Jump to content
  • 0

Divergência nas taxas.


Pergunta

Terminei o módulo de renda fixa mas estou bem confuso em fazer os investimentos.

Procurando CDBs na Rico encontrei dois com o mesmo vencimento (730 dias) um a 12,70%a.a e outro a IPCA +6,75% .

Sendo o ipca 3,93% - o cdb pagaria 3,93 + 6,75 = 10,68%. Como o cdb paga 12,70%, ela estaria pagando mais.

Porém pela comparação feita na calculadora da corretora Rico, o CDB que paga IPCA+6,75% , está rendendo 11,57% no período contra 10,70% do outro CDB (conforme mostra o print).

 

Porque isso? Onde estou me confundido?

 

Obrigado desde já

diferença cdb.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Dionei Luis Emmendoerfer disse:

Porque isso? Onde estou me confundido?

@Dionei Luis Emmendoerfer voce esta fazendo a conta considerando o IPCA FIXO com valor de hoje, e mesmo sem ler ou olhar como a RICO Projeta o calculo, basta vermos simplesmente as projeções medianas no Boletim Focus, vai ver que o IPCA vai sofrendo variaçoes (normalmente cada corretora mostra ou explica o racional do calculo), mas nem de longe seria simpleste o IPCA atual e calcular para daqui a 5 anos (isto nao seria logico)

 

image.png.5d6608561b6c9ce0e976dbf86fab424c.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/07/2024 at 14:44, Flavio Prado disse:

@Dionei Luis Emmendoerfer como disse o @Henrique Magalhães, os títulos pós fixados não temos como saber exatamente qual será a rentabilidade no vencimento do título. As Corretoras usam as expectativas dos índices para projetar a rentabilidade dos títulos no vencimento. É um erro pegarmos, por exemplo, o IPCA dos últimos 12 meses para calcular um CDB pagando IPCA+6%, pois o título vai render o IPCA futuro e não o IPCA passado.

Outra praxe de Mercado é apresentar as rentabilidades anualizadas, ou seja, independentemente do prazo do título a rentabilidade será mostrada anualizada, mesmo que o título vença em 7 meses a rentabilidade que será mostrada será anualizada e não relativa aos 7 meses. Desta maneira facilita para que possamos comparar os títulos.

Espero ter ajudado.

Deixa eu ver se entendi, então nesse caso do cálculo feito pela Rico, eles estão calculando prevendo o aumento do IPCA, é isso?

 

Obrigado pelas ajudas

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Dionei Luis Emmendoerfer disse:

Deixa eu ver se entendi, então nesse caso do cálculo feito pela Rico, eles estão calculando prevendo o aumento do IPCA, é isso?

 

Obrigado pelas ajudas

Dionei, em resumo é isso mesmo. Cada corretora quando demonstra valores de vencimento em títulos pós fixados sempre serão mostrados através de algumas estimativa/previsão. Cada corretora poderá fazer essa estimativa de alguma forma e com algum número. A corretora A mostra o valor do vencimento de um IPCA+ considerando que o IPCA vai bater 5%. A corretora B também acha que o IPCA vai subir mas vai bater os 7%. A corretora C acha que o IPCA vai fechar em 2%, menor do que a taxa acumulada hoje.

 

Espero que agregue o tema!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
49 minutes ago, Dionei Luis Emmendoerfer disse:

Deixa eu ver se entendi, então nesse caso do cálculo feito pela Rico, eles estão calculando prevendo o aumento do IPCA, é isso?

 

Obrigado pelas ajudas

Isso ai, resumindo, é só uma expectativa, não tem como você comparar antes de comprar o que vai render mais na realidade, se vai ser um pós, pré ou IPCA+, claro que já é alguma coisa, mas não quer dizer que daqui 2 anos vai ser essa a rentabilidade.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...