Jump to content
  • 0

Venda de Título no mercado secundário


Lucas Dosso Brunelli

Pergunta

Pessoal, uma dúvida. Supondo que comprei um CDB ou LCI/LCA que tem aplicação miníma R$ 1000, rende 10% a.a hoje e que tem vencimento para 17/07/2030 e só posso sacar no vencimento.

Caso eu queira vender esse título (precisando do dinheiro por qualquer que seja motivo) daqui um ano, eu vou vender ele no mercado secundário, certo? Quem define o valor? A corretora? Como funciona esses casos, eu vou conseguir ter a liquidez do dinheiro? sei que vai depender de um outro investidor interessado nesse título  

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
42 minutes ago, Lucas Dosso Brunelli disse:

Pessoal, uma dúvida. Supondo que comprei um CDB ou LCI/LCA que tem aplicação miníma R$ 1000, rende 10% a.a hoje e que tem vencimento para 17/07/2030 e só posso sacar no vencimento.

Caso eu queira vender esse título (precisando do dinheiro por qualquer que seja motivo) daqui um ano, eu vou vender ele no mercado secundário, certo? Quem define o valor? A corretora? Como funciona esses casos, eu vou conseguir ter a liquidez do dinheiro? sei que vai depender de um outro investidor interessado nesse título  

Na prática vão sugar até a biloca do seu olho, é bem difícil conseguir a venda, vai falar com atendimento dos bancões, BTG ou XP que são os que mais conseguem dar saída nisso (dependendo de qual a sua corretora é impossível) e eles vão analisar.

Se o título for viável para secundário, vão fazer uma oferta nele, bem abaixo do valor e assim vão repassar o título a outro.

Se a taxa for muito ruim, o desconto é ainda maior. Na prática, investiu em CDB, LCI, LCA, aceite que vai ter que esperar o vencimento.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Lucas Dosso Brunelli disse:

Pessoal, uma dúvida. Supondo que comprei um CDB ou LCI/LCA que tem aplicação miníma R$ 1000, rende 10% a.a hoje e que tem vencimento para 17/07/2030 e só posso sacar no vencimento.

Caso eu queira vender esse título (precisando do dinheiro por qualquer que seja motivo) daqui um ano, eu vou vender ele no mercado secundário, certo? Quem define o valor? A corretora? Como funciona esses casos, eu vou conseguir ter a liquidez do dinheiro? sei que vai depender de um outro investidor interessado nesse título  

Boa tarde, Lucas!

A definição até onde será toda feita pela corretora. Primeiro de tudo existe uma chance de a corretora nem lançar seu título no mercado secundário caso o mesmo seja julgado como não ter liquidez suficiente para tal.

Ainda assim caso ela opte por dispor o título no mercado secundário, ela irá cobrar um rebate para essa operação. Isso pode consumir uma parte grande de sua rentabilidade obtida até o momento. Com números hipotéticos apenas para ilustrar. Você aplicou R$1000 e está com uma rentabilidade de R$200. A corretora para colocar seu título irá puxar uma rebate de 60% onde o valor a ser creditado para você quando um terceiro comprar o título seria de R$ 1080. Não sei dizer os percentuais de rebate que existem para essa operação mas posso afirmar que será cobrado algo.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Lucas Dosso Brunelli disse:

Pessoal, uma dúvida. Supondo que comprei um CDB ou LCI/LCA que tem aplicação miníma R$ 1000, rende 10% a.a hoje e que tem vencimento para 17/07/2030 e só posso sacar no vencimento.

Caso eu queira vender esse título (precisando do dinheiro por qualquer que seja motivo) daqui um ano, eu vou vender ele no mercado secundário, certo? Quem define o valor? A corretora? Como funciona esses casos, eu vou conseguir ter a liquidez do dinheiro? sei que vai depender de um outro investidor interessado nesse título  

@Lucas Dosso Brunelli até onde sei, pois nunca fiz o procedimento, você vai falar com a mesa de operações da Corretora onde o título está custodiado e solicitar a venda no mercado secundário. A Corretora vai analisar qual o preço que o seu título está valendo e quais as ofertas disponíveis para o mesmo prazo que ainda falta para vencer. 

Usando o seu exemplo de um CDB contratado pagando 10%aa, se no momento que você for vender os títulos estão sendo negociados a 12%, a Corretora vai recomendar que você ofereça uma rentabilidade de 12,20%aa (por exemplo) e para que o seu título tenha o mesmo valor no vencimento rendendo os 10%aa que você contratou, o preço de vende precisa ser menor. É o mesmo princípio da marcação a mercado que vemos no Tesouro Direto, porém agora está sendo aplicada contra você.

Além desta diminuição do preço, ou seja, aumento da taxa oferecida, a Corretora vai cobrar uma comissão na venda. 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...