Jump to content
  • 0

IPCA E Taxa SELIC


Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 minutes ago, Mauricio Mascarenhas Ferreira disse:

Estou finalizando o módulo de renda fixa e estou com algumas dúvidas sobre IPCA E Taxa Selic, eu queria saber como eu posso me basear para saber se a taxa vai aumentar ou diminuir.

Boa noite, Maurício!

Saber com exatidão é difícil para não dizer impossível.

O que mais pode se aproximar mas ainda considerando uma margem de erro é acompanhar o boletim Focus onde podemos ver as expectativas do mercado.

Sugiro inclusive acompanhar o @Flavio Prado que todo início de semana ele posta aqui pra gente um resumão do relatório.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa noite, Maurício!

Saber com exatidão é difícil para não dizer impossível.

O que mais pode se aproximar mas ainda considerando uma margem de erro é acompanhar o boletim Focus onde podemos ver as expectativas do mercado.

Sugiro inclusive acompanhar o @Flavio Prado que todo início de semana ele posta aqui pra gente um resumão do relatório.

entendi, obrigado pela dica, vou começar a acompanhar o flavio!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá @Edison Paulini, aproveitando o gancho da pergunta do colega, como interpretar o boletim de forma correta para realizar um novo aporte (dúvida entre Tesouro Selic ou IPCA no atual cenário para fins de reserva). Vi na última postagem do @Flavio Prado uma expectativa de manutenção, a possível queda, da SELIC e, contrariamente uma previsão de aumento do IPCA, está correta essa leitura?

Se sim, o ideal seria avaliar o momento com foco no IPCA?

Obrigada.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Camila Santanna disse:

Olá @Edison Paulini, aproveitando o gancho da pergunta do colega, como interpretar o boletim de forma correta para realizar um novo aporte (dúvida entre Tesouro Selic ou IPCA no atual cenário para fins de reserva). Vi na última postagem do @Flavio Prado uma expectativa de manutenção, a possível queda, da SELIC e, contrariamente uma previsão de aumento do IPCA, está correta essa leitura?

Se sim, o ideal seria avaliar o momento com foco no IPCA?

Obrigada.

Boa noite, Camila!

Alie as expectativas com o contrafluxo.

O melhor momento para aporte no IPCA é quando este indicador está baixo e com expectativas de alta. Assim, serão oferecidas boas taxas e conforme a inflação for subindo nossa rentabilidade será elevada. No meu entendimento estamos em bons momentos para compra destes títulos. Vale a pena observar as ofertas no mercado.

Quando falamos da Selic o ideal é se comprar títulos indexados ao CDI quando a taxa de juros está baixa e com expectativa de alto semelhante ao raciocínio da inflação que descrevi antes. Porém veja que não estamos neste momento. A Selic ainda está deveras alta no meu ponto de vista e as taxas oferecidas indexados ao DI não estão das melhores.

Por fim, lembre-se também que temos os títulos prefixados que vem a calhar quando a taxa de juros está alta e com expectativa de baixa para podermos travar rentabilidades superiores as que serão oferecidas enquanto a queda da Selic se desenha. Também vale ressaltar que se a Selic está baixando há fortes indícios de que a inflação esteja baixa e controlada. Atualmente até temos umas boas ofertas de prefixados que também valem a pena dar um estudada mas na minha opinião os indexados ao IPCA estão melhores.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/07/2024 at 18:14, Edison Paulini disse:

Boa noite, Camila!

Alie as expectativas com o contrafluxo.

O melhor momento para aporte no IPCA é quando este indicador está baixo e com expectativas de alta. Assim, serão oferecidas boas taxas e conforme a inflação for subindo nossa rentabilidade será elevada. No meu entendimento estamos em bons momentos para compra destes títulos. Vale a pena observar as ofertas no mercado.

Quando falamos da Selic o ideal é se comprar títulos indexados ao CDI quando a taxa de juros está baixa e com expectativa de alto semelhante ao raciocínio da inflação que descrevi antes. Porém veja que não estamos neste momento. A Selic ainda está deveras alta no meu ponto de vista e as taxas oferecidas indexados ao DI não estão das melhores.

Por fim, lembre-se também que temos os títulos prefixados que vem a calhar quando a taxa de juros está alta e com expectativa de baixa para podermos travar rentabilidades superiores as que serão oferecidas enquanto a queda da Selic se desenha. Também vale ressaltar que se a Selic está baixando há fortes indícios de que a inflação esteja baixa e controlada. Atualmente até temos umas boas ofertas de prefixados que também valem a pena dar um estudada mas na minha opinião os indexados ao IPCA estão melhores.

 

Espero que tenha ficado claro!

@Edison Paulinimuito obrigada pelos esclarecimentos, foram de grande valia! ...se me permite, ainda gostaria de sanar dois pontos comentado por você que me ensejaram dúvidas: 1. Você menciona a expectativa de alta ou baixa dos indicadores (Pergunta: Essa observação seria, então, acompanhando os dados pelo boletim, certo?)  e 2. "A Selic baixando há fortes indícios de que a inflação esteja baixa e controlada" (Fiquei com dúvida nesse ponto, pois tinha o entendimento de que com a redução da SELIC, sugeriria um aumento da inflação, logo do IPCA, então estou equivocada nesse sentido?). 

Obrigada mais uma vez pela gentileza e ajuda.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Claro, vamos lá!

15 minutes ago, Camila Santanna disse:

1. Você menciona a expectativa de alta ou baixa dos indicadores (Pergunta: Essa observação seria, então, acompanhando os dados pelo boletim, certo?)

Correto. O boletim focus é o melhor caminho na minha opinião para estar vendo para onde o Senhor Mercado está caminhando.

15 minutes ago, Camila Santanna disse:

2. "A Selic baixando há fortes indícios de que a inflação esteja baixa e controlada" (Fiquei com dúvida nesse ponto, pois tinha o entendimento de que com a redução da SELIC, sugeriria um aumento da inflação, logo do IPCA, então estou equivocada nesse sentido?). 

Aqui ocorre o seguinte. Como sabemos a Selic é o principal mecanismo de controle da inflação. Quando a inflação sobe a tendência é que a Selic também aumente para ir desaquecendo o mercado e fazer com que a inflação caia.

Em dado momento a inflação tenderá a estar controlada o que significa que ela caminhará até chegar a patamares baixos. Até isso acontecer a Selic ainda poderá estar de certa forma elevada. Porém, quando o mercado ver que a inflação está controlada a Selic começará a baixar. Só que a os movimentos de queda da Selic não implicam no movimento imediato de alta da inflação. Conforme a Selic vai caindo a inflação pode demorar um pouco para subir ainda além de que seu movimento de alta não é rápido. Não é de uma semana para outra que uma inflação vai de 4% à 8% (exemplo).

 

Espero que tenha ficado claro e qualquer dúvida mais tentarei ajudar  =)

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...