Jump to content
  • 0

Começando a balancear a carteira, porém USD e BTC em alta. Devo seguir o diagrama ou aproveitar os descontos da Bolsa?


Chris Pereira

Pergunta

Fala galera, a dúvida é simples, mas gostaria de entender como vocês abordam essa situação:

Estou rebalanceando minha carteira com: RF / Ações BR / FIIs / ETF americano / BTC

Quando comecei o rebalanceamento, tinha 100% dividido em RF, ações e FIIs. Ou seja, mesmo jogando uma porcentagem como 5% em cripto e 10% em ETF, o diagrama manda que eu invista quase exclusivamente nesses ativos. Tendo em visto o momento de alta do dólar (5,66) / BTC (355k), somado ao fato de que temos boas ações/FIIs descontadas no momento, faz mais sentido eu segurar esse rebalanceamento (ou ir mais devagar) e aproveitar a bolsa descontada, ou devo rebalancear sem olhar o câmbio?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
20 minutes ago, Chris Pereira disse:

Fala galera, a dúvida é simples, mas gostaria de entender como vocês abordam essa situação:

Estou rebalanceando minha carteira com: RF / Ações BR / FIIs / ETF americano / BTC

Quando comecei o rebalanceamento, tinha 100% dividido em RF, ações e FIIs. Ou seja, mesmo jogando uma porcentagem como 5% em cripto e 10% em ETF, o diagrama manda que eu invista quase exclusivamente nesses ativos. Tendo em visto o momento de alta do dólar (5,66) / BTC (355k), somado ao fato de que temos boas ações/FIIs descontadas no momento, faz mais sentido eu segurar esse rebalanceamento (ou ir mais devagar) e aproveitar a bolsa descontada, ou devo rebalancear sem olhar o câmbio?

 

@Chris Pereira difícil avaliar, pois precisaria saber as metas de cada classe de ativos, saber quantos ativos estão cadastrados e as notas deles. Caso você tenha poucos ativos cadastrados, o Diagrama não irá calcular de forma eficaz.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Flavio Prado seguem alguns números que podem ajudar a entender melhor meu caso.

_____________

Composição atual da carteira:
RF 37,69%
Ações (7) 32,75%
FIIs (13) 21,68%
ETF 3,28%
Cripto/BTC 4,59%


Metas de rebalanceamento:
RF 40%
Ações (7) 25%
FIIs (13) 20%
ETF 10%
Cripto/BTC 5%

*em parentesis a quantidade de ativos
_____________

Como já passei da cota de Ações/FIIs no diagrama e tenho um desfalque em RF/ETF/Cripto, qualquer valor que eu jogue no diagrama ele manda aportar nesses três últimos ativos. Aí volto à questão inicial: vale a pena aportar em ETF/Cripto nesse momento de alta, ou é melhor seguir pegando Ações/FIIs descontados apesar de estourar as %, e depois que o dólar cair um pouco eu volto com força no ETF?

Se deixei alguma informação importante de fora é só falar. Valeu pela ajuda!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Chris Pereira disse:

@Flavio Prado seguem alguns números que podem ajudar a entender melhor meu caso.

_____________

Composição atual da carteira:
RF 37,69%
Ações (7) 32,75%
FIIs (13) 21,68%
ETF 3,28%
Cripto/BTC 4,59%


Metas de rebalanceamento:
RF 40%
Ações (7) 25%
FIIs (13) 20%
ETF 10%
Cripto/BTC 5%

*em parentesis a quantidade de ativos
_____________

Como já passei da cota de Ações/FIIs no diagrama e tenho um desfalque em RF/ETF/Cripto, qualquer valor que eu jogue no diagrama ele manda aportar nesses três últimos ativos. Aí volto à questão inicial: vale a pena aportar em ETF/Cripto nesse momento de alta, ou é melhor seguir pegando Ações/FIIs descontados apesar de estourar as %, e depois que o dólar cair um pouco eu volto com força no ETF?

Se deixei alguma informação importante de fora é só falar. Valeu pela ajuda!

Boa noite @Chris Pereira. Na minha opinião é melhor seguir o diagrama sendo o mais eficiente em termos de risco x retorno adquirir ativos mais descontados dentro da própria carteira em relação ao que foi pré-estabelecido. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...