Jump to content
  • 0

Marcação a mercado


Pergunta

Pessoal vamos la!!!!

Se a selic subir o valor do titulo baixa para ficar com o rendimento cravado em 1k

Para obter ganho com a venda só da certo se comprar com o a SELIC alta (valor do titulo baixo) e "torcer" ou acreditar para que a selic baixe e com isso o titulo suba o valor?

Essa é a unica forma de fazer lucros correto?

 

att

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 minute ago, Gilmar Strumendo Dos Santos disse:

Pessoal vamos la!!!!

Se a selic subir o valor do titulo baixa para ficar com o rendimento cravado em 1k

Para obter ganho com a venda só da certo se comprar com o a SELIC alta (valor do titulo baixo) e "torcer" ou acreditar para que a selic baixe e com isso o titulo suba o valor?

Essa é a unica forma de fazer lucros correto?

 

att

Boa noite, Gilmar!

Vamos relembrar alguns conceitos antes. O que faz a variação flutuar de um título do tesouro que sofre da marcação é a taxa de mercado. Por exemplo:

Prefixado pagando 12,8%. Estes 12,8% são a taxa de mercado.

IPCA+ 6,15%. O 6,15% são a taxa de mercado também.

Logo são estes valores que oscilam e fazem com que o preço do título oscilem também.

A grande questão é que essa taxa de mercado oscila por um conjunto de fatores e não um fator isolado. Ou seja, a variação apenas da Selic não afeta diretamente na oscilação da taxa de mercado. A inflação, expectativas de mercado, lei da oferta e procura, cenário macro e micro econômicos, PIB, etc, são exemplos de fatos que fazem com que a taxa oscile.

Aqui que irá caber algo próximo do que você comentou. A gente pode torcer para que a taxa caia e o preço do nosso título suba.

Mas dito sobre a "torcida" acima vamos a outro conceito a se lembrar que é: no vencimento de um título você receberá a taxa contratada. Isso quer dizer que no "pior" dos cenários vamos receber exatamente a rentabilidade que contratamos. Em outras palavras, não tem nada de ruim e iremos ter um lucro. Não é apenas marcando a mercado em um momento favorável que teremos lucro.

O que pode acontecer ao longo do tempo em que carregamos o título é que podemos antecipar uma rentabilidade dele. Pense da seguinte forma. O título ao longo do tempo até o vencimento irá pagar 100% da rentabilidade contratada. Em dado momento onde ele era para te ter pago teoricamente 60% da rentabilidade, devido a marcação a mercado ele já está te pagando 80%. 

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Edison Paulini, então o ideal e comprar pensando na rentabilidade no final do período porém se OCORRER a oportunidade no período de realizar o lucro antecipadamente é só correr para abraço.

Porém isso de fato só e possível se a taxa de mercado baixar correto?

Logo, o ideal e comprar e ir acompanhando a cada X período para observar se a Taxa está ocilando para baixo fazendo com que o valor suba?

A cada quanto tempo você olha para sua carteira de Tesouro direto?

Editado por Gilmar Strumendo Dos Santos
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Gilmar Strumendo Dos Santos disse:

Pessoal vamos la!!!!

Se a selic subir o valor do titulo baixa para ficar com o rendimento cravado em 1k

Para obter ganho com a venda só da certo se comprar com o a SELIC alta (valor do titulo baixo) e "torcer" ou acreditar para que a selic baixe e com isso o titulo suba o valor?

Essa é a unica forma de fazer lucros correto?

 

att

Gilmar, 

Complementando o que o Edison disse... vale lembrar que não precisamos torcer tanto, tem coisas que tem uma probabilidade bem alta de acontecer até o vencimento do titulo.

Por exemplo historicamente o Tesouro IPCA+ fica poucas vezes acima de 6% ... por esse motivo eu comprei Tesouro IPCA+6,31% pensando em fazer marcação a mercado nos próximos tempos, pois a chance dele baixar disso é grande. 

Vamos a outro exemplo extremo, no pandemia o Selic chegou a baixar para 2% ... faria sentido comprar tesouro pre nesta taxa ?? Sem chance certo ?? qual a probabilidade ?? dele baixar mais ainda ou volta para patamares mais normais ??

Da mesma forma se por acaso você tivesse um tesouro pre de 10% e na pandemia ele baixou para 2% ... deveria vender ! pois não veria isso acontecer novamente.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Gilmar Strumendo Dos Santos disse:

@Edison Paulini, então o ideal e comprar pensando na rentabilidade no final do período porém se OCORRER a oportunidade no período de realizar o lucro antecipadamente é só correr para abraço.

Porém isso de fato só e possível se a taxa de mercado baixar correto?

Logo, o ideal e comprar e ir acompanhando a cada X período para observar se a Taxa está ocilando para baixo fazendo com que o valor suba?

A cada quanto tempo você olha para sua carteira de Tesouro direto?

Eu vejo que a melhor maneira de se pensar é investir visando o contrafluxo para saber qual indicador é o melhor no momento. Em seguida analisar o risco X retorno dos títulos. Títulos do tesouro tendem a ter uma rentabilidade um pouco menor em comparação aos demais títulos do mercado pro conta da segurança. Caso você acabe escolhendo um título do tesouro, aqui começamos a falar da marcação. Perceba que não investimos visando a marcação a mercado. Vamos dizer que a marcação a mercado é um bônus que eventualmente poderá ocorrer com nossos títulos mas não que investimos objetivando isso.

Quanto a observar o andar da marcação, eu prefiro olhar pelo menos depois de 2 anos da compra do título onde se estaria na menor alíquota de IR. Vamos nos lembrar que mesmo antecipando uma rentabilidade pela marcação, devemos fazer o desconto do IR o que pode fazer com que a marcação não seja favorável. Quanto menor a alíquota, maior a chance de uma boa marcação.

Por fim, a marcação leva meses para ocorrer. Depois dos dois anos, eu olharia uma vez por mês quando fizesse o aporte mensal. Já que teríamos que fazer a atualização dos valores na renda fixa no diagrama do cerrado, aproveitar evitamos para dar uma espiada no título e ver se ele estar com marcação favorável.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/07/2024 at 21:12, Gilmar Strumendo Dos Santos disse:

Pessoal vamos la!!!!

Se a selic subir o valor do titulo baixa para ficar com o rendimento cravado em 1k

Para obter ganho com a venda só da certo se comprar com o a SELIC alta (valor do titulo baixo) e "torcer" ou acreditar para que a selic baixe e com isso o titulo suba o valor?

Essa é a unica forma de fazer lucros correto?

 

att

@Gilmar Strumendo Dos Santos complementando os colegas, uma análise a se fazer também é, se eu resgatar ganhando com a marcação a mercado, eu terei algum título que vai me pagar mais que R$1mil no mesmo vencimento daquele titulo do Tesouro que eu vendi? Se a resposta for SIM, então é um ponto positivo a considerar no resgate antecipado. Mas se a resposta for NÃO, então não faria sentido resgatar para aportar em outro título que lhe dará menos que aquele título do Tesouro.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Gilmar Strumendo Dos Santos complementando os colegas, uma análise a se fazer também é, se eu resgatar ganhando com a marcação a mercado, eu terei algum título que vai me pagar mais que R$1mil no mesmo vencimento daquele titulo do Tesouro que eu vendi? Se a resposta for SIM, então é um ponto positivo a considerar no resgate antecipado. Mas se a resposta for NÃO, então não faria sentido resgatar para aportar em outro título que lhe dará menos que aquele título do Tesouro.

Espero ter ajudado.

@Flavio Prado, não sei se entendi direito. Todo titulo Préfixado e IPCA+ não valem 1k no vencimento?

Quando você fala sobre visualizar um titulo que pague mais que 1k é se identificar um titulo com oportunidade de fazer marcação a mercado?

Abç,

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Gilmar Strumendo Dos Santos disse:

@Flavio Prado, não sei se entendi direito. Todo titulo Préfixado e IPCA+ não valem 1k no vencimento?

Quando você fala sobre visualizar um titulo que pague mais que 1k é se identificar um titulo com oportunidade de fazer marcação a mercado?

Abç,

Boa tarde, Gilmar!

O Flávio se refere a um título que pague uma rentabilidade maior e não necessariamente que irá valer mais.

Para ajudar inclusive neste tema fixo como sugestão de leitura um tópico que fiz falando sobre marcação a mercado e inclusive dou exemplo sobre este investimento em um novo título.

 

Espero que esclareça a dúvida!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
37 minutes ago, Gilmar Strumendo Dos Santos disse:

@Flavio Prado, não sei se entendi direito. Todo titulo Préfixado e IPCA+ não valem 1k no vencimento?

Quando você fala sobre visualizar um titulo que pague mais que 1k é se identificar um titulo com oportunidade de fazer marcação a mercado?

Abç,

@Gilmar Strumendo Dos Santos veja a resposta do @Edison Paulini, se não ficar claro para você, só avisar que explico novamente a dúvida.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...