Jump to content
  • 0

Aproveitar o Momento Atual ou Seguir Estrategicamente? Peço orientação.


Nelson Pimentel Carriati

Pergunta

Pessoal,

Estou enfrentando uma situação que tem me deixado apreensivo e gostaria da ajuda de vocês para tomar uma decisão mais consciente.

Repetindo um pouco do que já falei em outros tópicos, comecei a investir este ano, pouco antes de iniciar o curso, e ainda tenho uma boa parte do meu capital em um fundo de investimento. Fui aconselhado a não retirar montantes muito grandes de uma só vez, mas sim ir retirando aos poucos, somando aos meus aportes regulares. (mesmo se eu fosse retirando mensamente uma quantia que equivale a 10 vezes do meu aporte normal, ainda levaria quase um ano pra tirar tudo do fundo, pra terem idéia)

A questão é que a bolsa brasileira começou a se valorizar mais rápido do que eu esperava, e sinto que pode ser uma oportunidade única para nós investidores. Isso me faz pensar se não deveria aumentar as retiradas desse fundo para aproveitar esse momento e distribuir melhor nos meus investimentos atuais.

Além disso, outro dilema. Cometi o erro de concentrar muito capital em poucas empresas no começo (antes de fazer o curso), e agora estou numa situação em que as ações em que menos investi foram as que mais se valorizaram nas últimas duas semanas. Seguindo o Diagrama do Cerrado, eu acabaria tendo que aportar a maior parte do dinheiro nessas ações que já tiveram uma valorização muito grande, deixando de lado as empresas da carteira que seguem bem mais descontadas.

O que vocês acham? Vale a pena seguir o Diagrama à risca mesmo nesse cenário, ou deveria considerar ajustar minha estratégia para aproveitar melhor o momento atual?

Essas são as duas dúvidas...

Obrigado desde já por qualquer orientação!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Pessoal,

Estou enfrentando uma situação que tem me deixado apreensivo e gostaria da ajuda de vocês para tomar uma decisão mais consciente.

Repetindo um pouco do que já falei em outros tópicos, comecei a investir este ano, pouco antes de iniciar o curso, e ainda tenho uma boa parte do meu capital em um fundo de investimento. Fui aconselhado a não retirar montantes muito grandes de uma só vez, mas sim ir retirando aos poucos, somando aos meus aportes regulares. (mesmo se eu fosse retirando mensamente uma quantia que equivale a 10 vezes do meu aporte normal, ainda levaria quase um ano pra tirar tudo do fundo, pra terem idéia)

A questão é que a bolsa brasileira começou a se valorizar mais rápido do que eu esperava, e sinto que pode ser uma oportunidade única para nós investidores. Isso me faz pensar se não deveria aumentar as retiradas desse fundo para aproveitar esse momento e distribuir melhor nos meus investimentos atuais.

Além disso, outro dilema. Cometi o erro de concentrar muito capital em poucas empresas no começo (antes de fazer o curso), e agora estou numa situação em que as ações em que menos investi foram as que mais se valorizaram nas últimas duas semanas. Seguindo o Diagrama do Cerrado, eu acabaria tendo que aportar a maior parte do dinheiro nessas ações que já tiveram uma valorização muito grande, deixando de lado as empresas da carteira que seguem bem mais descontadas.

O que vocês acham? Vale a pena seguir o Diagrama à risca mesmo nesse cenário, ou deveria considerar ajustar minha estratégia para aproveitar melhor o momento atual?

Essas são as duas dúvidas...

Obrigado desde já por qualquer orientação!

Olá Nelson, bom dia,

Primeiro, quero deixar claro que o que vou dizer abaixo são apenas minhas ideias, mas não é recomendação de nada.

Claro que não sei qual o seu patrimônio e quanto você tem investido, e nem sei se você já terminou ou não o curso (imagino que sim). E por isso, falando de uma maneira genérica, eu retiraria tudo dos fundos de investimento em decorrência do que o Raul indica nas aulas. Foi o que eu fiz com os meus fundos logo após assistir à aula em que ele fala sobre o tema: tirei tudo e guardei em um CDB de liquidez diária enquanto terminava o curso (sei que o ideal é o Tesouro Selic, mas foi uma opção consciente deixar nesse CDB).

Já em relação ao Diagrama do Cerrado, eu não acho prudente fugir à sugestão da ferramenta. Isso porque vale lembrar sempre a diferença entre preço e valor de uma empresa. Parece-me que você está olhando para o preço, não para o valor. Então eu tentaria seguir à risca para evitar desbalancear a carteira, pensando em médio-longo prazo.

Por outro lado, e apenas para você refletir, partindo-se do princípio de que você analisou as empresas que tem na carteira antes de incluí-las no Diagrama do Cerrado, suponho que todas elas sejam boas para você dentro dos seus critérios. E aí vai depender do seu apetite ao risco (de desbalancear o Diagrama) somado à sua disciplina de, de repente, investir mais hoje nas que estão "descontadas", mas reinvestir nas outras mais para a frente. E mesmo essa estratégia não é garantia de que dará certo, porque de repente as ações que hoje você diz que estão bem valorizadas poderão estar ainda mais valorizadas no futuro - e aí, o que você fará para rebalancear o Diagrama?

Por fim, a depender do tamanho do seu patrimônio, talvez valha a pena falar com a consultoria da AUVP. Eles com certeza te darão um direcionamento melhor em relação à sua situação.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá Nelson, bom dia,

Primeiro, quero deixar claro que o que vou dizer abaixo são apenas minhas ideias, mas não é recomendação de nada.

Claro que não sei qual o seu patrimônio e quanto você tem investido, e nem sei se você já terminou ou não o curso (imagino que sim). E por isso, falando de uma maneira genérica, eu retiraria tudo dos fundos de investimento em decorrência do que o Raul indica nas aulas. Foi o que eu fiz com os meus fundos logo após assistir à aula em que ele fala sobre o tema: tirei tudo e guardei em um CDB de liquidez diária enquanto terminava o curso (sei que o ideal é o Tesouro Selic, mas foi uma opção consciente deixar nesse CDB).

Já em relação ao Diagrama do Cerrado, eu não acho prudente fugir à sugestão da ferramenta. Isso porque vale lembrar sempre a diferença entre preço e valor de uma empresa. Parece-me que você está olhando para o preço, não para o valor. Então eu tentaria seguir à risca para evitar desbalancear a carteira, pensando em médio-longo prazo.

Por outro lado, e apenas para você refletir, partindo-se do princípio de que você analisou as empresas que tem na carteira antes de incluí-las no Diagrama do Cerrado, suponho que todas elas sejam boas para você dentro dos seus critérios. E aí vai depender do seu apetite ao risco (de desbalancear o Diagrama) somado à sua disciplina de, de repente, investir mais hoje nas que estão "descontadas", mas reinvestir nas outras mais para a frente. E mesmo essa estratégia não é garantia de que dará certo, porque de repente as ações que hoje você diz que estão bem valorizadas poderão estar ainda mais valorizadas no futuro - e aí, o que você fará para rebalancear o Diagrama?

Por fim, a depender do tamanho do seu patrimônio, talvez valha a pena falar com a consultoria da AUVP. Eles com certeza te darão um direcionamento melhor em relação à sua situação.

Espero ter ajudado!

Claro que ajudou, Matheus, obrigado!

Isso reforça manter a estratégia que é de fato o mais certo na teoria.

Essa ansiedade atrapalha bastante, acho que ando consumindo muita coisa sobre investimentos, aí sempre tem os ruídos de diferentes estratégias, algumas que mesmo visando o buy and hold dão um peso muito grande pro valuation atual da empresa na hora de comprar. Aí fico me questionando se estou boicotando meu potencial de rentabilidade fazendo isso. Mas como você mesmo falou, até isso é imprevisível, não seria o primeiro caso de empresas que crescem ainda mais....e nem que as que estão descontadas hoje não seguirão descontadas por muitos meses ainda.

Talvez eu precise me desconectar um pouco desse assunto viu...pra saúde mental rs Só seguir a estratégia no automático e deixar pra focar só quando as empresas lançarem seus RI mesmo rs

Sobre suas dúvidas, terminei o curso sim (levei 5 semanas acho, sou ansioso).  
Sobre o fundo, não chego a ter necessidade de tirar de lá pra por no tesouro pq ele até vem batendo a SELIC com consistência (mas não a ponto de fazer valer a pena deixar lá de vez, por isso tenho pressa pra tirar e por nos meus investimentos de fato, ações, FIIs, até renda fixa da minha escolha e etc). E nesse aspecto eu ainda estou tentado a tirar sim ainda mais nos próximos meses. Pra ver se até o primeiro  trimestre do ano que vem já tirei tudo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Talvez eu precise me desconectar um pouco desse assunto viu...pra saúde mental rs Só seguir a estratégia no automático e deixar pra focar só quando as empresas lançarem seus RI mesmo rs

Pois então, eu acho q essa é mesmo a melhor estratégia: focar no q vc quer fazer (embasado no conhecimento adquirido ao longo do curso) e ignorar o ruído, como vc mesmo colocou hehehe.

Eu tava na mesma pilha q vc antes. O q acho normal, afinal - pelo menos pra mim - estudar bem a fundo foi algo diferente e empolgante, rolando aquela ansiedade de "vou investir X aqui, Y ali", aí vem o meme da Nazaré fazendo contas e vc pensa "depois do curso, em 1 semana chego no um milhão investindo 100 reais por dia" (kkkk zoeira é claro).

Mas passada a fase da euforia, veio aquele baque de "estou perdendo tempo, preciso acompanhar tudo toda hora", e por aí vai. Não sei se você (ou mais alguém) se identifica rsrsrs.

E finalmente estou na fase da tranquilidade, olhando as coisas ao meu tempo e com a certeza de que esses "ruídos" já não atrapalham tanto. Voltei a consumir os conteúdos de investimentos de outros canais, e em vários deles eu ouço e agora penso "pssst, que bobageira" ou algo do tipo rsrsrs.

Bora que vamos e qualquer coisa é só chamar!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

como @Matheus Passos Silva no começo é uma euforia mesmo, depois do curso voce procura mais e mais conteudos mas tambem de forma prazerosa, depois acaba esfriando pois esse tempo todo dedicado tiramos de algum lugar e precisamos harmonizar novamente as rotinas, o segredo está descobrir o seu limite saudavel para riscos, no meu caso 50% é renda fixa estou conseguindo ótimas rentabilidades em diversos seguimentos (CDB até 250.000,00) cris e cras e até fundos de investimento porque não. 

no meu caso quando vou fazer aporte em açoes sigo o conceito da piramide onde pra mim a base é sistema bancario e financeiro, depois setor eletrico e saneamento essa sempre será as maiores posiçoes e sim da vontade de pegar aquela mais falada na rede ou destaque, mas sempre lembro se realmente é uma grande oportunidade o mercado já sabia e já precificou.

não sou muito a favor de aportar no automatico e não considerar o valuation do momento, para isso sigo casas de analise e a versão paga do status invest bem como a uvp analitica, pois se dentre as minha empresas do setor bancario terá um maior aporte as empresas com perspectiva postiva de compra e venda.

veja nesse exemplo abaixo do Bradesco que o Barsi está comprando, ela já está quase em seu preço alvo e de 14 casas de analise 9 delas recomenda esperar. 

 

image.png.3120ed60acfd9273c70f877f6c6d1897.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/08/2024 at 01:33, Nelson Pimentel Carriati disse:

Pessoal,

Estou enfrentando uma situação que tem me deixado apreensivo e gostaria da ajuda de vocês para tomar uma decisão mais consciente.

Repetindo um pouco do que já falei em outros tópicos, comecei a investir este ano, pouco antes de iniciar o curso, e ainda tenho uma boa parte do meu capital em um fundo de investimento. Fui aconselhado a não retirar montantes muito grandes de uma só vez, mas sim ir retirando aos poucos, somando aos meus aportes regulares. (mesmo se eu fosse retirando mensamente uma quantia que equivale a 10 vezes do meu aporte normal, ainda levaria quase um ano pra tirar tudo do fundo, pra terem idéia)

A questão é que a bolsa brasileira começou a se valorizar mais rápido do que eu esperava, e sinto que pode ser uma oportunidade única para nós investidores. Isso me faz pensar se não deveria aumentar as retiradas desse fundo para aproveitar esse momento e distribuir melhor nos meus investimentos atuais.

Além disso, outro dilema. Cometi o erro de concentrar muito capital em poucas empresas no começo (antes de fazer o curso), e agora estou numa situação em que as ações em que menos investi foram as que mais se valorizaram nas últimas duas semanas. Seguindo o Diagrama do Cerrado, eu acabaria tendo que aportar a maior parte do dinheiro nessas ações que já tiveram uma valorização muito grande, deixando de lado as empresas da carteira que seguem bem mais descontadas.

O que vocês acham? Vale a pena seguir o Diagrama à risca mesmo nesse cenário, ou deveria considerar ajustar minha estratégia para aproveitar melhor o momento atual?

Essas são as duas dúvidas...

Obrigado desde já por qualquer orientação!

@Nelson Pimentel Carriati estava lendo a troca de mensagens e como falado pelo @Matheus Passos Silva, você está se guiando mais pela cotação do que se a empresa é boa para o longo prazo. 

Você fala que levaria cerca de um ano para zerar os fundos de investimentos aportando 10x o valor do seu aporte mensal. Pelo que me parece é um valor significativo e talvez ir para a AUVP CONSULTORIA fosse mais indicado para lhe ajudar na estratégia de recolocação do valor que está nos fundos de investimentos.

Outro ponto que vejo é a ansiedade em querer resolver em uma semana, o que não foi feito em anos rsrsrsrs e é normal esta sensação, que se junta a sensação do FOMO (Fear Of MIssing Out) que é a sensação de estar perdendo uma oportunidade. As altas e baixas da Bolsa e da Renda Fixa serão constantes, e você vai pegar várias os próximos anos. Não precisa se preocupar com isto rsrsrs

De qualquer maneira para conseguirmos falar com mais propriedade precisaríamos saber os valores envolvidos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Nelson Pimentel Carriati estava lendo a troca de mensagens e como falado pelo @Matheus Passos Silva, você está se guiando mais pela cotação do que se a empresa é boa para o longo prazo. 

Você fala que levaria cerca de um ano para zerar os fundos de investimentos aportando 10x o valor do seu aporte mensal. Pelo que me parece é um valor significativo e talvez ir para a AUVP CONSULTORIA fosse mais indicado para lhe ajudar na estratégia de recolocação do valor que está nos fundos de investimentos.

Outro ponto que vejo é a ansiedade em querer resolver em uma semana, o que não foi feito em anos rsrsrsrs e é normal esta sensação, que se junta a sensação do FOMO (Fear Of MIssing Out) que é a sensação de estar perdendo uma oportunidade. As altas e baixas da Bolsa e da Renda Fixa serão constantes, e você vai pegar várias os próximos anos. Não precisa se preocupar com isto rsrsrs

De qualquer maneira para conseguirmos falar com mais propriedade precisaríamos saber os valores envolvidos.

É...de fato é pela cotação. rs É que quando começa a ver coisas como preço-teto, preço justo...Valuation em geral, tu vê que boa parte da carteira está com um desconto teórico bem forte (estava mais no dia que criei o post rs)...e que como vemos essa tendência de crescimento atual da bolsa, a perspectiva é de perder o melhor momento. Especialmente pra parte das ações da carteira... Por exemplo, Vale e Gerdau...

Mas estou já mais convencido que é uma preocupação desnecessária. 

Já sobre a questão do fundo, pouco mais de 300 mil e meus aportes são de 3 mil por mês
 

Editado por Nelson Pimentel Carriati
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...