Jump to content
  • 0

Pré-fixado taxação a mercado.


Iago Ferraz

Pergunta

Pessoal, estou querendo confirmar se meu entendimento foi correto na aula. 

Gostaria de confirmar se meu entendimento está correto sobre a aula 07 de renda fixa, marcação a mercado. Usei os mesmos dados que o Raul disse na aula para calcular. Neste caso abaixo, se eu espero o vencimento do título pré-fixado eu teria uma rentabilidade de 5,68%, porém se eu vendo este titulo na data que desejo, segundo a simulação eu teria uma rentabilidade de 85,86% (reduziria um pouco porque no relatório não considerou o IOF). Seria uma boa hora para vender o pré-fixado?

 

simulação basica.jpg

simulação avançada.jpg

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 22/07/2024 at 18:59, Iago Ferraz disse:

Pessoal, estou querendo confirmar se meu entendimento foi correto na aula. 

Gostaria de confirmar se meu entendimento está correto sobre a aula 07 de renda fixa, marcação a mercado. Usei os mesmos dados que o Raul disse na aula para calcular. Neste caso abaixo, se eu espero o vencimento do título pré-fixado eu teria uma rentabilidade de 5,68%, porém se eu vendo este titulo na data que desejo, segundo a simulação eu teria uma rentabilidade de 85,86% (reduziria um pouco porque no relatório não considerou o IOF). Seria uma boa hora para vender o pré-fixado?

 

simulação basica.jpg

simulação avançada.jpg

Bom dia @Iago Ferraz. O que temos que levar em consideração neste exemplo seria que sim, na marcação a mercado podemos ter taxas anualizadas equivalentes ao periodo de aplicação bem maiores do que a contratada. Contudo temos que ter em mente de que a rentabilidade oferecida antecipadamente nunca sera superior a rentabilidade acumulada final do investimento.

Como o exemplo em questão foi de apenas poucos dias pode acontecer estas distorções de rentabilidade. Mas veja que o que foi ganho no periodo caso houvesse o resgate seria de R$208,29 frente os R$4345,60 caso levasse até o vencimento. Esta distorção da rentabilidade sera corrigida a medida que o tempo for passando e o titulo for se aproximando do vencimento

Neste caso em questão voce teria que avaliar se, caso resgatasse com a rentabilidade oferecida e alocasse em outro investimento oferecido na epoca, se teria uma rentabilidade superior caso levasse até o vencimento.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Adriano Umemura Boa noite e obrigado por responder!

Eu não entendi bem, então no caso acima demonstrado seria mais vantajoso esperar o final? Porque na aula o Raul deu este exemplo como se fosse bom fazer o resgate. 

A questão do resgate antecipado ou esperar eu entendi, só não entendi o porque de fazer marcação a mercado com este titulo então... Poderia me explicar? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Iago Ferraz disse:

@Adriano Umemura Boa noite e obrigado por responder!

Eu não entendi bem, então no caso acima demonstrado seria mais vantajoso esperar o final? Porque na aula o Raul deu este exemplo como se fosse bom fazer o resgate. 

A questão do resgate antecipado ou esperar eu entendi, só não entendi o porque de fazer marcação a mercado com este titulo então... Poderia me explicar? 

Nesta situação voce poderia realizar o resgate se o valor resgatado aplicado em outro investimento te gerasse uma rentabilidade maior do que se levasse até o vencimento. Como a distorção da taxa foi muito grande provavelmente iria valer a pena, mas nominalmente o ganho não seria tão grande.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...