Jump to content

Recommended Posts

On 22/07/2024 at 23:53, Malu Dantas De Almeida disse:

Pessoal, sobre Bitcoin, pensando em retorno a longo prazo, ainda vale a pena investir pensando em altos retornos com altas históricas nos próximos 10 anos, visto que ja valorizou tanto ate aqui? PS: entendo muito pouco sobre as criptomoedas :P

Não mexe com o que você conhece pouco.

Bitcoin não é investimento, é uma moeda e como tal é inflacionária.

No muito tem futuro como reserva de valor ainda não provada no tempo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 29/07/2024 at 23:08, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Bitcoin [...] é uma moeda e como tal é inflacionária.

Ricardo, eu discordo: para mim o BTC é deflacionário.

Primeiramente, o BTC tem um limite máximo de 21 milhões de unidades que podem ser mineradas. Isso significa que não haverá mais BTC após esse limite ser alcançado. Além disso, o processo de halving, que ocorre aproximadamente a cada quatro anos, reduz pela metade a recompensa de novos blocos de BTC minerados, diminuindo a taxa de criação de novos BTC ao longo do tempo. 

Outro fator importante é a perda de BTC. Com o tempo, alguns BTC são perdidos devido à perda de chaves privadas ou outros fatores, reduzindo ainda mais a quantidade disponível no mercado. Esses fatores combinados criam uma escassez de oferta, o que, em teoria, aumenta o valor do BTC ao longo do tempo, tornando-o deflacionário.

Em contraste, moedas fiduciárias tradicionais, como o dólar ou o euro, geralmente são inflacionárias devido à sua capacidade de serem impressas sem um limite máximo, levando à depreciação do valor ao longo do tempo. Por isso entendo que o BTC, com seu suprimento limitado e mecanismos de redução de emissão, se estabelece como uma moeda deflacionária.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 22/07/2024 at 23:53, Malu Dantas De Almeida disse:

Pessoal, sobre Bitcoin, pensando em retorno a longo prazo, ainda vale a pena investir pensando em altos retornos com altas históricas nos próximos 10 anos, visto que ja valorizou tanto ate aqui? PS: entendo muito pouco sobre as criptomoedas :P

Bom, questão de valorização tem que olhar o Market cap ... o ouro por exemplo tem US$ 14 trilhões... Microsoft tem em torno de US$ 3 trilhões enquanto o Bitcoin tem US$ 1,7 trilhões. Eu particularmente não vejo o Bitcoin se multiplicando por 10x e se tornando mais precioso que o ouro nesse momento, talvez o preço já esteja um pouco esticado. 

 

Eu acho bom ter aquele pequeno pedaço <5% da carteira em ativos mais arriscados, como criptomoedas, por isso não olho apenas para Bitcoin, porém, Bitcoin e depos Ether são as duas criptos mais consolidadas no mercado hj 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Ricardo, eu discordo: para mim o BTC é deflacionário.

Primeiramente, o BTC tem um limite máximo de 21 milhões de unidades que podem ser mineradas. Isso significa que não haverá mais BTC após esse limite ser alcançado. Além disso, o processo de halving, que ocorre aproximadamente a cada quatro anos, reduz pela metade a recompensa de novos blocos de BTC minerados, diminuindo a taxa de criação de novos BTC ao longo do tempo. 

Outro fator importante é a perda de BTC. Com o tempo, alguns BTC são perdidos devido à perda de chaves privadas ou outros fatores, reduzindo ainda mais a quantidade disponível no mercado. Esses fatores combinados criam uma escassez de oferta, o que, em teoria, aumenta o valor do BTC ao longo do tempo, tornando-o deflacionário.

Em contraste, moedas fiduciárias tradicionais, como o dólar ou o euro, geralmente são inflacionárias devido à sua capacidade de serem impressas sem um limite máximo, levando à depreciação do valor ao longo do tempo. Por isso entendo que o BTC, com seu suprimento limitado e mecanismos de redução de emissão, se estabelece como uma moeda deflacionária.

Bem, quando a isso, há controvérsias! A principal razão para esse debate é que o Bitcoin tem uma oferta limitada de 21 milhões de unidades. Essa característica, por si só, o colocaria como uma cripto deflacionária, certo? Nem tanto assim!

O motivo é que, mesmo existindo esse limite, a quantidade de BTC circulante no mercado aumenta a cada dia conforme ele segue sendo minerado — atualmente, já passou de 19 milhões de unidades.

Isso faz com que a moeda digital criada por Satoshi Nakamoto se encaixe como inflacionária, pois há várias em circulação, ela continua sendo minerada e a falta de escassez por conta disso é um dos fatores que afeta seu valor.

Em resumo, podemos dizer que, no momento, o Bitcoin é uma criptomoeda inflacionária. Mas, quando atingir o limite de unidades, se tornará um ativo digital deflacionário. 

 

 

Mas é mais uma discussão filosófica, ela foi criada para ser deflacionaria, e acredito que seja um dia. Ela foi criada para não sofre com trole de nenhum governo, esse ponto acho que perdeu um pouco e pode perder mais no futuro.

Filosoficamente falando, e sendo a inflação a perda do poder de compra, e vendo a variação do dólar (em reais) de ontem para hoje, ele aumentou seu poder de compra de ontem para hoje, o dólar seria deflacionaria no Brasil?  kkk acho que não 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...