Jump to content
  • 0

Correlação entre Equatorial e Sabesp


Pergunta

Olá.
Terminei o curso recentemente e ao montar (e remontar) a minha carteira me deparei com a seguinte dúvida: Itaú e Itaúsa são dois ativos correlacionados, pois 37,2% da carteira da Itaúsa é Itaú então pensando em diversificação descorrelacionada concluo que o ideal é ter uma empresa ou outra, certo?
Mas com a privatização da Sabesp vi noticias que a Equatorial venceu o leilão para comprar 15% das ações da Sabesp, logo as duas empresas terão certa correlação, então mesmo elas sendo de setores diferentes devo escolher entre uma ou outra? ou isso vai depender de quantos % de Sabesp vai ser feita a Equatorial após a adquirição? a Equatorial irá divulgar essa %?
Desde já agradeço pelo atenção.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 horas atrás, João Augusto Ribeiro Dos Santos disse:

Terminei o curso recentemente e ao montar (e remontar) a minha carteira me deparei com a seguinte dúvida: Itaú e Itaúsa são dois ativos correlacionados, pois 37,2% da carteira da Itaúsa é Itaú então pensando em diversificação descorrelacionada concluo que o ideal é ter uma empresa ou outra, certo?

Boa noite @João Augusto Ribeiro Dos Santos. Na minha opinião sim, o ideal seria optar por uma das 2. Hoje mais de 80% do lucro da Itausa provem do Itau, ou seja, qualquer variação no resultado do Itau ira impactar a Itausa.

6 horas atrás, João Augusto Ribeiro Dos Santos disse:

Mas com a privatização da Sabesp vi noticias que a Equatorial venceu o leilão para comprar 15% das ações da Sabesp, logo as duas empresas terão certa correlação, então mesmo elas sendo de setores diferentes devo escolher entre uma ou outra? ou isso vai depender de quantos % de Sabesp vai ser feita a Equatorial após a adquirição? a Equatorial irá divulgar essa %?

Se o controle de uma empresa sobre outra tiver um percentual significativo sobre op resultado do controlador, sim, pode ser considerado uma correlação. Um exemplo disso é Bradespar e Vale. Se olhar no grafico das 2 empresas quando ocorreu o evento de Brumadinho, vera que da mesma forma que Vale despencou, Bradespar acompanhou o movimento.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
4 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

ITAU / ITAUSA com a Porto Seguro também estaria na mesma situação né?

 

 

8C7518BA-F5F3-4958-BBB5-0B221E59399A.png

Bom dia @Lucas Consoli Pereira. Na minha opinião a correlação é muito menor. No caso de Bradespar e Vale basicamente a totalidade da receita da Bradespar é originada do resultado de equivalência patrimonial e juros sobre o capital próprio da VALE.

Ja no caso de Porto Seguro, em 2009 foi constituida a PSIUPAR. O Itau realizou a transferencia da totalidade de ativos e passivos relacionados a sua carteira de seguros residenciais e de automoveis para companhia que foi denominada Itau Unibanco Seguros de Automovel e Residencia S.A.. Essa companhia foi transferida para a Porto Seguro; que em contrapartida, emitiu acoes que foram entregues ao Itau Unibanco. Hoje a PSIUPAR representa 70,82% de participação na POrto Seguro dos quais 30,4% pertencem ao Itau.

Contudo a representatividade dos ganhos desta particpação frente aos demais ganhos do ITAU é pequena, o que faz com que o grau de correlação comparada com Bradespar e Vale seja de proporções diferentes.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...