Gostaria de colocar aqui o que eu entendi de contrafluxo, e caso esteja errado, me corrija.
Vamos la!!
O contrafluxo nada mais é que pegar um título atrelado a um indicador (seja selic, cdi ou ipca+) que no momento esta baixo mas corre o risco de aumentar certo?? Assim se a um titulo paga 140%do CDI quando o CDI está 5, deveria pegar ele pois "corre risco" da selic aumentar e, consequentemente o 140% incidira sobre esse aumento da selic. Blz até aki foi de boa.
Olhando para esse histórico (imagem a baixo) vemos períodos facil de observar isso, como entre 2019 e 2022, que comprar titulo atrelado tanto a IPCA ou CDI seria bem vantajoso.
PORÉM...
No momento atual deveria ser feito uma analise política/global para tentar prever um possível movimento desses indexadores certo? Como observamos uma crise global podemos deduzir que o inflação vai subir, certo???
Mas e no caso de 2016, onde tudo já estava alto? Ai a melhor opção seria títulos prefixados, uma vez que os outros títulos estariam atraindo mais olhares devido a alta rentabilidade, com o prefixado seu rendimento seria alto mesmo em momentos de indicadores baixo.
Pergunta
Ana Raquel De Souza Buzolin
Galera, boa noite!
Gostaria de colocar aqui o que eu entendi de contrafluxo, e caso esteja errado, me corrija.
Vamos la!!
O contrafluxo nada mais é que pegar um título atrelado a um indicador (seja selic, cdi ou ipca+) que no momento esta baixo mas corre o risco de aumentar certo?? Assim se a um titulo paga 140%do CDI quando o CDI está 5, deveria pegar ele pois "corre risco" da selic aumentar e, consequentemente o 140% incidira sobre esse aumento da selic. Blz até aki foi de boa.
Olhando para esse histórico (imagem a baixo) vemos períodos facil de observar isso, como entre 2019 e 2022, que comprar titulo atrelado tanto a IPCA ou CDI seria bem vantajoso.
PORÉM...
No momento atual deveria ser feito uma analise política/global para tentar prever um possível movimento desses indexadores certo? Como observamos uma crise global podemos deduzir que o inflação vai subir, certo???
Mas e no caso de 2016, onde tudo já estava alto? Ai a melhor opção seria títulos prefixados, uma vez que os outros títulos estariam atraindo mais olhares devido a alta rentabilidade, com o prefixado seu rendimento seria alto mesmo em momentos de indicadores baixo.
(me corrijam se eu tive alguem pensamento errado)
Resumindo:
IPCA e SELIC alta -> títulos prefixado
IPCA alta -> títulos atrelado a SELIC
SELIC alta -> título atrelada a IPCA
não é atoa do nome "contrafluxo" ne haha
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
DIAS POPULARES
9/Ago
4
Top Posters For This Question
Ana Raquel De Souza Buzolin 2 posts
Adriano Umemura 1 post
Matheus Passos Silva 1 post
DIAS POPULARES
9/Ago 2024
4 posts
Os mais famosos desse tópico
Matheus Passos Silva
Olá Ana, bom dia, Acho que seu entendimento sobre a essência do conceito de contrafluxo está no rumo certo, mas eu sugeriria alguns ajustes para aprimorar ainda mais seu entendimento. O cont
Adriano Umemura
Bom dia @Ana Raquel De Souza Buzolin. Somente complementando o @Matheus Passos Silva. Dependendo do cenario voce não necessariamente precisa escolher 1 tipo de titulo somente. Voce pode analisar o cen
Ana Raquel De Souza Buzolin
Galera, boa noite! Gostaria de colocar aqui o que eu entendi de contrafluxo, e caso esteja errado, me corrija. Vamos la!! O contrafluxo nada mais é que pegar um título atrelado a
Posted Images
3 respostas para essa pergunta
Recommended Posts