Jump to content
  • 0

Investimento renda fixa médio prazo


Pergunta

Olá,

Estou pensando em fazer aportes mensais abaixo de R$ 1.000,00 no mesmo ativo de renda fixa com a certeza de precisar sacar tudo de uma vez apenas a partir de 2 anos do primeiro aporte mensal.
Nesse caso, para aproveitar a melhor relação IRxRentabilidadexLiquidez após 2 anos do primeiro aporte mensal?
Seria um LCI/LCA com 95% do CDI (ativo que consigo encontrar no mercado)? ou um CDB de liquidez diária? ou ainda um ETF de renda fixa para rentabilizar pelo menos a taxa selic do período?
Fico aberta a outras sugestões para essa minha estratégia...
 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
56 minutes ago, Ingrid Reizer Alves De Campos disse:

Estou pensando em fazer aportes mensais abaixo de R$ 1.000,00 no mesmo ativo de renda fixa com a certeza de precisar sacar tudo de uma vez apenas a partir de 2 anos do primeiro aporte mensal.

@Ingrid Reizer Alves De Campos normalmente os títulos de renda fixa são a partir de R$1mil, no entanto na AUVP CAPITAL no BTG muitas opções de títulos abaixo de R$1mil. A questão seria adequar os vencimentos para os seu prazo.

1 hour ago, Ingrid Reizer Alves De Campos disse:

Nesse caso, para aproveitar a melhor relação IRxRentabilidadexLiquidez após 2 anos do primeiro aporte mensal?

A tabela do IR é calculada com base na data de cada aporte. Por exemplo, seu prazo para resgatar todos estes aportes for Agosto/2026 e quando você fizer o aporte em Maio/2026 o IR sobre este aporte será de 22,50%.

Não fiz as contas para afirmar se este "formato" de aporte lhe traria a melhor relação IRxRENTABILIDADExLIQUIDEZ.

1 hour ago, Ingrid Reizer Alves De Campos disse:

Seria um LCI/LCA com 95% do CDI (ativo que consigo encontrar no mercado)? ou um CDB de liquidez diária? ou ainda um ETF de renda fixa para rentabilizar pelo menos a taxa selic do período?

Pelo que entendi, você tem uma meta para este valor, então descarte qualquer ativo de renda variável e que não tenham cobertura do FGC, pois o primeiro vai variar o valor para mais e para menos, e o segundo, porque se o Emissor quebrar ou não honrar o pagamento, você ficará sem o dinheiro.

Com relação a LCI/LCA se ele se enquadrar no seu prazo, não vejo problema. O CDB de liquidez diária não importa se ele vencer acima de 2 anos, afinal você pode resgatar a qualquer momento. 

Uma outra opção seriam os títulos do Tesouro Direto. O Tesouro Selic seria uma opção melhor que um CDB de liquidez diária, muito mais seguro e pode ser vendido a qualquer momento, e o CDB seria preciso esperar o vencimento. E tem o Tesouro IPCA+ ou Tesouro Pré com vencimento dentro do seu prazo e levando em consideração que você leve até o vencimento, pois se resgatar antes, pode perder com a marcação a mercado.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Ingrid Reizer Alves De Campos disse:

Olá,

Estou pensando em fazer aportes mensais abaixo de R$ 1.000,00 no mesmo ativo de renda fixa com a certeza de precisar sacar tudo de uma vez apenas a partir de 2 anos do primeiro aporte mensal.
Nesse caso, para aproveitar a melhor relação IRxRentabilidadexLiquidez após 2 anos do primeiro aporte mensal?
Seria um LCI/LCA com 95% do CDI (ativo que consigo encontrar no mercado)? ou um CDB de liquidez diária? ou ainda um ETF de renda fixa para rentabilizar pelo menos a taxa selic do período?
Fico aberta a outras sugestões para essa minha estratégia...
 

 

Boa tarde, Ingrid!

Apenas deixando uns centavos de contribuição.

A melhor alternativa pensando no quesito valores na minha opinião seria o tesouro Selic. Lá o investimento mínimo é de R$30. Mas como dito pelo @Flavio Prado tem bastante opção interessante na AUVP capital com aportes mínimos de, por exemplo, até R$500 o que também acredito que esteja em seus objetivos. 

E dentro da própria AUVP capital tem informações de rentabilidades equivalentes o que pode te ajuda no comparativo e escolha entre LCAs/LCIs e CDBs. CDB é possível achar algo que case o vencimento do título com data de uso do dinheiro.

 

Espero que agregue ao tema!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...