Flavio Prado Postado 8 de Julho de 2024 Compartilhar Postado 8 de Julho de 2024 2 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eng. Pedro Crizel Postado 11 de Julho de 2024 Compartilhar Postado 11 de Julho de 2024 Boa noite. Estou vendo pela primeira vez este gráfico e fiquei com um dúvida: no caso do IPCA, o valor dele na coluna "hoje" em 2025 é inferior ao valor dele na coluna "hoje" no ano atual, todavia na coluna de "comportamento semanal" está com símbolo que indica aumento. Já no PIB o valor em 2025 também é menor que o atual, e neste caso o símbolo indica diminuição, e por fim na SELIC o valor de 2025 também está menor que de 2024 e o símbolo indica estabilidade... Não entendi a relação do símbolo com os valores das expectativas, se conseguir me elucidar, agradeço! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado 11 de Julho de 2024 Compartilhar Postado 11 de Julho de 2024 11 minutes ago, Eng. Pedro Crizel disse: Boa noite. Estou vendo pela primeira vez este gráfico e fiquei com um dúvida: no caso do IPCA, o valor dele na coluna "hoje" em 2025 é inferior ao valor dele na coluna "hoje" no ano atual, todavia na coluna de "comportamento semanal" está com símbolo que indica aumento. Já no PIB o valor em 2025 também é menor que o atual, e neste caso o símbolo indica diminuição, e por fim na SELIC o valor de 2025 também está menor que de 2024 e o símbolo indica estabilidade... Não entendi a relação do símbolo com os valores das expectativas, se conseguir me elucidar, agradeço! Boa noite, Pedro! Estes símbolos indicam a variação em comparação a expectativa anterior. Por exemplo: O IPCA tinha previsão de 4% há uma semana. Hoje ele está em 4,02 ou seja, houve um aumento e por isso a setinha azul indicando essa alteração dentro de 2024 ainda. Não tem uma relação direta com os anos seguintes nas previsões. O PIB para 2025 está indicando que houve a queda do percentual em comparação com o que está sendo previsto na última semana. Ou seja, na última semana a expectativa para o PIB em 2025 era de 1,98 e agora a nova expectativa é de 1,97. Espero que tenha ficado claro! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eng. Pedro Crizel Postado 11 de Julho de 2024 Compartilhar Postado 11 de Julho de 2024 @Edison Paulini para ver se entendi: logo a expectativa para IPCA do próximo ano aumentou, porém em relação ao índice atual, a expectativa é que em 2025 seja menor que em 2024. Já o PIB aumentou 0.01 no último mês, mas a expectativa dele para 2025 diminuiu 0.03 neste mesmo período. Enquanto a SELIC está estável desde a última semana, assim como a sua previsão para 2025, que no caso seria de um índice 1% menor que o atual. Está correta minha análise? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado 11 de Julho de 2024 Compartilhar Postado 11 de Julho de 2024 20 minutes ago, Eng. Pedro Crizel disse: @Edison Paulini para ver se entendi: logo a expectativa para IPCA do próximo ano aumentou, porém em relação ao índice atual, a expectativa é que em 2025 seja menor que em 2024. Correto! A expectativa de fechamento hoje para o IPCA em 2024 é de 4,02. Para o fechamento de 2025 é de 3,98 o que é menor se comprarmos no ano. 22 minutes ago, Eng. Pedro Crizel disse: Já o PIB aumentou 0.01 no último mês, mas a expectativa dele para 2025 diminuiu 0.03 neste mesmo período. Correto em afirmar que o PIB aumentou para este ano. O que era previsto um fechamento de 2,09 agora está em 2,10. Para 2025 agora a expectativa é que o PIB seja de 1,97. Falando apenas do ano de 2025 você perceberá que um mês atrás a expectativa ainda era que o PIB fosse menor que 2024 porém se falava em fechar o PIB de 2025 em 2,00 há uma mês e a há uma semana em 1,98. 26 minutes ago, Eng. Pedro Crizel disse: Enquanto a SELIC está estável desde a última semana, assim como a sua previsão para 2025, que no caso seria de um índice 1% menor que o atual. Corretíssimo! 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts