Jump to content
  • 0

Exercício de marcação a mercado


Pergunta

Pessoal, boa tarde. Estou na aula de marcação a mercado, eu entendi o conceito como sendo o "momento oportuno de resgatar os títulos", aproveitando os novos valores para ter a rentabilidade ou bem próximo da rentabilidade antes da data de vencimento. Então me surgiu algumas dúvidas:

  • Um tesouro NUNCA terá rentabilidade maior que o prometido correto? Se ele está prometendo um pré-fixado de 10%, e eu aplicar 800 reais, a rentabilidade bruta sempre será 80 reais no vencimento. Da mesma forma que, um IPCA+6%, a rentabilidade bruta sempre será 48 reais (considerando que a inflação foi a desvalorização da minha moeda e saiu da conta da rentabilidade).

Eu tenho um exemplo real de aplicação no tesouro PRÉ-FIXADO 2026. Em 29/11/2023 fiz a compra de 1 unidade do tesouro, valor aplicado de R$ 817,88, com uma taxa à época em 10,07%. Hoje (22/07/2024), se eu fosse resgatar o tesouro, teria o valor líquido de R$ 845,76. Daí algumas dúvidas:

  • Pela simulação do site do tesouro, ela informa uma rentabilidade bruta de 7,01%, com o valor bruto do título R$ 854,07. Como que o site chegou nesse valor de rentabilidade 7,01%? Fiz umas contas aqui no seguinte sentido, se entre 29/11/23 e 22/07/24 tem 236 dias, se completa-se 365 nessa mesma proporção, a rentabilidade que eu calculei deu 6,9% (próximo dos 7,01%). O caminho da matemática seria esse?
  • Considerando o primeiro item da dúvida, que o tesouro NUNCA terá rentabilidade maior que a prometida, ao aplicar R$ 817,88 a taxa de 10,07%, eu teria ao final R$ 900,24 bruto, correto? Hoje o bruto está em R$ 854,07, ou seja, a rentabilidade até o momento só foi 44% do prêmio, o que indica não é um bom momento para resgatar e checar uma outra oportunidade.
  • Considerando apenas a marcação de mercado, não avaliando a questão da rentabilidade, se eu fosse vender o título hoje (supondo que eu precisasse do dinheiro), eu estaria fazendo uma boa venda, correto? Comprei um título com o valor mais baixo que o atual. Além do valor atual comparado ao valor aplicado, qual outro indicador eu devo me preocupar?

Anexei a imagem dos valores informados no site do tesouro.

 

image.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Matheus De Brito Santos disse:

Um tesouro NUNCA terá rentabilidade maior que o prometido correto? Se ele está prometendo um pré-fixado de 10%, e eu aplicar 800 reais, a rentabilidade bruta sempre será 80 reais no vencimento. Da mesma forma que, um IPCA+6%, a rentabilidade bruta sempre será 48 reais (considerando que a inflação foi a desvalorização da minha moeda e saiu da conta da rentabilidade).

@Matheus De Brito Santos no vencimento do título você receberá exatamente a rentabilidade contratada no dia da compra, porém do dia da compra até o dia anterior ao vencimento o seu título vale o valor negociado no Mercado, que pode ser maior ou menor que o valor no vencimento.

1 hora atrás, Matheus De Brito Santos disse:

Pela simulação do site do tesouro, ela informa uma rentabilidade bruta de 7,01%, com o valor bruto do título R$ 854,07. Como que o site chegou nesse valor de rentabilidade 7,01%? Fiz umas contas aqui no seguinte sentido, se entre 29/11/23 e 22/07/24 tem 236 dias, se completa-se 365 nessa mesma proporção, a rentabilidade que eu calculei deu 6,9% (próximo dos 7,01%). O caminho da matemática seria esse?

Veja que na simulação você tem "dias corridos" e "dias úteis". Os cálculos de rentabilidade sempre são feitos em dias úteis, ou seja, um mês tem 22 dias e um ano tem 252 dias. Os 7,01%aa foram calculados da seguinte maneira:

R$854,07 dividido por R$817,88 = 1,04424854501882 (rendeu 4,4248xxx% nos 161 dias úteis)

1,04424854501882 elevado a 1/161 = 1,0002689649235976 (rendeu 0,02689649235976% ao dia)

1,0002689649235976 elevado a 252 = 1,070119 menos 1 = 0,070119 x 100 = 7,0119%aa

1 hora atrás, Matheus De Brito Santos disse:

Considerando o primeiro item da dúvida, que o tesouro NUNCA terá rentabilidade maior que a prometida, ao aplicar R$ 817,88 a taxa de 10,07%, eu teria ao final R$ 900,24 bruto, correto?

Está errado. Como é um Tesouro Prefixado no vencimento ele valerá exatos R$1mil brutos. Como você pagou R$817,88 a sua rentabilidade será R$1mil menos R$817,88 = R$182,12 e como são mais de 2 anos o IR será de 15%, então a sua rentabilidade será de R$154,80 que somada ao valor do aporte, você receberá R$972,68 líquido.

1 hora atrás, Matheus De Brito Santos disse:

Hoje o bruto está em R$ 854,07, ou seja, a rentabilidade até o momento só foi 44% do prêmio, o que indica não é um bom momento para resgatar e checar uma outra oportunidade.

Se hoje o mesmo título estiver sendo negociado a uma rentabilidade maior que 10,07%aa o valor que você receberá se vender antecipado será menor que o valor teórico do título. Valor teórico é quanto o seu título estaria valendo hoje corrigido pela rentabilidade contratada, no seu caso, rentabilidade de 10,07%aa.

Agora se o mesmo título está sendo negociado hoje a uma rentabilidade menor que 10,07%aa então você conseguiria um valor maior que os 10,07%aa que você contratou. Nesta situação, se houver outro investimento que no vencimento do seu título do Tesouro render mais que R$1mil, então vale a penas vender agora e reinvestir no outro título, mas se não tiver nenhum título pagando mais, então não tem motivo para vender agora.

2 horas atrás, Matheus De Brito Santos disse:

Considerando apenas a marcação de mercado, não avaliando a questão da rentabilidade, se eu fosse vender o título hoje (supondo que eu precisasse do dinheiro), eu estaria fazendo uma boa venda, correto?

Se é uma necessidade, não tem bom ou ruim, tem a necessidade rsrsrs mas pelo menos estaria recebendo um valor maior que o valor desembolsado. Alguma rentabilidade estaria ganhando.

2 horas atrás, Matheus De Brito Santos disse:

Além do valor atual comparado ao valor aplicado, qual outro indicador eu devo me preocupar?

Se não houver necessidade de vender, não tem que olhara nada. Você vai olhar se a rentabilidade hoje do título é menor ou maior que a rentabilidade contratada. Se for maior, você estará recebendo uma rentabilidade menor que a contratada, então não vale a pena vender. E se a rentabilidade for menor, você vai analisar se há um outro título que no mesmo vencimento estaria te pagando mais que se você deixar chegar no vencimento, se não tiver, não tem motivo de vender. Se tiver, você analisa se o ganho é relevante.

Espero ter ajudado.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Muito interessante @Flavio Prado, agradeço os esclarecimentos.

Refiz as contas e de fato batem os valores com dias úteis, estava considerando em dias normais.
 

Quote

Está errado. Como é um Tesouro Prefixado no vencimento ele valerá exatos R$1mil brutos. Como você pagou R$817,88 a sua rentabilidade será R$1mil menos R$817,88 = R$182,12 e como são mais de 2 anos o IR será de 15%, então a sua rentabilidade será de R$154,80 que somada ao valor do aporte, você receberá R$972,68 líquido.

Isso me gerou uma nova dúvida. Porque o título informa uma rentabilidade prefixado de 10,07% e o rendimento é em torno de 22%? Paguei R$817,88 e me gerou R$ 182,12? Esse 10,07% representa o que afinal?

Quote

Nesta situação, se houver outro investimento que no vencimento do seu título do Tesouro render mais que R$1mil, então vale a penas vender agora e reinvestir no outro título, mas se não tiver nenhum título pagando mais, então não tem motivo para vender agora.

Se os títulos prefixados pagam R$1000 no vencimento, quando você fala "outro título" seria títulos SELIC e/ou IPCA+? Ou seria um prefixado de por exemplo R$600, que no vencimento o rendimento bruto seria R$400, maior que os R$ 182,12 que eu receberia?
 

Quote

Se é uma necessidade, não tem bom ou ruim, tem a necessidade rsrsrs mas pelo menos estaria recebendo um valor maior que o valor desembolsado. Alguma rentabilidade estaria ganhando. Se não houver necessidade de vender, não tem que olhara nada. 

No caso a questão da marcação a mercado foi falado como uma oportunidade nas aulas de renda fixa, se não tiver necessidade de vender, eu o mantenho até o vencimento? Eu entendi nas aulas que não deve realizar um trader com isso mas que pode surgir oportunidades e vale a pena ficar de olho nos títulos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Matheus De Brito Santos vou tentar complementar a resposta super completa do Flavio...

Acho que o ponto que você esta deixando passar é que são 10% ao ano !

Então se um prefixado de 10% ao ano vai valer 1.000,00 no vencimento... e vamos supor que estamos há 10 anos do vencimento... quanto ele custaria hoje ?

Trazendo para valor presente, hoje ele custaria R$ 385,54 ... para que com um rendimento de 10% ao ano, em 10 anos, chegar em R$ 1.000,00

Guarde esse valor que você pagou nele...

Passou 1 ano... agora faltam 9 anos... e a taxa pre-fixada baixou para 8% ao ano...

Trazendo para valor presente, hoje ele custaria R$ 500,24 ... para que com um rendimento de 8% ao ano, em 9 anos, chegar em R$ 1.000,00

Veja que há 1 ano atras você pagou 385,54 em cada titulo hoje pode vender por 500,24 com lucro bruto de 114,70 em cada.

Veja que quanto mais longo for o vencimento maior sera o efeito da marcação... pois existem mais períodos até o vencimento.

Olha que loucura, vamos fazer mais uma simulação baseada naquele de 385,54 a 10% a.a. supondo que no ano seguinte a taxa despencou para 2% a.a. como aconteceu na pandemia... seu titulo de 385,54 passaria a valer R$ 836,75

ABS !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Matheus De Brito Santos disse:

Isso me gerou uma nova dúvida. Porque o título informa uma rentabilidade prefixado de 10,07% e o rendimento é em torno de 22%? Paguei R$817,88 e me gerou R$ 182,12? Esse 10,07% representa o que afinal?

@Matheus De Brito Santos os cerca de 22% é a rentabilidade no período todo, cerca de 2 anos. Os 10,07% é a rentabilidade anual do título.

13 horas atrás, Matheus De Brito Santos disse:

Se os títulos prefixados pagam R$1000 no vencimento, quando você fala "outro título" seria títulos SELIC e/ou IPCA+? Ou seria um prefixado de por exemplo R$600, que no vencimento o rendimento bruto seria R$400, maior que os R$ 182,12 que eu receberia?

Seria qualquer título que, no mesmo prazo que falta para o vencimento do título que você quer vender, valha mais que os R$1mil que você já tem garantidos no vencimento. Claro que quando vamos comparar um título prefixado com um título pós fixado corremos os risco do título pós fixado não performar como na previsão que temos quando vamos analisá-lo. Isto acontece porque as Corretoras usam a previsão futura dos índices (Selic, CDI, IPCA etc) para prever quanto seria a rentabilidade no vencimento, porém é uma expectativa, a realidade será outra, então hoje um título pode estar com a previsão de render mais que os R$1mil do seu título prefixado e quando chegar o vencimento os índices (Selic, CDI, IPCA etc) podem não ter "andado" conforme a previsão lá de quando você fez a análise.

13 horas atrás, Matheus De Brito Santos disse:

No caso a questão da marcação a mercado foi falado como uma oportunidade nas aulas de renda fixa, se não tiver necessidade de vender, eu o mantenho até o vencimento? Eu entendi nas aulas que não deve realizar um trader com isso mas que pode surgir oportunidades e vale a pena ficar de olho nos títulos.

Vamos investir em Renda Fixa considerando o contrafluxo, e não considerando fazer marcação a mercado. Se, ao longo do período, surgir a oportunidade de ganharmos com a marcação a mercado, podemos vender, aportar em outro título e ganharmos com a marcação a mercado, porém não precisamos ficar obcecados, ou obrigados a fazer marcação a mercado, ele é só um bônus da Renda Fixa do Tesouro Direto.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/07/2024 at 08:08, Marcelo Ribeiro disse:

@Matheus De Brito Santos vou tentar complementar a resposta super completa do Flavio...

Acho que o ponto que você esta deixando passar é que são 10% ao ano !

Então se um prefixado de 10% ao ano vai valer 1.000,00 no vencimento... e vamos supor que estamos há 10 anos do vencimento... quanto ele custaria hoje ?

Trazendo para valor presente, hoje ele custaria R$ 385,54 ... para que com um rendimento de 10% ao ano, em 10 anos, chegar em R$ 1.000,00

Guarde esse valor que você pagou nele...

Passou 1 ano... agora faltam 9 anos... e a taxa pre-fixada baixou para 8% ao ano...

Trazendo para valor presente, hoje ele custaria R$ 500,24 ... para que com um rendimento de 8% ao ano, em 9 anos, chegar em R$ 1.000,00

Veja que há 1 ano atras você pagou 385,54 em cada titulo hoje pode vender por 500,24 com lucro bruto de 114,70 em cada.

Veja que quanto mais longo for o vencimento maior sera o efeito da marcação... pois existem mais períodos até o vencimento.

Olha que loucura, vamos fazer mais uma simulação baseada naquele de 385,54 a 10% a.a. supondo que no ano seguinte a taxa despencou para 2% a.a. como aconteceu na pandemia... seu titulo de 385,54 passaria a valer R$ 836,75

ABS !

Obrigado pelos esclarecimentos. Agora eu consegui associar a questão da taxa. Realmente faz sentido, a taxa ser 10,07% no dia que eu comprei a R$ 817, pegando os dias entre a aplicação e o dia de vencimento, vai bater exatamente R$ 1.000,00. 

Se por ventura a taxa diminuísse o valor da taxa, o título teria que aumentar o valor, esse seria um bom momento de marcação ao mercado, se a taxa aumentasse, o título diminuiria de valor, seria o momento de manter o título até o vencimento pois a rentabilidade está garantida até chegar os R$ 1.000,00.

Obrigado @Flavio Prado e @Marcelo Ribeiro

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...