Jump to content
  • 0

correlaçao entre ações


Pergunta

Boa tarde sardinhas!

estou com uma duvida sobre correlação de ações, gostaria de deixar os setores que eu tenho e se alguém puder explicar se estou fazendo errado, agradeço!

setor financeiro: tenho um banco, uma holding e uma seguradora;

setor Utilidade Pública: tenho elétrica e saneamento básico;

setor de materiais básicos: minério de ferro e celulose;

e por fim tenho outra ação no setor de Petróleo, gás e biocombustível!

agradeço desde já a todos que responderem esse post!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Lucas Fernando Da Silva disse:

Boa tarde sardinhas!

estou com uma duvida sobre correlação de ações, gostaria de deixar os setores que eu tenho e se alguém puder explicar se estou fazendo errado, agradeço!

setor financeiro: tenho um banco, uma holding e uma seguradora;

setor Utilidade Pública: tenho elétrica e saneamento básico;

setor de materiais básicos: minério de ferro e celulose;

e por fim tenho outra ação no setor de Petróleo, gás e biocombustível!

agradeço desde já a todos que responderem esse post!

Boa noite, Lucas!

Os setores no geral são deveras descorrelacionados. Digo isso por você ter três empresas dentro de um mesmo setor que são semelhantes e as operações podem se diferenciar um pouco mais que seria o setor financeiro.

No setor de utilidade pública eu não vejo correlação pois uma trabalha com energia e a outra é saneamento. O subsetor delas são bem diferentes.

O risco maior na minha opinião é quando se tem duas ou mais empresas diretamente em um mesmo setor como, por exemplo, dois bancos, duas seguradoras, duas empresas de energia, etc.

Mesmo assim não há certo ou errado. O principal ponto é você entender os riscos que se tem quando a exposição é maior em uma mesmo setor. Em teoria, a tendência de ter mais de uma empresa em um mesmo setor é que seja exposição no setor aumente. Quando se tem eventos que mexa com o setor em geral a carteira irá balançar mais.

 

Espero que agregue no assunto!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 02/07/2024 at 17:00, Lucas Fernando Da Silva disse:

Boa tarde sardinhas!

estou com uma duvida sobre correlação de ações, gostaria de deixar os setores que eu tenho e se alguém puder explicar se estou fazendo errado, agradeço!

setor financeiro: tenho um banco, uma holding e uma seguradora;

setor Utilidade Pública: tenho elétrica e saneamento básico;

setor de materiais básicos: minério de ferro e celulose;

e por fim tenho outra ação no setor de Petróleo, gás e biocombustível!

agradeço desde já a todos que responderem esse post!

Está diversificado, porém em setores com alta volatilidade. Não como estão as porcentagens, mas com as informações ditas, não vejo erro nenhum.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 02/07/2024 at 17:00, Lucas Fernando Da Silva disse:

Boa tarde sardinhas!

estou com uma duvida sobre correlação de ações, gostaria de deixar os setores que eu tenho e se alguém puder explicar se estou fazendo errado, agradeço!

setor financeiro: tenho um banco, uma holding e uma seguradora;

setor Utilidade Pública: tenho elétrica e saneamento básico;

setor de materiais básicos: minério de ferro e celulose;

e por fim tenho outra ação no setor de Petróleo, gás e biocombustível!

agradeço desde já a todos que responderem esse post!

Bom dia @Lucas Fernando Da Silva. Somente complementando a resposta dos amigos. Alem de uma descorrelação setorial devemos tambem buscar uma descorrelação operacional, mesmo em setores diferentes. Por exemplo, Banco do Brasil possui uma correlação com BB seguridade. ja que esta ultima se utiliza da estrutura bancaria do BB para distribuir os seus produtos. Bradespar possui grande parte da sua receita originada da Vale. Eventos como o de Brumadinho impactaram as ações da mineradora bem como da BRadespar. Este tipo de correlação temos que tentar evitar alem da setorial.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...