Jump to content
  • 0

Algum fã de Goau4 por aí ?


Daniel Santos#4083

Pergunta

Fala pessoal, estou analisando GOAU4, acho uma empresa surpresa sólida e confiável, já provada pelo tempo e com indicadores que se aplicam a estratégia para buy hold.

Eu pessoalmente gosto da empresa! Porém nos últimos anos o lucro líquido, ROE e até a receita líquida vem caindo, além disso tem a questão da concorrência “desleal” com as chinesas do mesmo setor vendendo mais barato.

Dito isso, ao cadastrar no diagrama do cerrado ela ficou como minha terceira maior posição, o que me acendeu um alerta (aquele friozinho sabe hehe).

 

se tiver alguém que possa me ajudar com alguma visão, fico grato 💪🏾🤎 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 horas atrás, Daniel Santos#4083 disse:

Fala pessoal, estou analisando GOAU4, acho uma empresa surpresa sólida e confiável, já provada pelo tempo e com indicadores que se aplicam a estratégia para buy hold.

Eu pessoalmente gosto da empresa! Porém nos últimos anos o lucro líquido, ROE e até a receita líquida vem caindo, além disso tem a questão da concorrência “desleal” com as chinesas do mesmo setor vendendo mais barato.

Dito isso, ao cadastrar no diagrama do cerrado ela ficou como minha terceira maior posição, o que me acendeu um alerta (aquele friozinho sabe hehe).

 

se tiver alguém que possa me ajudar com alguma visão, fico grato 💪🏾🤎 

@Daniel Santos#4083 não estudei a empresa, então não poderia falar muito sobre ela. Vi que teve prejuízos por 3 anos, o que não é necessariamente um problema, precisaria analisar o motivo. Precisa verificar como está o ciclo do preço do aço para entender se está na alta ou na baixa.

Com relação a nota no Diagrama do Cerrado, vale lembrar que o Diagrama é um gerenciador de riscos e não um avaliador de empresa. Qualquer empresa, por pior ou melhor que seja, vai pontuar no Diagrama e dependendo do viés das perguntas, das metas definidas para as classes de ativos, vai pontuar mais ou menos, e vai ter uma exposição maior ou menor frente as demais classes de ativos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/08/2024 at 20:35, Daniel Santos#4083 disse:

Fala pessoal, estou analisando GOAU4, acho uma empresa surpresa sólida e confiável, já provada pelo tempo e com indicadores que se aplicam a estratégia para buy hold.

Eu pessoalmente gosto da empresa! Porém nos últimos anos o lucro líquido, ROE e até a receita líquida vem caindo, além disso tem a questão da concorrência “desleal” com as chinesas do mesmo setor vendendo mais barato.

Dito isso, ao cadastrar no diagrama do cerrado ela ficou como minha terceira maior posição, o que me acendeu um alerta (aquele friozinho sabe hehe).

 

se tiver alguém que possa me ajudar com alguma visão, fico grato 💪🏾🤎 

Bom dia / tarde

Boa parte desses problemas vem se dando por conta do preço do minério.

Repare que essas quedas vem sendo razoavelmente proporcionais as da Vale.

Além disso, a Gerdau vem expandindo muito pro mercado americano, o que tem se provado uma decisão bem acertada da empresa.

Também tem se consolidado como uma ótima pagadora de dividendos, sem comprometer os investimentos para o crescimento da empresa.

Quanto aos anos que deram prejuízo, isso se deu apenas na época do apocalipse do Impeachment. 

Resumidamente: Empresa tá com dívida minúscula, super descontada, pagando bons dividendos e com boas perspctivas. (Recomendo ler os 2 últimos RIs da empresa pra ter uma melhor noção dessa questão dos EUA que falei)

Enfim, é uma empresa altamente ligada a valor de commodities...ou seja, cíclica né. Se você quer ter esse tipo de empresa na carteira, comprar ela justamente quando a commoditie tá em baixa parece ser uma boa escolha, mas óbvio que isso não é recomendação de compra. hehe

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala Daniel, blz?

Sou investidor de metalúrgica gerdau desde o inicio do ano passado no meu começo de carreira como investidor (n que eu ainda n esteja no começo kkkk, vou fazer apenas 3 anos investindo)

Considero ela sim uma boa empresa para estudo, mas é importante deixarmos o viés de lado e não se apaixonar por uma empresa, principalmente quando apresenta múltiplos e indicadores interessantes como o dela no momento.

É uma empresa bem antiga que passou por várias guerras, crises como a grande depressão, subprime, entre outras incluindo brasileiras, e até hoje está de pé, levando tudo isso em consideração acho extremamente difícil dar algo de errado com essa empresa no longo prazo, porém, não da para negar que embora perene o setor da indústria de aço é bem complicado e um pouco arriscado na MINHA opinião, por todas as questões já citadas como ser um setor de commodity, um setor extremamente depende da china, etc...

Então existe a possibilidade de algum momento da economia dar algo errado no setor e/ou geral mesmo e ter alguns prejuízos como os ocorridos em alguns atrás, porém como já citado é uma empresa que passou por diversas crises então acredito que independente da crise que tenha ela venha a performar bem no longo prazo. Mas é importante manter a mente fria caso algo assim venha acontecer.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...