Jump to content
  • 1

Desequilibrio total


Convidado Anônimo

Pergunta

Boa noite pessoal, 

Atualmente tenho 28 anos, sou casado, tenho um bebê de dois meses e sou profissional liberal.

 

Neste primeiro semestre faturei: R$134.628,62.

 

Sempre gastei bastante (desde que comecei a faturar), e com a vinda do bebê tive um choque de realidade e vi a necessidade de ter um pé de meia.

 

No ultimo mês quitei meu carro e a integralidade do meu cartão de crédito.

 

Hoje meu custo fixo (contas básicas sem alimentação) giram em torno de 4k.

meu patrimonio consiste em:

- Um carro quitado com fipe em 63k.

- Um terreno quitado e locado (renda passiva de R$600,00) com custo de 100k.

- Uma casa quitada e locada (renda passiva de R$800,00) com custo de 120k.

- Uma casa financiada (onde resido) com avaliaçao de 350k e saldo de vedor de 190k (CET ANUAL DE 10,36%).

Além do faturamento acima descrito, minha esposa possui renda mensal de R$5.000,00.

Continuo gastando mto (sendo a maior parte com superfulos) mas pretendo colocar as coisas no eixo e fazer uma reserva.

Minha renda, como autonomo, nunca é previsível, porém nos ultimos 3 anos, não tive um faturamento anualizado inferior a 150k.

 

Gostaria de sugestões, em especial a dicas de organização e ao imóvel financiado (vale a pena quitar ? ou o CET não justifica?)

 

Desde já grato.

 

Ps. Além de comprador compulsivo ainda estou com sobrepeso kk.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
10 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Ps. Além de comprador compulsivo ainda estou com sobrepeso kk.

Anônimo! Você tem o problema bem esclarecido , já que você mencionou gastar muito e saber que é compulsivo !

Sabendo o problema, você precisa resolvê-lo nem que seja com ajuda de profissional (a depender do seu nível de compulsão) vale a pena tentar !

você vira que anualmente recebia praticamente próximo do valor que recebeu em 6 meses , e provavelmente subiu a régua dos gastos rápido demais !

seus ganhos são ótimos e seus ativos atuais também , com organização (e aqui inclua sua esposa  e tomara que ela tenha juízo ) assistam a aula da família , façam um planejamento , organizem o orçamento doméstico e sigam a risca , e vão avaliando mês a mês !

nem vou entrar no mérito de quitar financiamento (mas não seu caso seria interessante justamente por estar ganhando mais e para evitar do dinheiro dar sopa na sua mão) melhor acabar com a dúvida do que se atrapalhar com a relação receitas x despesas !

a dica de sempre , se seu salário sobe , viva uma degrau abaixo , e se organize , você tem potencial em mãos que muitos ainda não tem , basta usá-lo com sabedoria !

va e não peques mais !

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Boa noite pessoal, 

Atualmente tenho 28 anos, sou casado, tenho um bebê de dois meses e sou profissional liberal.

 

Neste primeiro semestre faturei: R$134.628,62.

 

Sempre gastei bastante (desde que comecei a faturar), e com a vinda do bebê tive um choque de realidade e vi a necessidade de ter um pé de meia.

 

No ultimo mês quitei meu carro e a integralidade do meu cartão de crédito.

 

Hoje meu custo fixo (contas básicas sem alimentação) giram em torno de 4k.

meu patrimonio consiste em:

- Um carro quitado com fipe em 63k.

- Um terreno quitado e locado (renda passiva de R$600,00) com custo de 100k.

- Uma casa quitada e locada (renda passiva de R$800,00) com custo de 120k.

- Uma casa financiada (onde resido) com avaliaçao de 350k e saldo de vedor de 190k (CET ANUAL DE 10,36%).

Além do faturamento acima descrito, minha esposa possui renda mensal de R$5.000,00.

Continuo gastando mto (sendo a maior parte com superfulos) mas pretendo colocar as coisas no eixo e fazer uma reserva.

Minha renda, como autonomo, nunca é previsível, porém nos ultimos 3 anos, não tive um faturamento anualizado inferior a 150k.

 

Gostaria de sugestões, em especial a dicas de organização e ao imóvel financiado (vale a pena quitar ? ou o CET não justifica?)

 

Desde já grato.

 

Ps. Além de comprador compulsivo ainda estou com sobrepeso kk.

 

Boa noite anonimo. Com o seu CET em 10,36% e nossa selic em 8,9% liquido, na minha opinião compensa voce amortizar o seu financiamento. Alem do que, com esposa e um bebe, eliminar uma divida trará muito mais tranquilidade para sua familia

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/07/2024 at 19:40, Convidado Anônimo disse:

Um terreno quitado e locado (renda passiva de R$600,00) com custo de 100k.

- Uma casa quitada e locada (renda passiva de R$800,00) com custo de 120k

Anonimo boa tarde, (além das opções acima) acredito que seja viável também talvez estudar a possibilidade da venda desses 'passivos' e utilizar o valor para amortização/quitação do seu financiamento, quanto antes eliminar ele, menos juros irá pagar. E pegar firme nos gastos e aproveitar a 'boa fase' de ganhos, mesmo que não esteja sendo usado até então da melhor forma. Filho é benção, mas também temos um aumento de gastos, e como pais queremos sempre proporcionar o melhor para nossos filhos. Além do financeiro, nossos filhos precisarão de  nós presentes/vivos. Não sou ninguém pra dar puxão de orelha então entenda como um alerta, você já sabe onde esta seus erros, então bora colocar a solução em prática... cuide da sua saúde, do seu financeiro, e aproveita sua esposa e seu filho, eles são o que você tem de mais importante nessa vida.

Sucesso nessa jornada.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...