Jump to content
  • 0

Diferença entre CDB que rendem 130% do CDI e Títulos do Tesouro


Juliano Mello

Pergunta

Bom dia, pessoal! Espero que essa mensagem os encontrem bem

Tenho uma dúvida que nunca sai da minha cabeça, vamos lá...

Suponde que ao investir em renda fixa, eu fique entre aportar R$1.000 no Tesouro Selic de 2026 (só um exemplo) ou em um CDB que diz render 130%

O que renderia mais? tanto curto prazo e longo prazo, me pergunto isso porque lendo o PDF de renda fixa, e também nas aulas, tem a citação "CDB é um empréstimo entre bancos, feito sempre de um dia para o outro, que nunca é maior do que a SELIC" mas nessa ideia, hoje a SELIC estando em 10,40% e o CDI pagando 130%, seria mais rentável, não?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
15 minutes ago, Juliano Mello disse:

Bom dia, pessoal! Espero que essa mensagem os encontrem bem

Tenho uma dúvida que nunca sai da minha cabeça, vamos lá...

Suponde que ao investir em renda fixa, eu fique entre aportar R$1.000 no Tesouro Selic de 2026 (só um exemplo) ou em um CDB que diz render 130%

O que renderia mais? tanto curto prazo e longo prazo, me pergunto isso porque lendo o PDF de renda fixa, e também nas aulas, tem a citação "CDB é um empréstimo entre bancos, feito sempre de um dia para o outro, que nunca é maior do que a SELIC" mas nessa ideia, hoje a SELIC estando em 10,40% e o CDI pagando 130%, seria mais rentável, não?

@Juliano Mello financeiramente falando o CDB vai render mais, pois paga 130% sobre o mesmo índice que o Tesouro Selic (conta arredondada, pois o CDI paga 0,10pp menos que a Selic).

A questão aqui é o risco entre os dois títulos. O Tesouro Direto é o título mais seguro que temos na Renda Fixa, pois se o Governo não cumprir com o seu compromisso de honrar o pagamento do título, provavelmente nossas preocupações serão outras.

Além disto, o CDB pagando 130% do CDI não é de liquidez diária, e o Tesouro tem liquidez diária. Claro que você pode vender o CDB no mercado secundário, porém não é garantida a venda, pois depende de outro investidor se interessar em comprá-lo e terá uma redução na rentabilidade, pois a Corretora cobra comissão para fazer a venda.

Então são títulos de renda fixa, mas com funcionalidades distintas justamente pelo que coloquei acima.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
41 minutes ago, Juliano Mello disse:

Bom dia, pessoal! Espero que essa mensagem os encontrem bem

Tenho uma dúvida que nunca sai da minha cabeça, vamos lá...

Suponde que ao investir em renda fixa, eu fique entre aportar R$1.000 no Tesouro Selic de 2026 (só um exemplo) ou em um CDB que diz render 130%

O que renderia mais? tanto curto prazo e longo prazo, me pergunto isso porque lendo o PDF de renda fixa, e também nas aulas, tem a citação "CDB é um empréstimo entre bancos, feito sempre de um dia para o outro, que nunca é maior do que a SELIC" mas nessa ideia, hoje a SELIC estando em 10,40% e o CDI pagando 130%, seria mais rentável, não?

Olá @Juliano Mello,

Só uma adição aqui para você visualizar melhor.

R$ 1 mil no Tesouro Direto a 10,50% ao ano renderia R$ 1.296,85 após 3 anos (supondo-se que a Selic se mantivesse nesse patamar). Já R$ 1 mil no CDB com 130% do CDI por três anos renderia R$ 1.393,47. (Fiz estas contas na calculadora da Mobills.)

Aí entram os pontos que o @Flavio Prado citou: segurança e liquidez. E cabe a você decidir o que você considera melhor: ganhar quase R$ 100 a mais por meio de um banco e não ter a possibilidade de retirar o dinheiro antes, caso precise, ou deixar de ganhar estes R$ 100 sabendo que será o governo quem irá pagar a conta e que você pode retirar a qualquer momento.

Vale também lembrar a questão do próprio banco que está oferecendo o CDB: é um banco seguro? Tudo bem, tem o FGC e coisa e tal, mas pode dar um certo atraso de vida ficar dependendo disso se o banco quebrar - e isto também entra na análise de risco (as questões dos índices de Basileia e de Imobilização).

Espero ter ajudado um pouco também!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...