Jump to content
  • 0

Montando uma carteira - Dúvidas de um Conservador


Lucas Amaral

Pergunta

Pessoal, boa tarde!

Ontem comecei a realizar aportes e, assim, dar o pontapé inicial na construção da minha carteira de investimentos. Como sou daqueles que ainda tem receio e é um pouco conservador, fui buscando títulos de renda fixa que num primeiro momento faziam sentido estar na minha carteira. 

Lembrando das aulas e da premissa que "Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA" segui em busca de títulos que me propiciariam a rentabilidade em cima desses índices. Incluí então um CDB do Banco Master IPC-A+7,40% com um vencimento em 08/2028, além de outros pré-fixados. 

Outro título (investi pouco nele) foi o "FIM Trend Ouro" que não possuía taxa de de performance atrelado a ele, apenas de administração com o percentual de 1,2%. Esse fundo me chamou atenção pela forma que estava performando, não sendo um fundo recente no mercado e com boa rentabilidade. Por mais que a premissa explicada pelo Raul nas aulas de que o Fundo de Investimento é balela devido ao come cotas, achei que valeria o risco de investir pouco.

Gostaria de saber se estou seguindo as orientações de forma correta, se meu critério de análise também está no caminho certo?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
14 horas atrás, Lucas Amaral disse:

Pessoal, boa tarde!

Ontem comecei a realizar aportes e, assim, dar o pontapé inicial na construção da minha carteira de investimentos. Como sou daqueles que ainda tem receio e é um pouco conservador, fui buscando títulos de renda fixa que num primeiro momento faziam sentido estar na minha carteira. 

Lembrando das aulas e da premissa que "Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA" segui em busca de títulos que me propiciariam a rentabilidade em cima desses índices. Incluí então um CDB do Banco Master IPC-A+7,40% com um vencimento em 08/2028, além de outros pré-fixados. 

Outro título (investi pouco nele) foi o "FIM Trend Ouro" que não possuía taxa de de performance atrelado a ele, apenas de administração com o percentual de 1,2%. Esse fundo me chamou atenção pela forma que estava performando, não sendo um fundo recente no mercado e com boa rentabilidade. Por mais que a premissa explicada pelo Raul nas aulas de que o Fundo de Investimento é balela devido ao come cotas, achei que valeria o risco de investir pouco.

Gostaria de saber se estou seguindo as orientações de forma correta, se meu critério de análise também está no caminho certo?

Oi Lucas,

Eu pessoalmente não teria investido no fundo de investimento, mas claro que é a análise de risco de cada um. Se para você faz sentido e você tem conhecimento a respeito de como estes fundos funcionam, manda ver.

Em relação ao IPCA+, para mim é o que efetivamente faz mais sentido no momento, seguido pelos títulos prefixados. Apenas acho que o prazo de 4 anos é um pouco longo, mas isso sou eu: no momento tenho optado por títulos vinculados ao IPCA+ com prazo de 2 anos, já que não sabemos como a inflação vai se comportar daqui para a frente.

Lembrando que isso não é recomendação de compra ou venda de nada rsrsrs.

Espero ter ajudado um pouco!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Lucas Amaral disse:

Pessoal, boa tarde!

Ontem comecei a realizar aportes e, assim, dar o pontapé inicial na construção da minha carteira de investimentos. Como sou daqueles que ainda tem receio e é um pouco conservador, fui buscando títulos de renda fixa que num primeiro momento faziam sentido estar na minha carteira. 

Lembrando das aulas e da premissa que "Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA" segui em busca de títulos que me propiciariam a rentabilidade em cima desses índices. Incluí então um CDB do Banco Master IPC-A+7,40% com um vencimento em 08/2028, além de outros pré-fixados. 

Outro título (investi pouco nele) foi o "FIM Trend Ouro" que não possuía taxa de de performance atrelado a ele, apenas de administração com o percentual de 1,2%. Esse fundo me chamou atenção pela forma que estava performando, não sendo um fundo recente no mercado e com boa rentabilidade. Por mais que a premissa explicada pelo Raul nas aulas de que o Fundo de Investimento é balela devido ao come cotas, achei que valeria o risco de investir pouco.

Gostaria de saber se estou seguindo as orientações de forma correta, se meu critério de análise também está no caminho certo?

Bom dia, Lucas!

Primeiro de tudo, parabéns pelo início dos investimentos! Acredite, não é tão fácil quanto parece dar o primeiro passo e colocar nosso dinheiro para trabalhar.

Sua análise sobre o contrafluxo e a decisão de investimento em IPCA+ está correta e inclusive diria que você pegou um bom título. Show de bola!

Também partilho da opinião do nosso amigo @Matheus Passos Silva sobre os fundos de investimentos. Particularmente eu prefiro ter mais controle sobre meu dinheiro do que deixar em um fundo onde um gestor vai aplicar algum tipo de estratégia.

Uma coisa que é importante você se ater nestes fundos é que os gráficos de performance que são mostrados geralmente não são considerados os come cotas nem deduções de IR, taxas de administração e/ou performance quando houver. Sendo assim, é necessário estar atento para saber se a rentabilidade sendo ali mostrada é uma rentabilidade real.

 

Espero que ajude a refletir e bora crescer essa carteira!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Matheus Passos Silva e @Edison Paulini, muito obrigado pelas dicas, elas serão de grande ajuda nesse início. Vou passar a analisar melhor essas questões intrínsecas aos Fundos de Investimentos. Como eu aportei um valor irrisório até, acredito que dá pra ir aprendendo com os erros e fortalecendo minha carteira futuramente fugindo de tais armadilhas como os Fundos. 

Quanto aos outros títulos levarei em consideração também a questão de tentar reduzir o prazo de vencimento deles, buscando sempre os de menor prazo e que me permita ter a alíquota regressiva para o menor percentual de retenção. 

Sempre bom ter essas dicas para ser mais assertivo na hora de buscar os títulos. 

Obrigado, vocês são feras!!! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Lucas Amaral disse:

@Matheus Passos Silva e @Edison Paulini, muito obrigado pelas dicas, elas serão de grande ajuda nesse início. Vou passar a analisar melhor essas questões intrínsecas aos Fundos de Investimentos. Como eu aportei um valor irrisório até, acredito que dá pra ir aprendendo com os erros e fortalecendo minha carteira futuramente fugindo de tais armadilhas como os Fundos. 

Quanto aos outros títulos levarei em consideração também a questão de tentar reduzir o prazo de vencimento deles, buscando sempre os de menor prazo e que me permita ter a alíquota regressiva para o menor percentual de retenção. 

Sempre bom ter essas dicas para ser mais assertivo na hora de buscar os títulos. 

Obrigado, vocês são feras!!! 

Como dizem, #tmj rsrsrs.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Lucas Amaral disse:

Ontem comecei a realizar aportes e, assim, dar o pontapé inicial na construção da minha carteira de investimentos. Como sou daqueles que ainda tem receio e é um pouco conservador, fui buscando títulos de renda fixa que num primeiro momento faziam sentido estar na minha carteira. 

Ser conservador vai te ajudar muito, principalmente a pensar antes de incluir algo na sua carteira. A dica de ouro que parece cliche, so coloque na sua carteira ativos que voce conheça e entenda 100%, e que deixem dormir tranquilos, e que se encaixem na sua estrategia..

Evite fundos, voce pode aplicar no ativo do fundo diretamente sem pagar taca de administração

Veja só olhei rapidamente o Fundo no site da XP

persegue CDI cobrando 1,20% de adm  (vc mesmo aportando no CDI 100% puro ja ganharia do fundo)

image.png.d164c2641086791c9d8a10148dc7ab2e.png

 

olhando o objetivo pra mim ao menos piorou, voce poderia se expor ao IAU (internacional) ou ao GOLD11 (ETF no brazuca mesmo), que estaria basicamente na mesma estratégia do fundo sem estar pagando taxa pro fundo

image.png.01bf5ecba25fa318924f1cd38f1110aa.png

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde!

@Henrique Magalhães, realmente agora analisando tudo isso que me passou me pareceu uma escolha bem burra da minha parte. Procurei enxergar essas questões mais a fundo e fiz outros cálculos aqui e, identifiquei que há títulos oferecendo prêmios bem maiores em relação a essa bomba que eu me meti rsrs. 

Obrigado por me mostrar essa visão e fazer com que eu melhore meu critério de análise. De agora em diante eu nem olho mais para os Fundos, apenas nos títulos em que eles investem e olhe lá kkk.

Abraços!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Lucas Amaral disse:

Boa tarde!

@Henrique Magalhães, realmente agora analisando tudo isso que me passou me pareceu uma escolha bem burra da minha parte. Procurei enxergar essas questões mais a fundo e fiz outros cálculos aqui e, identifiquei que há títulos oferecendo prêmios bem maiores em relação a essa bomba que eu me meti rsrs. 

Obrigado por me mostrar essa visão e fazer com que eu melhore meu critério de análise. De agora em diante eu nem olho mais para os Fundos, apenas nos títulos em que eles investem e olhe lá kkk.

Abraços!

Amigo, relaxa que todo investir já fez 💩 na vida!

Eu mesmo comecei minha jornada nos investimentos nessas badaroscas aí Huahahua

O bom que aprendeu inclusive a justificar do porque o investimento é ruim e pode inclusive alertar mais colegas sobres esse tipo de ativo.

 

PS: vá e não peques mais  huahua

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...