Jump to content
  • 0

Contrafluxo


Pergunta

Galera, boa noite!

 

Gostaria de colocar aqui o que eu entendi de contrafluxo, e caso esteja errado, me corrija.

Vamos la!!

O contrafluxo nada mais é que pegar um título atrelado a um indicador (seja selic, cdi ou ipca+) que no momento esta baixo mas corre o risco de aumentar certo?? Assim se a um titulo paga 140%do CDI quando o CDI está 5, deveria pegar ele pois "corre risco" da selic aumentar e, consequentemente o 140% incidira sobre esse aumento da selic. Blz até aki foi de boa.

Olhando para esse histórico (imagem a baixo) vemos períodos facil de observar isso, como entre 2019 e 2022, que comprar titulo atrelado tanto a IPCA ou CDI seria bem vantajoso.

PORÉM...

 image.png.47b7bb93d6aee8c8e0cf584026880e5c.png

No momento atual deveria ser feito uma analise política/global para tentar prever um possível movimento desses indexadores certo? Como observamos uma crise global podemos deduzir que o inflação vai subir, certo???

Mas e no caso de 2016, onde tudo já estava alto? Ai a melhor opção seria títulos prefixados, uma vez que os outros títulos estariam atraindo mais olhares devido a alta rentabilidade, com o prefixado seu rendimento seria alto mesmo em momentos de indicadores baixo.

(me corrijam se eu tive alguem pensamento errado)

 

Resumindo:

IPCA e SELIC alta -> títulos prefixado

IPCA alta -> títulos atrelado a SELIC

SELIC alta -> título atrelada a IPCA

não é atoa do nome "contrafluxo" ne haha

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
50 minutes ago, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Galera, boa noite!

 

Gostaria de colocar aqui o que eu entendi de contrafluxo, e caso esteja errado, me corrija.

Vamos la!!

O contrafluxo nada mais é que pegar um título atrelado a um indicador (seja selic, cdi ou ipca+) que no momento esta baixo mas corre o risco de aumentar certo?? Assim se a um titulo paga 140%do CDI quando o CDI está 5, deveria pegar ele pois "corre risco" da selic aumentar e, consequentemente o 140% incidira sobre esse aumento da selic. Blz até aki foi de boa.

Olhando para esse histórico (imagem a baixo) vemos períodos facil de observar isso, como entre 2019 e 2022, que comprar titulo atrelado tanto a IPCA ou CDI seria bem vantajoso.

PORÉM...

 image.png.47b7bb93d6aee8c8e0cf584026880e5c.png

No momento atual deveria ser feito uma analise política/global para tentar prever um possível movimento desses indexadores certo? Como observamos uma crise global podemos deduzir que o inflação vai subir, certo???

Mas e no caso de 2016, onde tudo já estava alto? Ai a melhor opção seria títulos prefixados, uma vez que os outros títulos estariam atraindo mais olhares devido a alta rentabilidade, com o prefixado seu rendimento seria alto mesmo em momentos de indicadores baixo.

(me corrijam se eu tive alguem pensamento errado)

 

Resumindo:

IPCA e SELIC alta -> títulos prefixado

IPCA alta -> títulos atrelado a SELIC

SELIC alta -> título atrelada a IPCA

não é atoa do nome "contrafluxo" ne haha

 

Olá Ana, bom dia,

Acho que seu entendimento sobre a essência do conceito de contrafluxo está no rumo certo, mas eu sugeriria alguns ajustes para aprimorar ainda mais seu entendimento.

O contrafluxo, em termos simples, é realmente uma estratégia de investimento que se aproveita de condições de mercado menos intuitivas para maximizar o retorno no futuro. A ideia é ir contra o fluxo natural ou o consenso do mercado em determinados momentos, aproveitando as oportunidades que surgem quando certos indicadores estão em níveis extremos ou em transição.

Neste sentido faço algumas considerações:

  • Entendimento do contrafluxo: A estratégia não é apenas sobre "pegar um título atrelado a um indicador que está baixo mas pode aumentar". O contrafluxo também envolve aproveitar as expectativas futuras de mudança em um cenário de alta ou baixa para travar condições favoráveis. Por exemplo, quando a Selic está baixa, investir em títulos atrelados ao CDI pode ser uma boa jogada, pois se a Selic subir, o CDI sobe junto, e você já está posicionado para aproveitar esse aumento.
  • IPCA e Selic: O que você mencionou sobre IPCA e Selic pode ser ajustado. Quando a Selic está alta com expectativa de baixa, uma estratégia de contrafluxo poderia ser investir em títulos pré-fixados, porque, se a Selic cair no futuro, os novos títulos emitidos terão taxas menores, e você terá garantido uma taxa mais alta. Já quando a inflação (IPCA) está baixa mas com tendência de alta (como parece ser o momento atual), pode ser interessante considerar títulos atrelados ao IPCA+ porque, se a inflação aumentar no futuro, esses títulos protegerão seu poder de compra, além de oferecer um retorno real.
  • Análise política e global: Você está certa ao mencionar que a análise do cenário político e global é crucial para prever os movimentos dos indexadores. A inflação, por exemplo, pode subir em crises econômicas ou políticas, e a Selic pode ser ajustada pelo Banco Central para controlar essa inflação. Tentar antecipar esses movimentos é uma parte importante da estratégia contrafluxo.

Resumindo com ajustes:

  • Selic alta e expectativa de queda: Investir em títulos pré-fixados para garantir uma taxa elevada antes que os juros caiam.
  • Inflação (IPCA) baixa e expectativa de alta: Investir em títulos atrelados ao IPCA+, pois eles protegerão contra a perda do poder de compra com a alta da inflação.
  • Selic baixa e expectativa de alta: Investir em títulos atrelados ao CDI ou Selic, que irão aproveitar a elevação futura das taxas de juros.

Depois de tudo isso, um último ponto: Como sempre diz o Raul, tente evitar "acertar o * da mosca". Porque de maneira bem prática, a gente nunca vai acertar 100% na escolha dos investimentos. De maneira prática, a gente tem de caminhar em direção aos 100% de acerto, mas isso nunca vai acontecer (na minha visão) porque nunca teremos 100% de informação disponível e correta sobre todos os investimentos o tempo todo rsrsrs.

Espero ter ajudado e sucesso em seus investimentos!

Editado por Matheus Passos Silva
  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Galera, boa noite!

 

Gostaria de colocar aqui o que eu entendi de contrafluxo, e caso esteja errado, me corrija.

Vamos la!!

O contrafluxo nada mais é que pegar um título atrelado a um indicador (seja selic, cdi ou ipca+) que no momento esta baixo mas corre o risco de aumentar certo?? Assim se a um titulo paga 140%do CDI quando o CDI está 5, deveria pegar ele pois "corre risco" da selic aumentar e, consequentemente o 140% incidira sobre esse aumento da selic. Blz até aki foi de boa.

Olhando para esse histórico (imagem a baixo) vemos períodos facil de observar isso, como entre 2019 e 2022, que comprar titulo atrelado tanto a IPCA ou CDI seria bem vantajoso.

PORÉM...

 image.png.47b7bb93d6aee8c8e0cf584026880e5c.png

No momento atual deveria ser feito uma analise política/global para tentar prever um possível movimento desses indexadores certo? Como observamos uma crise global podemos deduzir que o inflação vai subir, certo???

Mas e no caso de 2016, onde tudo já estava alto? Ai a melhor opção seria títulos prefixados, uma vez que os outros títulos estariam atraindo mais olhares devido a alta rentabilidade, com o prefixado seu rendimento seria alto mesmo em momentos de indicadores baixo.

(me corrijam se eu tive alguem pensamento errado)

 

Resumindo:

IPCA e SELIC alta -> títulos prefixado

IPCA alta -> títulos atrelado a SELIC

SELIC alta -> título atrelada a IPCA

não é atoa do nome "contrafluxo" ne haha

 

Bom dia @Ana Raquel De Souza Buzolin. Somente complementando o @Matheus Passos Silva. Dependendo do cenario voce não necessariamente precisa escolher 1 tipo de titulo somente. Voce pode analisar o cenario economico e montar um pool com os 3 indicadores, mas determinando o percentual para cada um de forma que se alinhe com as expectativas do mercado.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...