Jump to content
  • 0

Ajuda na análise - Conclusões e finalizando módulo 03


Pergunta

(Textão) Pessoal finalizei pela manhã o módulo 03, mas ainda não me sinto "seguro" de partir para o módulo 04, até o momento estou acumulando uma grana para poder aportar, vi diversos alunos falando para aportar somente depois que finalizar o curso (confesso que está bem difícil segurar essa vontade, mas estou conseguindo)

Dúvida 01: 

Estou praticando análise de rentabilidade entre um título de Tesouro direto Pré-fixado e um CDB do Banco BTG.image.png.96a1cf53d9f638549e9a340b37461fec.png

 

Na imagem acima é possível observar que hoje foi lançado um título tesouro pré-fixado com rentabilidade anual de 11,30% com vencimento em 2027.

Com base nisso fui procurar ofertas de CDB com o vencimento bem próximo ou senão em 2027, porém, com uma rentabilidade maior.

No BTG achei as seguintes ofertas:image.png.0c5b31937d4cbc34a784e0515ea8d42d.png

Ambos bancos possuem um índice de Basileia bons (acima de 15%) e apresentam lucros constantes.

 A DÚVIDA O CDB do Banco Pan tem uma rentabilidade maior que o título de Tesouro Direto pré-fixado com vencimento em 2027 está oferecendo HOJE (14/08/24), logo é melhor investir nesse tipo de Pré-fixado?

Segunda dúvida a respeito se meus pontos em cada tipo investimento estão corretos:

Na ideia de maior rentabilidade temos:

2.1 Tesouro Direto -> com títulos pré-fixados e pós fixados - a ideia é vencer a inflação

2.2 CDB's -> os investimentos em CDB's tem que ser mais rentáveis que o tesouro direto por conta de preço e risco (risco do banco explodir)

2.3 LCs -> São alternativas aos empréstimos aos bancos, mas ao invés disso emprestamos a instituições financeiras, logo, uma LC boa tem que ser mais rentável que um CDB e o Tesouro Direto pelo mesmo motivo do CDB, é mais seguro emprestar para um banco muitas vezes do que emprestar para uma instituição financeira como por exemplo o Sicredi e dentre outras.

2.4 Debêntures -> investimentos de alto risco, porém mais rentáveis, ele tem que ganhar de todos os outros anteriores (Tesouro Direto, CDB's, LCs), é basicamente emprestar dinheiro a empresas. A ideia aqui é que procure-se por empresas com capital aberto e se possível debêntures incentivadas, visto que a isenção do IR no valor final faz uma diferença muitas vezes grande.

2.5 LCI e LCA -> Investimentos que os bancos emitem, são eles Letras de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito Agrícola, são isentos de IR's por serem investimentos que o governo quer incentivar, fora que também são cobertos pelo FGC, são uma boa alternativa (ao meu ver) nos CDB's e LC's...

2.6 CRI e CRA -> São investimentos, que ao meu ver já são bem avançados, porém, apresentam uma maior rentabilidade (quando a análise for feita de forma correta), diferentemente das LCI e LCA, ao invés de ter um intermediador, neste caso você bota a mão no fogo e empresta seu dinheiro diretamente pra instituição, neste caso, o CRI e CRA não tem segurança do FGC e portanto devem apresentar uma maior rentabilidade, ao meu ver, ele tem que ganhar de todos os outros investimentos anteriores...

2.7 Fundos de Investimento -> Bomba, basicamente, a maioria dos fundos no Brasil basicamente são para fazer você perder ou empatar com a corretora (o que significa perder também), neste caso são os fundos ativos (os passivos ainda não cheguei a ver na aula sobre)

2.8 Onde investir Reserva de Emergência -> Duas alternativas são investir em um título do tesouro atrelado a Selic, por possuir liquidez diária (se você pedir até as 13-14h em dias de semana) ou deixar na poupança (para ter o dinheiro sempre ali até mesmo em finais de semana). Vi alguns alunos dizendo que colocam em CDB's que conseguem movimentar até mesmo em finais de semana, não consegui encontrar nenhum, utilizo como corretoras: NuInvest (Nubank), BTG e Rico, portanto se tiver alguma recomendação ficarei extremamente grato. 

Peço desculpas pelo grande textão, mas é que eu não quero passar pro próximo módulo se estou errado em algum ponto... De antemão, muito obrigado pela ajuda e suporte!

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

 A DÚVIDA O CDB do Banco Pan tem uma rentabilidade maior que o título de Tesouro Direto pré-fixado com vencimento em 2027 está oferecendo HOJE (14/08/24), logo é melhor investir nesse tipo de Pré-fixado?

@José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva a questão não passa somente se é "melhor ou pior". Passa pela expectativa futura que você tem em relação ao Emissor (se vai ou não quebrar) e a taxa de juros (se vai subir ou cair). O Tesouro Direto é extremamente seguro, por esta razão o prêmio dele acaba sendo menor. No entanto ele tem liquidez diária, porém devido a marcação a mercado pode ou não vender com prejuízo. Já o CDB o resgate antecipado depende em ter outro investidor disposto a comprar e 99,9% das vezes haverá perda na rentabilidade, então quando investimos em renda fixa precisamos considerar que levaremos até o vencimento.

1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

2.1 Tesouro Direto -> com títulos pré-fixados e pós fixados - a ideia é vencer a inflação

Normalmente esperamos ter uma rentabilidade acima da inflação. No caso do Prefixado e título com rentabilidade ligada a Selic corremos o risco de não conseguir, pois se a inflação aumentar muito o Prefixado pode ficar para trás. E o ligado a Selic provavelmente haverá um aumento da Selic, mas pode não ser suficiente para cobrir a inflação.

1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

2.2 CDB's -> os investimentos em CDB's tem que ser mais rentáveis que o tesouro direto por conta de preço e risco (risco do banco explodir)

Como falado no início, o Tesouro Direto é o mais seguro, portanto o prêmio de risco será um dos menores.

1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

2.3 LCs -> São alternativas aos empréstimos aos bancos, mas ao invés disso emprestamos a instituições financeiras, logo, uma LC boa tem que ser mais rentável que um CDB e o Tesouro Direto pelo mesmo motivo do CDB, é mais seguro emprestar para um banco muitas vezes do que emprestar para uma instituição financeira como por exemplo o Sicredi e dentre outras.

Não necessariamente uma LC será mais rentável que um CDB. Tudo é questão de prêmioXrisco. Um CDB pode ser muito mais arriscado que uma LC.

1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

2.4 Debêntures -> investimentos de alto risco, porém mais rentáveis, ele tem que ganhar de todos os outros anteriores (Tesouro Direto, CDB's, LCs), é basicamente emprestar dinheiro a empresas. A ideia aqui é que procure-se por empresas com capital aberto e se possível debêntures incentivadas, visto que a isenção do IR no valor final faz uma diferença muitas vezes grande.

O mesmo que o anterior. Não é porque é uma debênture que ela seria necessariamente mais rentável que os outros tipos de títulos. 

1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

2.5 LCI e LCA -> Investimentos que os bancos emitem, são eles Letras de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito Agrícola, são isentos de IR's por serem investimentos que o governo quer incentivar, fora que também são cobertos pelo FGC, são uma boa alternativa (ao meu ver) nos CDB's e LC's...

São boas alternativas, porém sempre faça o cálculo do IR, pois um título que tem IR pode ser mais rentável que um título isento.

1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

2.6 CRI e CRA -> São investimentos, que ao meu ver já são bem avançados, porém, apresentam uma maior rentabilidade (quando a análise for feita de forma correta), diferentemente das LCI e LCA, ao invés de ter um intermediador, neste caso você bota a mão no fogo e empresta seu dinheiro diretamente pra instituição, neste caso, o CRI e CRA não tem segurança do FGC e portanto devem apresentar uma maior rentabilidade, ao meu ver, ele tem que ganhar de todos os outros investimentos anteriores...

Novamente, não é porque não tem garantia do FGC ou ser mais arriscado, que as ofertas estarão melhores que os demais títulos.

1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

2.7 Fundos de Investimento -> Bomba, basicamente, a maioria dos fundos no Brasil basicamente são para fazer você perder ou empatar com a corretora (o que significa perder também), neste caso são os fundos ativos (os passivos ainda não cheguei a ver na aula sobre)

Está correto. Se fizermos o Beabá do que aprendemos aqui, iremos performar melhor que os fundos de investimentos.

1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

2.8 Onde investir Reserva de Emergência -> Duas alternativas são investir em um título do tesouro atrelado a Selic, por possuir liquidez diária (se você pedir até as 13-14h em dias de semana) ou deixar na poupança (para ter o dinheiro sempre ali até mesmo em finais de semana). Vi alguns alunos dizendo que colocam em CDB's que conseguem movimentar até mesmo em finais de semana, não consegui encontrar nenhum, utilizo como corretoras: NuInvest (Nubank), BTG e Rico, portanto se tiver alguma recomendação ficarei extremamente grato.

Está correto. Parte no Tesouro Selic, parte na conta do Bancão e parte em espécie em casa. Com relação ao CDB com baixa automática, são títulos vinculados a conta corrente. Eles não são títulos oferecidos pelas Corretoras. Você precisa falar com o Gerente da sua conta e solicitar que o saldo da conta fique investida em um CDB de liquidez diária e baixa automática para a conta corrente e de preferência que pague próximo a 100% do CDI.

1 hour ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Peço desculpas pelo grande textão, mas é que eu não quero passar pro próximo módulo se estou errado em algum ponto... De antemão, muito obrigado pela ajuda e suporte!

Se eu fosse você começava logo os próximos módulos. No geral a compreensão da Renda Fixa está correta. 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Estou nessa mesma situação que você José, segurando grana para não começar a investir antes do fim do curso e tentando simular se estou fazendo os cálculos corretos.
No meu caso eu tentei simular uma carteira inteira com investimentos em renda fixa e ficou desse jeito.

image.png.7b2dcebd3bb077b0e6b117dbdac5f760.png

Tentei ganhar o máximo possível no período de até 2029 e sem ter muitos riscos.

Minhas premissas de escolhas foram:
Banco Master, por ser um banco com índices bons.
Banco Digimais tem bons números.
Enauta é uma empresa no ramo de petróleo e gás (setor perene), empresa muito antiga então é difícil de quebrar do nada (conceitos da aula do Raul).

Fico incomodado por ter 3 ativos do Banco Master, então fico receoso com isso. Por não seguir aquela ideia do Raul de diversificação, eu estou investindo no máximo 35% do valor total investido. Eu acho bem arriscado, mas se der certo é um retorno grande ao meu ver.

Selecionei ativos Pré-fixados para ter um valor de rendimento ao ano "travado".
Selecionei CDI em percentual (121% do CDI) e CDI+ para que se caso o CDI aumente, o meu ganho irá aumentar e se ele baixar o outro ativo ligado ao IPCA provavelmente irá aumentar e dai ganho com os outros ativos ligados ao IPCA.
Se eu calculei certo com essa tabela eu terei +- um rendimento de 15,89% a.a.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Igor Santos Leão disse:

No meu caso eu tentei simular uma carteira inteira com investimentos em renda fixa e ficou desse jeito.

image.png.7b2dcebd3bb077b0e6b117dbdac5f760.png

Tentei ganhar o máximo possível no período de até 2029 e sem ter muitos riscos.

@Igor Santos Leão quando você calcula a rentabilidade dos títulos indexados pela Selic e IPCA você está considerando que estes índices variam para mais e para menos? Ou usou os 11,35% e 4,23% fixos até o vencimento?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Igor Santos Leão quando você calcula a rentabilidade dos títulos indexados pela Selic e IPCA você está considerando que estes índices variam para mais e para menos? Ou usou os 11,35% e 4,23% fixos até o vencimento?

Coloquei fixo, apenas como uma ideia de média. é só para tirar como uma simulação se fosse o caso de manter essa media.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...