobre este assunto ficarei feliz em ajudar 😀

spacer.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito especifico e pessoal isso ai, como muitos ja ilustraram. Partindo do principio que você se sente bem no Brasil, não há razão para ir pra outro país. Ainda que haja expecatativa de vantagens financeiras, há outras questões que pesam muito, como idioma e a cultura local (regras, Leis, costumes). Ainda que vá para Portugal, o português lá falado tem muitas diferenças para com português falado no Brasil (claro que comunica-se facilmente, de modo geral). Com o passar do tempo, é bem provável que a vantagem profissional ou financeira não vai sobrepor a exigência (e a palavra é essa mesma, não é opcional) de se adaptar a rotina local. Ainda que viva em meio a comunidade brasileira naquele país, não é a mesma coisa. 

Para aqueles que tem projetos bem específicos para sua vida, e entendendo que isso só será possivel em outro lugar, seria justo mudar. Mas tenha em mente que não há lugar perfeito mundo afora. Todos tem problemas, ou, melhor, desafios a serem superados. 

Portanto, para quem se sente bem no Brasil e vê um futuro estável nesse sentido, mudar de país torna-se uma aposta bem arriscada. Tipo colcoar 100% do seu investimento numa meme coin.

Se quiser (e puder) fazer uma experiência internacional "simples e barata", vá alí na Argentina ou Chile por uma semana e observe a rotina, o comportamento das pessoas, coma a comida local, utilize transporte publico. Digo, ir pra lá e passar o dia como um local. Não como turista dentro de hotel seguindo roteiros turisticos previamente definidos. Faça a rotina como se morasse lá: alugue um AirBNB, levante cedo, tome café em casa, pegue transporte público, ande a pé, experimente a culinária local, tente interagir com pessoas em lugares públicos, vá ao supermercado ver o custo da coisas, tente descobrir a media salaria local. Assim dá pra ter uma ideia da vida como expatriado.

Ir para outro país a vezes vale a pena, mesmo estando bem no Brasil, se for uma questão profissional (a empresa expatria o funcionário) ou se a pessoa possuir familiares próximos (irmãos ou pais) em outro país, pessoas que realmente vão te acolher e te dar apoio para construir uma vida estável e segura no outro país. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 04/07/2024 at 15:50, Matheus Passos Silva disse:

Eu acho q isso é bastante relativo… Nem todo mundo quer voltar não.

Aqui onde moro tem uns 600 brasileiros. Não conheço todos, é claro. Mas do q conheço, no máximo 10% quer voltar.

Claro q dos demais 90%, pelo menos metade reclama de tudo: clima, comida, ausência de familiares, etc. Como coloquei no outro post, saem do Brasil, mas acham q aqui deve ter tudo q tem no Brasil e, como isto não ocorre, ficam reclamando. Mas não pensam em voltar, pelo menos não tão cedo…

Tem gente que nunca tá satisfeito com nada e prefere reclamar de tudo mesmo. Mas o que falo é sobre minha rede de conhecidos. E como eu não tive minha própria experiência,vou atrás de experiências alheias! Muito obrigada!!

 

On 04/07/2024 at 15:50, Matheus Passos Silva disse:

Eu acho q isso é bastante relativo… Nem todo mundo quer voltar não.

Aqui onde moro tem uns 600 brasileiros. Não conheço todos, é claro. Mas do q conheço, no máximo 10% quer voltar.

Claro q dos demais 90%, pelo menos metade reclama de tudo: clima, comida, ausência de familiares, etc. Como coloquei no outro post, saem do Brasil, mas acham q aqui deve ter tudo q tem no Brasil e, como isto não ocorre, ficam reclamando. Mas não pensam em voltar, pelo menos não tão cedo…

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/07/2024 at 07:26, Erika Alves Evangelista disse:

Olá Luiza tudo bem? Estou morando há mais de 2 anos em Portugal, a ideia era vir estudar e conhecer, quando os planos mudaram completamente 😅.

Acredito que sair do Brasil e nunca mais voltar depende de muitos fatores pessoais, como por exemplo: o quanto a pessoa aguenta a saudade, e olha que não é só saudade das pessoas que gostamos, é saudade do cheiro, temperos, arquitetura, sotaques. Quando a gente sai da nossa terra natal, é que conseguimos enxergar como realmente ela é, suas qualidades e defeitos.

Quanta sorte a pessoa tem de conseguir se enturmar no novo país (sim sorte conta muito), como conseguir moradia, validar documentos, onde se manter, com quem tirar dúvidas e PRINCIPALMENTE não cair em golpe logo que chega ao novo país.

E por fim se a pessoa consegue um padrão de vida melhor que no Brasil, porque convenhamos, imagina sair do Brasil pra passar perrengue financeiro e sem expectativa de melhorar em algum país gelado por aí.

Pessoalmente não acho Portugal TÃO melhor assim que o Brasil, mas se um dia precisar voltar (nunca se sabe né?) faria de tudo para não morar em São Paulo 😁.

O meu maior desafio em emigrar está sendo terminar a documentação do meu marido, e olha que nós viemos de forma totalmente regular, mas agora na hora de renovar a documentação, estamos tendo alguns problemas.

Minha dica, se me permite, é que se você tem essa vontade, quando puder feche um curso em algum lugar idôneo, assim você se permite conhecer o local e seus moradores por um tempo bom, muitas vezes seguimos algum youtuber ou conhecido que fala sobre algum local, acaba mais glamurizando ou com um recorte muito pequeno sobre a realidade, por exemplo quando ainda pesquisava sobre portugal os youtubers na epoca só teciam elogios... Quando eu vim morar é que descobri que o buraco é beemmm mais embaixo!

Já eu acho os mochilões e Eurotrips interessantes para quem quer mais aventuras e conhecer gente nova, o que não deixa de ser algo interessante também. 

Caso você tenha mais dúvidas sobre este assunto ficarei feliz em ajudar 😀

spacer.png

Oi,Erika!

Obrigada por compartilhar sua experiência!!

Não tenho planos,nem vontade,de sair daqui(por ora). Mas como nunca vivi essa questão, realmente fico muito intrigada!

Sua visão me ajudou muito!!

Eu acredito,caso saísse do Brasil,que o que realmente me afetaria seria exatamente a saudade do que estou habituada,e dependendo do lugar, a culinária seria mais difícil lidar do que a saudade (por favor,não me interprete mal,mas saí muito cedo de casa e já estou muito habituada com a distância da minha família)

Obrigada por compartilhar!

Abraços!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/07/2024 at 16:28, Odilon Fernandes Junior disse:

Muito especifico e pessoal isso ai, como muitos ja ilustraram. Partindo do principio que você se sente bem no Brasil, não há razão para ir pra outro país. Ainda que haja expecatativa de vantagens financeiras, há outras questões que pesam muito, como idioma e a cultura local (regras, Leis, costumes). Ainda que vá para Portugal, o português lá falado tem muitas diferenças para com português falado no Brasil (claro que comunica-se facilmente, de modo geral). Com o passar do tempo, é bem provável que a vantagem profissional ou financeira não vai sobrepor a exigência (e a palavra é essa mesma, não é opcional) de se adaptar a rotina local. Ainda que viva em meio a comunidade brasileira naquele país, não é a mesma coisa. 

Para aqueles que tem projetos bem específicos para sua vida, e entendendo que isso só será possivel em outro lugar, seria justo mudar. Mas tenha em mente que não há lugar perfeito mundo afora. Todos tem problemas, ou, melhor, desafios a serem superados. 

Portanto, para quem se sente bem no Brasil e vê um futuro estável nesse sentido, mudar de país torna-se uma aposta bem arriscada. Tipo colcoar 100% do seu investimento numa meme coin.

Se quiser (e puder) fazer uma experiência internacional "simples e barata", vá alí na Argentina ou Chile por uma semana e observe a rotina, o comportamento das pessoas, coma a comida local, utilize transporte publico. Digo, ir pra lá e passar o dia como um local. Não como turista dentro de hotel seguindo roteiros turisticos previamente definidos. Faça a rotina como se morasse lá: alugue um AirBNB, levante cedo, tome café em casa, pegue transporte público, ande a pé, experimente a culinária local, tente interagir com pessoas em lugares públicos, vá ao supermercado ver o custo da coisas, tente descobrir a media salaria local. Assim dá pra ter uma ideia da vida como expatriado.

Ir para outro país a vezes vale a pena, mesmo estando bem no Brasil, se for uma questão profissional (a empresa expatria o funcionário) ou se a pessoa possuir familiares próximos (irmãos ou pais) em outro país, pessoas que realmente vão te acolher e te dar apoio para construir uma vida estável e segura no outro país. 

Oi,Odilon!

Obrigada pela dica! Não tenho intenção,no momento,em sair do país. É mesmo uma questão de curiosidade!

Mas em setembro vou ao Chile, será minha primeira viagem internacional,e vou aceitar suas dicas! 

Já mudei de Estado e vou te falar um negócio,que pode parecer absurdo: me preparei pra tudo,menos pra mudança cultural!

No Chile vou tentar ir com olhos de morador,e não de turista!

Depois volto pra relatar minha experiência!

Obrigada!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Luiza Moreira Luz disse:

Oi,Erika!

Obrigada por compartilhar sua experiência!!

Não tenho planos,nem vontade,de sair daqui(por ora). Mas como nunca vivi essa questão, realmente fico muito intrigada!

Sua visão me ajudou muito!!

Eu acredito,caso saísse do Brasil,que o que realmente me afetaria seria exatamente a saudade do que estou habituada,e dependendo do lugar, a culinária seria mais difícil lidar do que a saudade (por favor,não me interprete mal,mas saí muito cedo de casa e já estou muito habituada com a distância da minha família)

Obrigada por compartilhar!🤩

Abraços!!

Olá Luisa, pode ficar tranquila que entendi o seu ponto 🥰!

Eu também saí de casa cedo e sempre tive um relacionamento um tanto a distância com a família, no meu caso claro, demorou bastante, mas quando finalmente caiu a ficha de que não era mais questão de só me planejar e pegar algumas conduções para ver meus parentes, isso intensificou um tipo de sentimento de que se acontecer qualquer coisa eu não chegarei a tempo. Mas são escolhas e no momento estou fazendo o meu melhor, mas não vejo a hora de passar um tempo no Brasil, vou ficar pelo menos umas duas horas passeando e saboreando nossa feira de rua!!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Luiza,

Eu moro em Lisboa/ Portugal há 03 anos, vim para fazer uma pós-graduação e acabei mudando de vez.

Os prós é morar em um lugar calmo, tranquilo, com qualidade de vida. Os contras é estar longe da família e o próprio fato de ser imigrante, pois sim, a xenofobia existe e não é pouca.

Eu, apesar dos contras, não penso em voltar a morar no Brasil. Sou de São Paulo e amo aquela loucura. Já voltei duas vezes ao Brasil para visitar, mas já não me adapto para voltar a morar. De Portugal, só mudaria se fosse para outro país da Europa, pois como tenho cidadania europeia, então fica fácil.

Espero ter ajudado. Beijinhos! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 semanas depois...

Oi @Luiza Moreira Luz,

Eu moro na Itália em Milão a 7 anos, comprei um apartamento, trabalho em um banco e fiz muitas amizades aqui. Vou tentar te explicar através das suas dúvidas e depois fazer uma consideração final da minha experiencia e voltada a Europa, mas mais específico em Itália.   

Qual o Maior desafio de imigrar? 

Eu não tive problema algum para imigrar, porém meu caso é bem diferente, já que vim pela consultoria de informática que eu já trabalhava no Brasil, entao nao tive problemas em arrumar emprego e documentação.  

Eu sou neto de italianos e após 2 anos morando aqui com visto de trabalho, eu fiz minha cidadania, isso me deu mais direitos a benefícios e segurança para continuar. 

É realmente muito melhor?? 

Essa é pergunta de 1 milhão, 😊 .Eu digo que todos os países tem seus problemas e seus benefícios, isso vai depender muito mais de você do que do lugar. No meu caso para ser bem sincero eu vi uma pequena melhora na segurança pública fazendo uma comparação com o Brasil. Para mim que tenho nível superior, falo inglês fluente e mais de 20 anos de carreira em Informática, salário não foi a principal coisa que me fez mudar, inclusive ganharia mais trabalhando em São Paulo do que em Milão mesmo convertendo de real para Euro. A Itália tem uma burocracia tão confusa quanto a do Brasil, e a política aqui, se isso é importante para você, também não é uma das melhores do mundo. Mas você deve estar se perguntando que me fez ficar aqui? Estilo de vida, o italiano prega muito pelo tempo livre da sua vida, dificilmente você vai ver um Italiano fazendo hora extra, a cultura, o café na praça, caminhar, ir a museus, a história, para mim é sempre magico andar pelas Ruas de Milão e pensar “Cara, o Leonardo da Vince passou aqui, ele fez esse prédio!!” 

Se vcs pudessem escolher, voltariam?? 

Voltar ou ficar? É outra questão pessoal, hoje estou voltando para o Brasil, o motivo pelo qual estou voltando? é que meu pai faleceu e minha mãe ficou sozinha e ja é idosa precisando de um suporte para fazer as coisas mais complicadas, jà que meu pai se encarregava de fazer tudo. Algumas pessoas me perguntam, porque eu não a trago para Italia, eu avaliei bem e ela ainda está bem de saúde e tem as suas coisas, a Igreja que ela gosta, as amigas, parentes entre outras coisas. A adaptação aqui sem falar a língua local seria complicada, eu não quero tirar isso dela. Para eu me voltar ao Brasil me readaptar e com a experiencia adquirida é melhor e menos penoso para ela. 
 
Minha consideração, é não imigre por motivos fúteis e nem só por dinheiro, conheço pessoas que estão a 20 anos aqui infelizes.  

Conheça o local, a cultura, vá visitar primeiro, a Europa é muito diferente, cada país, cada região de cada país tem seus costumes, estilo de vida diferentes, história, clima, língua, leis. Como eu disse antes, todos os países têm seus benefícios e seus problemas.  

Editado por Danilo Jose Bessornia
Salvei por engano, sem terminar o texto
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...