Jump to content

Atividade Física x Disciplina Financeira


Recommended Posts

7 horas atrás, Murilo Sales Prado disse:

Como a prática regular de atividade física pode influenciar sua disciplina financeira? 

 

Além da disciplina que o Cezar comentou penso muito na descarga de stress que a atividade proporciona. Para mim é o principal. Deixa as coisas mais leves inclusive nossas percepções.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Edison Paulini disse:

Além da disciplina que o Cezar comentou penso muito na descarga de stress que a atividade proporciona. Para mim é o principal. Deixa as coisas mais leves inclusive nossas percepções.

Ótima observação. Eu nado 3x por semana à noite. Quando saio da piscina a maior parte do stress fica na água.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Edison Paulini disse:

Além da disciplina que o Cezar comentou penso muito na descarga de stress que a atividade proporciona. Para mim é o principal. Deixa as coisas mais leves inclusive nossas percepções.

Penso o mesmo que o @Edison Paulini. Exercício as vezes me ajuda a "diminuir" a ansiedade e eu acabo pensando melhor e não tomar algumas decisões por impulso.

Mas minha visão é que por mais que uma área possa influenciar na outra, nem todas as pessoas tem o mesmo efeito.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Vamos lá, há algumas coisas que influenciam e ha muitas coisa que é balela.

Nosso corpo/cerébro, enfim, se não utilizarmos um mínimo de esforço, vai querer sempre estocar alimento que ingerimos, e descansar, ou seja pra vc sair da inercia voce precisa gastar um energia (esforço).

Quando vc rompe esta inércia e vê benefícios (seja conseguir caminhar sem fadigar, subir uma escada, brincar com seu filho, ect etc, primeiro saúde e  pra quem esta mais avançado benefícios estéticos) voce vê uma recompensa por este esforço e ai cabe as escolhas, lembrando que quem pratica exercício regularmente acaba modificando a alimentação, diminui álcool, enfim procura ambiente que favoreçam estas escolhas (senão é quase impossível se manter no jogo 100%).

E assim como em muitas area os benefícios ou melhoras não são lineares, voce pode ficar doente, voce pode ter imprevistos etc etc, e por N motivos seus resultados se comparado em curto prazo podem piorar de um mês para o outro, mas sempre estarem melhorando num período de 1 ano por exemplo... (aqui ja temos similaridade com investimentos, olhar no longo prazo e parar de focar no curto prazo)

Enfim, a influencia para mim esta mais ligada a ser adulto (e deixar a criança interna de paladar infantil e ou com preguiça de tirar a bunda da cadeira, e parar de se dar desculpas ,  seja qual for, e fazer algo por voce, nem que seja o mínimo, afinal é seu corpo no qual voce vive desde que nasceu e ate quando vai embora, se voce não cuida dele, ninguém esta nem ai e nem deveria estar, é nossa propria responsabilidade ), ou seja tomar decisões com base em um plano ou intenção de conquistar algo, assim como na disciplina financeira (parar que atender o ego, parar de antecipar sonhos, parar de achar que cartão de credito é dinheiro infinito, parar de achar que vai acertar o fiofó da mosca, enfim ser adulto, calcular nossos sonhos com pé no chao, olhar nossa realidade e trabalhar a partir dela e fazer isso com responsabilidade e assumindo os riscos de cada decisão) 

No longo prazo tanto na atividade fisica e nos investimentos, se fizermos o básico bem feito por muito tempo, nossa media sera muito acima da populaçao geral

Relato de uma pessoa que teve reumatismo quando criança, tratou ate os 18 anos, com exames de sangues pra la de zuados, e hoje com 45 anos, consigo vestir uma calça jeans que comprei ha 20 anos atras (é veridico, fiz isto esta semana). E meus exames estão ha mais de 2 decadas sem alteracoes, sem problemas aparentes, que foi meu foco quando comecei a me exercitar, e acreditem, há periodos em que eu dou uma relaxada, mas minha media é boa e logo volto no prumo, no longo prazo, entendo que faço o que deve ser feito mesmo quando nao quero fazer.

 

 

 

Boa, a palavra maturidade resume! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Claudemir Ramos Jr. disse:

🤣 pedalei 4.3km hoje depois de 2 anos de sedentarismo até passei mal, mas o pessoal fala que exercício físico ajuda muito na saúde física e mental.

Boa!! O mais difícil você já fez, quebrou o círculo do sedentarismo. Não desanime. Vá aumentando aos poucos, assim que corpo for se acortumando com as atividades, mas respeite o seu ritmo. foca no objetivo a médio/longo prazo. Você vai ver os resultados virão. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Henrique Magalhães disse:

Vamos lá, há algumas coisas que influenciam e ha muitas coisa que é balela.

Nosso corpo/cerébro, enfim, se não utilizarmos um mínimo de esforço, vai querer sempre estocar alimento que ingerimos, e descansar, ou seja pra vc sair da inercia voce precisa gastar um energia (esforço).

Quando vc rompe esta inércia e vê benefícios (seja conseguir caminhar sem fadigar, subir uma escada, brincar com seu filho, ect etc, primeiro saúde e  pra quem esta mais avançado benefícios estéticos) voce vê uma recompensa por este esforço e ai cabe as escolhas, lembrando que quem pratica exercício regularmente acaba modificando a alimentação, diminui álcool, enfim procura ambiente que favoreçam estas escolhas (senão é quase impossível se manter no jogo 100%).

E assim como em muitas area os benefícios ou melhoras não são lineares, voce pode ficar doente, voce pode ter imprevistos etc etc, e por N motivos seus resultados se comparado em curto prazo podem piorar de um mês para o outro, mas sempre estarem melhorando num período de 1 ano por exemplo... (aqui ja temos similaridade com investimentos, olhar no longo prazo e parar de focar no curto prazo)

Enfim, a influencia para mim esta mais ligada a ser adulto (e deixar a criança interna de paladar infantil e ou com preguiça de tirar a bunda da cadeira, e parar de se dar desculpas ,  seja qual for, e fazer algo por voce, nem que seja o mínimo, afinal é seu corpo no qual voce vive desde que nasceu e ate quando vai embora, se voce não cuida dele, ninguém esta nem ai e nem deveria estar, é nossa propria responsabilidade ), ou seja tomar decisões com base em um plano ou intenção de conquistar algo, assim como na disciplina financeira (parar que atender o ego, parar de antecipar sonhos, parar de achar que cartão de credito é dinheiro infinito, parar de achar que vai acertar o fiofó da mosca, enfim ser adulto, calcular nossos sonhos com pé no chao, olhar nossa realidade e trabalhar a partir dela e fazer isso com responsabilidade e assumindo os riscos de cada decisão) 

No longo prazo tanto na atividade fisica e nos investimentos, se fizermos o básico bem feito por muito tempo, nossa media sera muito acima da populaçao geral

Relato de uma pessoa que teve reumatismo quando criança, tratou ate os 18 anos, com exames de sangues pra la de zuados, e hoje com 45 anos, consigo vestir uma calça jeans que comprei ha 20 anos atras (é veridico, fiz isto esta semana). E meus exames estão ha mais de 2 decadas sem alteracoes, sem problemas aparentes, que foi meu foco quando comecei a me exercitar, e acreditem, há periodos em que eu dou uma relaxada, mas minha media é boa e logo volto no prumo, no longo prazo, entendo que faço o que deve ser feito mesmo quando nao quero fazer.

 

 

 

Agora você brilhou!! É isso aí!!! Parabéns!!

Eu também tenho um histórico de dificuldades na minha infância/adolecência. Tinha (ainda tenho) pés chatos, era gordinho, não gostava nem de caminhar, muito menos correr... o único esporte que fazia era natação, mas nem de longe com bons resultados esportivos. Dos 17 aos 20 anos conheci e me apaixonei pelo triathlon (natação/ciclismo/corrida), mas a rotina de trabalho/faculdade/casamento/filhos acabou me afastando deste esporte por 30 anos!!! Nesse período emagreci e engordei inúmeras vezes. Em 2018, aos 50 anos decidi mudar e retornar à prática do triathlon. Já tinha articipado de algumas provas de distâncias curtas e olímpicas, quando, no final de 2019 coloquei um desafio e me inscrevi para fazer o Ironman 70.3 do Rio de Janeiro em 2020. Aí veio a pandemia. Academias fechadas, clubes fechados, até correr na rua parecia um crime... lá se foi toda a preparação física. A prova de 2020 foi cancelada e transferi a inscrição para 2021. Recomecei os treinos no final de 2020, mas sentia algo estranho na minha perna direita. Procurei um fisioterapeuta para me ajudar e após algumas sessões ele me recomendou procurar um ortopedista. Uma série de exames depois o médico soltou a bomba: eu tinha atrose nos quadris!!! Meu mundo caiu!!! Como eu não sentia dores, o médico não me impediu de continuar treinando, mas impôs algumas limitações. Com a ajuda do meu fisioterapeuta e do meu treinador eu consegui me preparar para completar a prova de 2022. Aos 53 anos!! Foi uma satisfação indescritível!! Mas eu não estava satisfeito. Naquela experiência eu presenciei vários participantes mais velhos estavam com suas esposas e filhos. Achei aquilo fantástico e decidi que queria viver aquilo também. Realizei esse sonho há 10 dias, completando novamente um Ironman 70.3 no Rio de Janeiro, dessa vez com a torcida da esposa e das filhas... Apesar de ser uma prova desafiadora e extenuante, cruzei o pórtico de chegada sorrindo de orelha a orelha!!! Foi um experiência inesquecível!!! Já estou em busca de novaos desafios...

Imagem do WhatsApp de 2024-07-04 à(s) 14.03.00_d314ac6f.jpg

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Bruno Christofoleti Ventura disse:

Acho que são descorrelacionados. Já tive momentos de boa prática de exercícios e má gestão financeira e boa gestão financeira e má prática de exercícios.

Nem sempre a disciplina aplicada em uma área irá acertar todas as outras, penso eu. 

No entanto, no momento estou exercitado legal e cuidando das finanças também kkk! 

Muito bom. Continue assim.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Flavio Prado mudou o título para Atividade Física x Disciplina Financeira
  • 2 semanas depois...
On 03/07/2024 at 23:43, Murilo Sales Prado disse:

Como a prática regular de atividade física pode influenciar sua disciplina financeira? 

 

Olá, meu amigo, vou dar minha opinião:

Alguns hábitos têm efeitos além do campo em que estão inseridos. São chamados de hábitos angulares. Ao fazer atividade física, você acaba comendo melhor, se hidratando, melhorando sua vida além do exercício. É como dormir melhor e outros exemplos. Com uma saúde melhor, você pode funcionar melhor nos estudos e os investimentos precisam de algum estudo. Apenas se lembre de que a diferença entre remédio e veneno é a dose. Atividade bem orientada vai te ajudar certamente. Caso contrário, você vai conseguir novas dores rs abraço

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 04/07/2024 at 00:43, Murilo Sales Prado disse:

Como a prática regular de atividade física pode influenciar sua disciplina financeira? 

 

Na verdade o esporte pode até trazer endividamento e má gestão financeira, eu sempre gostei de esportes, jogo airsoft e pedalo, ultimamente tenho praticado bastante o ciclismo, então assim, gera muito gastos, mas é algo que coloco como gastos com saúde mesmo, eu detesto academia, então em vez de pagar mensalidade, eu cubro as despesas com o esporte, é dessa forma que encaro, para evitar a gastança, afinal, equipamento esportivo no brasil é caríssimo, bike por exemplo paga o mesmo tanto de imposto que um carro.

No mais me ajuda a controlar o stress. Esporte pra mim é onde eu canso o corpo e descanso a mente.

Editado por Jefferson Cunha
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...