Jump to content
  • 0

CDB C6 Bank - Devo resgatar?


Allan Wild Jerke

Pergunta

Bom dia pessoal. Tenho um CBD no Banco C6 que comprei já faz vários meses, quando ainda estava começando nos investimentos e não entendia muito. Acabei de ver a aula de CDBs e coincidentemente o Raul usa bem esse banco de exemplo, mas a aula foi gravada (me parece) em 2020, então busquei dados mais atualizados no Banco Data e me deparei com isso:

image.png.950d3e407679dcda89f9a5be3ac35240.png

A empresa vem de prejuízo atrás de prejuízo nos últimos anos. O índice de Basileia até que está ok (11,4%), e obviamente vendo esse prejuízo, já que sei não vale a pena aportar mais no Banco C6. Mas a dúvida é a seguinte: devo resgatar meu CDB? Ele é pós-fixado de liquidez diária e o IR descontado agora, se eu resgatasse, seria de 20%. Será que compensa resgatar logo, já que é liquidez diária, e pagar 20% de IR, ou aceitar o risco e manter esse CDB pelo menos até o IR diminuir para 15% agora que a m* já foi feita? Obs.: CDB está no valor de R$24.524,93, rendimento bruto de R$1.987,39 e 397,46 de imposto de renda se resgatasse hoje.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
44 minutes ago, Allan Wild Jerke disse:

Bom dia pessoal. Tenho um CBD no Banco C6 que comprei já faz vários meses, quando ainda estava começando nos investimentos e não entendia muito. Acabei de ver a aula de CDBs e coincidentemente o Raul usa bem esse banco de exemplo, mas a aula foi gravada (me parece) em 2020, então busquei dados mais atualizados no Banco Data e me deparei com isso:

image.png.950d3e407679dcda89f9a5be3ac35240.png

A empresa vem de prejuízo atrás de prejuízo nos últimos anos. O índice de Basileia até que está ok (11,4%), e obviamente vendo esse prejuízo, já que sei não vale a pena aportar mais no Banco C6. Mas a dúvida é a seguinte: devo resgatar meu CDB? Ele é pós-fixado de liquidez diária e o IR descontado agora, se eu resgatasse, seria de 20%. Será que compensa resgatar logo, já que é liquidez diária, e pagar 20% de IR, ou aceitar o risco e manter esse CDB pelo menos até o IR diminuir para 15% agora que a m* já foi feita? Obs.: CDB está no valor de R$24.524,93, rendimento bruto de R$1.987,39 e 397,46 de imposto de renda se resgatasse hoje.

Amigo, tendo a proteção do FGC não vejo muito sentido em fazer o resgate antecipado ainda mais levando em conta que não se está na menor alíquota do IR e também para se vender antecipado é necessário comunicar a sua corretora para eles disponibilizarem ao mercado secundário. Para isso, envolve a cobrança de um spread o que pode consumir sua rentabilidade, a corretora antes disso verá se existe liquidez para seu título e por fim haverá a necessidade de um terceiro realizar a compra.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Allan Wild Jerke disse:

Bom dia pessoal. Tenho um CBD no Banco C6 que comprei já faz vários meses, quando ainda estava começando nos investimentos e não entendia muito. Acabei de ver a aula de CDBs e coincidentemente o Raul usa bem esse banco de exemplo, mas a aula foi gravada (me parece) em 2020, então busquei dados mais atualizados no Banco Data e me deparei com isso:

image.png.950d3e407679dcda89f9a5be3ac35240.png

A empresa vem de prejuízo atrás de prejuízo nos últimos anos. O índice de Basileia até que está ok (11,4%), e obviamente vendo esse prejuízo, já que sei não vale a pena aportar mais no Banco C6. Mas a dúvida é a seguinte: devo resgatar meu CDB? Ele é pós-fixado de liquidez diária e o IR descontado agora, se eu resgatasse, seria de 20%. Será que compensa resgatar logo, já que é liquidez diária, e pagar 20% de IR, ou aceitar o risco e manter esse CDB pelo menos até o IR diminuir para 15% agora que a m* já foi feita? Obs.: CDB está no valor de R$24.524,93, rendimento bruto de R$1.987,39 e 397,46 de imposto de renda se resgatasse hoje.

Concordo com o amigo Edison acima. Também tenho algumas coisas por lá (erros de uma vida passada rsrsrs) e não vou tirar por enquanto. Em vez disso, é só deixar de aportar.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Não há necessidade de resgate. Se o CDB foi feito pelo C6 é só fazer portabilidade para outra corretora e se é um CDB do C6 o FGC te garante (se tiver acima de 250K em CDBs do c6 vale o resgate de alguns para bater o valor por instituição)

PS: UBER, NUBANK e SPOTIFY estão há anos no mercado com lucros inconsistentes, o histórico deve ser levado em consideração e principalmente as vantagens que bancos tem na legislação brasileira .

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Allan Wild Jerke disse:

Bom dia pessoal. Tenho um CBD no Banco C6 que comprei já faz vários meses, quando ainda estava começando nos investimentos e não entendia muito. Acabei de ver a aula de CDBs e coincidentemente o Raul usa bem esse banco de exemplo, mas a aula foi gravada (me parece) em 2020, então busquei dados mais atualizados no Banco Data e me deparei com isso:

image.png.950d3e407679dcda89f9a5be3ac35240.png

A empresa vem de prejuízo atrás de prejuízo nos últimos anos. O índice de Basileia até que está ok (11,4%), e obviamente vendo esse prejuízo, já que sei não vale a pena aportar mais no Banco C6. Mas a dúvida é a seguinte: devo resgatar meu CDB? Ele é pós-fixado de liquidez diária e o IR descontado agora, se eu resgatasse, seria de 20%. Será que compensa resgatar logo, já que é liquidez diária, e pagar 20% de IR, ou aceitar o risco e manter esse CDB pelo menos até o IR diminuir para 15% agora que a m* já foi feita? Obs.: CDB está no valor de R$24.524,93, rendimento bruto de R$1.987,39 e 397,46 de imposto de renda se resgatasse hoje.

@Allan Wild Jerke calma Sardinha. O seu CDB é menos de R$250mil. O C6 está com prejuízo, mas não significa que o mundo acabará hoje ou amanhã. Como disseram os colegas, você está coberto pelo FGC. 

Pelo seu post, o valor não se trata de reserva de emergência. Na pior das hipóteses o C6 quebra e você vai receber o seu valor corrigido até a data da falência. O importante é analisar os próximos aportes para não se expor demais em Emissores que possam quebrar. 

Para mim faria sentido o resgate parcial ou total se você falasse que o valor é a sua reserva de emergência, aí sim seria importante analisar se faria uma movimentação ou não.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/08/2024 at 15:26, Ernesto Paulo Dos Santos Junior disse:

Não há necessidade de resgate. Se o CDB foi feito pelo C6 é só fazer portabilidade para outra corretora e se é um CDB do C6 o FGC te garante (se tiver acima de 250K em CDBs do c6 vale o resgate de alguns para bater o valor por instituição)

PS: UBER, NUBANK e SPOTIFY estão há anos no mercado com lucros inconsistentes, o histórico deve ser levado em consideração e principalmente as vantagens que bancos tem na legislação brasileira .

Pensei nessa hipótese, mas o suporte do C6 é péssimo. E CDBs permitem portabilidade? Tava vendo que é mais difícil e burocrático e em alguns casos nem tem como.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Allan Wild Jerke disse:

Pensei nessa hipótese, mas o suporte do C6 é péssimo. E CDBs permitem portabilidade? Tava vendo que é mais difícil e burocrático e em alguns casos nem tem como.

Allan, alguns CDBs sim outros não.

Existem títulos que são exclusivos dos emissores e por este motivo não existe a possibilidade de não ser possível fazer a transferência de custódia.

Para checar isso, o melhor a se fazer é verificar com a corretora de destino se há a possibilidade deles receberem determinado título.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...