Jump to content
  • 0

Analisar Empresas


Pergunta

Bom dia pessoal, estou analisando algumas empresas e queria saber se vocês possuem algumas dicas para me dar para analisar melhor. A análise é dividia em 3 aspectos, o setor, a empresa e depois os números. O que eu mais tenho dificuldade é ver as informações sobre a empresa, sem fico meio perdido e não sei para onde "ir".

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
43 minutes ago, Mauricio Mascarenhas Ferreira disse:

Bom dia pessoal, estou analisando algumas empresas e queria saber se vocês possuem algumas dicas para me dar para analisar melhor. A análise é dividia em 3 aspectos, o setor, a empresa e depois os números. O que eu mais tenho dificuldade é ver as informações sobre a empresa, sem fico meio perdido e não sei para onde "ir".

Bom dia, Maurício!

O melhor caminho seria começar pelo formulário de referência que cada empresa dispõe em seu RI. Lendo o formulário você já passará a ter grande noção de como as empresas de determinados setores funcionam bem como conseguirá ver um pouco mais sobre cada empresa opera.

A partir daqui é interessante pegar os relatórios de resultados das empresas. Ir pegando os trimestrais e ir lendo para ver como cada empresa foi operando durante o ano e ver como ele fechou (normalmente descrito nos relatórios do 4T do ano) e quais a expectativas para o próximo. Aqui você já poderá ir vendo o aumento das receitas, investimentos, lucros, custos operacionais e administrativos e o crescimento ou redução destes números.

 

No começo é um pouco moroso mesmo fazer essa leitura e garimpar as informações. Mas com o exercício da leitura das empresas você vai começando aos poucos a pescar mais fácil as informações necessárias.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Mauricio Mascarenhas Ferreira disse:

Bom dia pessoal, estou analisando algumas empresas e queria saber se vocês possuem algumas dicas para me dar para analisar melhor. A análise é dividia em 3 aspectos, o setor, a empresa e depois os números. O que eu mais tenho dificuldade é ver as informações sobre a empresa, sem fico meio perdido e não sei para onde "ir".

depois de selecionar a empresa procuro uma analise feita por analista para falar sobre a empresa e cenarios, sempre busco a analise dos analista da XP e de outro para saber se segue a mesma interpretação, depois se passar pelo filtro do diagrama do cerrado eu opto por incluir ou aportar mais. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Leandro Ferreira Leite disse:

depois de selecionar a empresa procuro uma analise feita por analista para falar sobre a empresa e cenarios, sempre busco a analise dos analista da XP e de outro para saber se segue a mesma interpretação, depois se passar pelo filtro do diagrama do cerrado eu opto por incluir ou aportar mais. 

Bom dia, Leandro!

Somente um adendo importante a sua colocação. Se entendi certo você usa o diagrama do cerrado como ferramenta de escolha de um ativo junto com as outras análises que você realiza. 

Lembre-se que o diagrama do cerrado não tem essa função. Ele apenas receberá empresas que já foram escolhidas para se investir após uma gama de análises e estudos feitas. O diagrama apenas irá medir o risco da empresa escolhida. Perceba que são dois pontos diferentes entre estudar a viabilidades da empresa para se investir (fazendo pesquisas, leituras de relatórios e afins) e medir o risco da empresa (função do diagrama do cerrado).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/07/2024 at 09:52, Mauricio Mascarenhas Ferreira disse:

Bom dia pessoal, estou analisando algumas empresas e queria saber se vocês possuem algumas dicas para me dar para analisar melhor. A análise é dividia em 3 aspectos, o setor, a empresa e depois os números. O que eu mais tenho dificuldade é ver as informações sobre a empresa, sem fico meio perdido e não sei para onde "ir".

Você já concluiu o módulo 08? 

Para analisar uma empresa vc pode ir pelo caminho citado pelo nosso grande amigo @Edison Pauliniou tb pode usar uma plataforma como Investidor10, claro que vc deve definir em quais setores quer investir, depois vc usa o Investidor10 para analisar as empresas, pois lá vc achar "mastigadinho" os indicadores fundamentalistas, resultados, noticias e história das empresas

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...