Jump to content
  • 0

Dúvidas sobre como funciona o Tesouro Direto


Pergunta

Boa noite! Tentei achar nos tópicos para não ficar repetitiva, mas não achei uma resposta para a minha pergunta... Acho que ela pode até ser boba, mas queria mesmo tirar essa dúvida.. Eu queria investir no Tesouro Selic 2029, colocando todo mês uma quantia, mas não queria deixar programados os aportes mensais, pois minha renda é variável e muitas vezes recebo em datas variáveis.. Então queria escolher quanto colocar por mês e o dia que eu vou colocar também... Daí a pergunta é, fazendo assim, eu vou ter vários investimentos separados e únicos do Tesouro Selic ou eles vão se somando e vão aparecer como um só para mim? Ou seja em 1 ano eu vou ter 12 investimentos do Tesouro Selic 2029 por exemplo com seus valores separados, ou apenas 1 e irá aparecer para mim o valor total já investido?

Agradeço desde já e peço desculpas se a pergunta for muito ridícula...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
1 hour ago, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Boa noite! Tentei achar nos tópicos para não ficar repetitiva, mas não achei uma resposta para a minha pergunta... Acho que ela pode até ser boba, mas queria mesmo tirar essa dúvida.. Eu queria investir no Tesouro Selic 2029, colocando todo mês uma quantia, mas não queria deixar programados os aportes mensais, pois minha renda é variável e muitas vezes recebo em datas variáveis.. Então queria escolher quanto colocar por mês e o dia que eu vou colocar também... Daí a pergunta é, fazendo assim, eu vou ter vários investimentos separados e únicos do Tesouro Selic ou eles vão se somando e vão aparecer como um só para mim? Ou seja em 1 ano eu vou ter 12 investimentos do Tesouro Selic 2029 por exemplo com seus valores separados, ou apenas 1 e irá aparecer para mim o valor total já investido?

Agradeço desde já e peço desculpas se a pergunta for muito ridícula...

Olá Luisa, boa noite!

Eu tive um professor que falava: jamais julgue uma dúvida como boba, bobeira é deixar de aprender por receio de perguntar. Estamos em um ambiente de aprendizado e um dos objetivos da comunidade e justamente nos ajudarmos. Até pouco tempo eu também tinha essa dúvida e acabei descobrindo na prática...

Os aportes no Selic 2029 vão se somar por terem a mesma data de vencimento, formando um valor único. Posso usar meu caso como exemplo, fiz um aporte dia 25/06 e mais um aporte dia 15/07, os dois aparecem somados mostrando apenas um total e o quanto rendeu até o momento.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Selic 2029.jpg

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
2 horas atrás, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Mas aí se eu precisar resgatar eles entendem como um valor só? Não preciso resgatar um por um?

Os resgates são feitos por título mas você pode resgatar o montante de uma vez.

Como dito pelo @Raul Porto serão resgatados sempre dos mais antigos para os mais novos. Isso faz com que você comece a resgatar pelos títulos que tendem a estar com a menor alíquota do IR. E um último adendo que o resgate antes dos 30 dias implica no IOF que come praticamente toda a rentabilidade.

2 horas atrás, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

E outra pergunta... Quando chegar a data de vencimento, se meu dinheiro ainda estiver lá o que aconetece?

No vencimento de cada título o valor será creditado na conta da corretora. O valor creditado já será o valor aplicado + rendimento líquido, ou seja, já descontado automaticamente o IR.

2 horas atrás, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Eu preciso obrigatoriamente resgatar ele? Ou o que eu vou precisar fazer?

O tesouro Selic possuo liquidez diária. Então a qualquer momento você pode mandar a ordem de resgate. A depender do horário ou nos fins de semana o valor será liquidado no próximo dia útil.

Mas não existe uma obrigatoriedade de resgate antecipado. Resgates antecipados apenas se você tiver a necessidade de reaver o dinheiro.

 

Espero que ajude novamente!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Boa noite! Tentei achar nos tópicos para não ficar repetitiva, mas não achei uma resposta para a minha pergunta... Acho que ela pode até ser boba, mas queria mesmo tirar essa dúvida.. Eu queria investir no Tesouro Selic 2029, colocando todo mês uma quantia, mas não queria deixar programados os aportes mensais, pois minha renda é variável e muitas vezes recebo em datas variáveis.. Então queria escolher quanto colocar por mês e o dia que eu vou colocar também... Daí a pergunta é, fazendo assim, eu vou ter vários investimentos separados e únicos do Tesouro Selic ou eles vão se somando e vão aparecer como um só para mim? Ou seja em 1 ano eu vou ter 12 investimentos do Tesouro Selic 2029 por exemplo com seus valores separados, ou apenas 1 e irá aparecer para mim o valor total já investido?

Agradeço desde já e peço desculpas se a pergunta for muito ridícula...

Bom dia, Luisa!

Não tenha receio de tirar dúvida alguma aqui com a gente na comunidade. Toda dúvida é válida e sempre muito bem vinda.

Apenas complementando a resposta da nossa amiga @Raquel Nascimento Capistrana. Mesmo com os valores somados por ser um mesmo título de tesouro de tesouro com o mesmo vencimento, a cada compra você estará comprando um título diferente. 

 

Espero que agregue!

 

Editado por Edison Paulini
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Raquel Nascimento Capistrana disse:

Olá Luisa, boa noite!

Eu tive um professor que falava: jamais julgue uma dúvida como boba, bobeira é deixar de aprender por receio de perguntar. Estamos em um ambiente de aprendizado e um dos objetivos da comunidade e justamente nos ajudarmos. Até pouco tempo eu também tinha essa dúvida e acabei descobrindo na prática...

Os aportes no Selic 2029 vão se somar por terem a mesma data de vencimento, formando um valor único. Posso usar meu caso como exemplo, fiz um aporte dia 25/06 e mais um aporte dia 15/07, os dois aparecem somados mostrando apenas um total e o quanto rendeu até o momento.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Selic 2029.jpg

Muito obrigada @Raquel Nascimento Capistrana

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Luisa Carneiro Vianna Duarte. Cada compra sera feita no tesouro selic 2029, mas sera em titulos diferentes com taxas diferentes. Veja que quando voce consulta a rentabilidade do tesouro selic, é mostrada a variação da selic + um pequeno percentual prefixado que pode variar a cada aporte que voce fizer.

Na plataforma que voce esta realizando a compra os valores podem aparecer consolidados, mas se acessar a area logada do tesouro direto ira aparecer cada compra individualmente, com sua respectiva taxa, aliquota de IR e outras informações

Obrigada @Adriano Umemura

Mas aí se eu precisar resgatar eles entendem como um valor só? Não preciso resgatar um por um?

 

E outra pergunta... Quando chegar a data de vencimento, se meu dinheiro ainda estiver lá o que aconetece?

Eu preciso obrigatoriamente resgatar ele? Ou o que eu vou precisar fazer?

 

Agradecida a todos que responderam!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Obrigada @Adriano Umemura

Mas aí se eu precisar resgatar eles entendem como um valor só? Não preciso resgatar um por um?

 

E outra pergunta... Quando chegar a data de vencimento, se meu dinheiro ainda estiver lá o que aconetece?

Eu preciso obrigatoriamente resgatar ele? Ou o que eu vou precisar fazer?

 

Agradecida a todos que responderam!

Ótimas dúvidas, são as minhas também...😅😂 

Não tenho certeza, mas creio se vc resgatar antes do prazo, ele vai retirar do investimento mais antigo por causa dos descontos do IR. 

ME CORRIIIIIIJAM...😂

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Mas aí se eu precisar resgatar eles entendem como um valor só? Não preciso resgatar um por um?

Quando voce pedir o resgate ele vai resgatar da sua compra mais antiga para a mais recente, devido a aliquota do IR, caso seja um resgate parcial. Se for um resgate total o sistema resgatara o montante como se fosse  um valor só, contudo a tributação obedecera o periodo de cada compra.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

E outra pergunta... Quando chegar a data de vencimento, se meu dinheiro ainda estiver lá o que aconetece?

Eu preciso obrigatoriamente resgatar ele? Ou o que eu vou precisar fazer?

No vencimento o montante é automaticamente resgatado, sendo o valor do principal + juros creditado em conta ja descontado o valor do IR

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...