Pessoal, boa tarde. Estou na aula de marcação a mercado, eu entendi o conceito como sendo o "momento oportuno de resgatar os títulos", aproveitando os novos valores para ter a rentabilidade ou bem próximo da rentabilidade antes da data de vencimento. Então me surgiu algumas dúvidas:
Um tesouro NUNCA terá rentabilidade maior que o prometido correto? Se ele está prometendo um pré-fixado de 10%, e eu aplicar 800 reais, a rentabilidade bruta sempre será 80 reais no vencimento. Da mesma forma que, um IPCA+6%, a rentabilidade bruta sempre será 48 reais (considerando que a inflação foi a desvalorização da minha moeda e saiu da conta da rentabilidade).
Eu tenho um exemplo real de aplicação no tesouro PRÉ-FIXADO 2026. Em 29/11/2023 fiz a compra de 1 unidade do tesouro, valor aplicado de R$ 817,88, com uma taxa à época em 10,07%. Hoje (22/07/2024), se eu fosse resgatar o tesouro, teria o valor líquido de R$ 845,76. Daí algumas dúvidas:
Pela simulação do site do tesouro, ela informa uma rentabilidade bruta de 7,01%, com o valor bruto do título R$ 854,07. Como que o site chegou nesse valor de rentabilidade 7,01%? Fiz umas contas aqui no seguinte sentido, se entre 29/11/23 e 22/07/24 tem 236 dias, se completa-se 365 nessa mesma proporção, a rentabilidade que eu calculei deu 6,9% (próximo dos 7,01%). O caminho da matemática seria esse?
Considerando o primeiro item da dúvida, que o tesouro NUNCA terá rentabilidade maior que a prometida, ao aplicar R$ 817,88 a taxa de 10,07%, eu teria ao final R$ 900,24 bruto, correto? Hoje o bruto está em R$ 854,07, ou seja, a rentabilidade até o momento só foi 44% do prêmio, o que indica não é um bom momento para resgatar e checar uma outra oportunidade.
Considerando apenas a marcação de mercado, não avaliando a questão da rentabilidade, se eu fosse vender o título hoje (supondo que eu precisasse do dinheiro), eu estaria fazendo uma boa venda, correto? Comprei um título com o valor mais baixo que o atual. Além do valor atual comparado ao valor aplicado, qual outro indicador eu devo me preocupar?
Anexei a imagem dos valores informados no site do tesouro.
Pergunta
Matheus De Brito Santos
Pessoal, boa tarde. Estou na aula de marcação a mercado, eu entendi o conceito como sendo o "momento oportuno de resgatar os títulos", aproveitando os novos valores para ter a rentabilidade ou bem próximo da rentabilidade antes da data de vencimento. Então me surgiu algumas dúvidas:
Eu tenho um exemplo real de aplicação no tesouro PRÉ-FIXADO 2026. Em 29/11/2023 fiz a compra de 1 unidade do tesouro, valor aplicado de R$ 817,88, com uma taxa à época em 10,07%. Hoje (22/07/2024), se eu fosse resgatar o tesouro, teria o valor líquido de R$ 845,76. Daí algumas dúvidas:
Anexei a imagem dos valores informados no site do tesouro.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
1
DIAS POPULARES
22/Jul
3
23/Jul
2
25/Jul
1
Top Posters For This Question
Matheus De Brito Santos 3 posts
Flavio Prado 2 posts
Marcelo R 1 post
DIAS POPULARES
22/Jul 2024
3 posts
23/Jul 2024
2 posts
25/Jul 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Matheus De Brito Santos
Obrigado pelos esclarecimentos. Agora eu consegui associar a questão da taxa. Realmente faz sentido, a taxa ser 10,07% no dia que eu comprei a R$ 817, pegando os dias entre a aplicação e o dia de venc
Matheus De Brito Santos
Pessoal, boa tarde. Estou na aula de marcação a mercado, eu entendi o conceito como sendo o "momento oportuno de resgatar os títulos", aproveitando os novos valores para ter a rentabilidade ou bem pró
Flavio Prado
@Matheus De Brito Santos no vencimento do título você receberá exatamente a rentabilidade contratada no dia da compra, porém do dia da compra até o dia anterior ao vencimento o seu título vale o valor
Posted Images
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts