Jump to content
  • 0

Melhor momento de comprar uma ação.


Juvandi G. D. J.

Pergunta

Olá!

 

Estou com uma dúvida que muito provavelmente é idiota, mas vamos lá:

Uma ação que paga dividendos é melhor ser comprada logo após ela realizar o pagamento de dividendos?

Lembro que o Raul falou que quando uma empresa paga os dividendos a ação baixa (o valor pago em dividendos). 

Isso significa que logo após é realizado o pagamento de dividendos a ação fica mais barata para ser comprada?

 

Exemplo: 

A ação custa hoje (08/08/2024) R$ 35,72, a empresa paga os dividendos hoje no valor de R$ 0,96 por ação, assim, a ação passa a valer (amanhã hipoteticamente) R$ 34,76, e esse seria o melhor momento para comprar ela? 

08/08/2024 - se eu comprasse custaria R$ 35,72

09/08/2024 - estará custando R$ 34,76

 

Acredito que não seja assim ou tem alguma informação que muda esse cenário, mas gostaria de entender. 

 

Abraço!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

@Juvandi G. D. J., o Raul explica isso no próprio curso: a ação paga dividendos no dia 10, e no dia 11, na hora em que o mercado abrir, o preço já pode subir e “compensar” aquele valor que foi retirado da ação. Eu pessoalmente não acho que seja uma boa estratégia ficar se preocupando com isso.

Até mesmo porque o que importa na nossa filosofia é o valor da ação, e não o seu preço.

Espero ter ajudado!

Editado por Matheus Passos Silva
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Juvandi G. D. J. o dividendo não pode ser uma parâmetro de quando comprar a ação !

Se o dividendo sai do valor da ação (do caixa da empresa ) , você paga o valor da ação e recebe o dinheiro de volta … e teria que reaportar !

se você compra após pagamento de dividendo , você paga o valor da ação (sem nenhum valor atual a sair do caixa )

pensando assim não dá pra dizer que está mais barato , apenas houve um pagamento de dividendos !

lembrando que na fase de construção de patrimônio , vamos sempre reinvestir estes dividendos !

o melhor momento de comprar é no dia do seu aporte , mês a mês , durante anos!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Sei disso, não estou falando que vou comprar a ação por causa dos dividendos e nem que vou sacar eles. 

O que falei é: quando eu decido comprar uma ação que eu não tenho em minha carteira (depois de utilizar todos os critérios ensinados nas aulas), espero que ocorra o pagamento de dividendos para efetuar a compra (principalmente se não tive como aportar antes da data base). 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Juvandi G. D. J. disse:

Sei disso, não estou falando que vou comprar a ação por causa dos dividendos e nem que vou sacar eles. 

O que falei é: quando eu decido comprar uma ação que eu não tenho em minha carteira (depois de utilizar todos os critérios ensinados nas aulas), espero que ocorra o pagamento de dividendos para efetuar a compra (principalmente se não tive como aportar antes da data base). 

Bom dia, Juvandi!

No longo prazo não fará diferença. Mesmo sabendo que ocorre um desconto no preço da ação após um pagamento e que o preço pode voltar a subir ou dar uma caída, no longo prazo serão compradas as ações da empresa por diversas vezes o que na prática não muda em nada em ter o ativo na carteira independente do seu momento de entrada.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu até acho que existem momentos mais favoráveis de comprar uma empresa. Momentos em que alguns fatores que não interferem no longo prazo, por algum motivo derrubaram bem o valor da cota.

No próprio curso aprendemos que ignorar totalmente a cotação atual é um erro. 

Agora, claro que quando estamos diversificados e usando o diagrama, os riscos de comprar a ação cara é bem diluída por conta própria.

Mas principalmente quando se está começando e/ou com a carteira ainda não bem distribuída entre os ativos que você determinou ter....acho que pode ser válido considerar isso sim.

Só que não é data de pagamento de dividendos que vai pesar nisso não...quanto a isso acho que pode ficar tranquilo, não faz diferença mesmo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...