Jump to content
  • 0

Ações e perguntas que não querem calar (para mim)


Pergunta

Decididamente interessado em investir em ações e montar uma carteira delas (no Brasil). Tenho três perguntas objetivas que não querem calar:

1- Ações ON pagam dividendos ou somente as ações do tipo PN?

2- Complemento da primeira|: posso montar uma carteira de ações somente do tipo PN?

3- Quando uma empresa distribui dividendos está "estragando" as ações que possuo? (vejam bem : pergunta estranha, mas ouvi isso de um consultor que me ofereceu serviços na XP) Achei estranho, mas,talvez tenha algum fundamento.

Agradeço desde já a paciência (especialmente, se minhas perguntas parecerem estúpidas)

Abraços!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Fernando Ramalho Paranhos disse:

Decididamente interessado em investir em ações e montar uma carteira delas (no Brasil). Tenho três perguntas objetivas que não querem calar:

1- Ações ON pagam dividendos ou somente as ações do tipo PN?

Pagam também. As PN apenas tem uma preferência...costumam receber mais. Mas até isso pode variar dependendo do quanto cada ativo está descontado.
 

2 horas atrás, Fernando Ramalho Paranhos disse:

2- Complemento da primeira|: posso montar uma carteira de ações somente do tipo PN?

Pode montar do jeito que quiser hehe 

Uma carteira somente com ações PN...já imagino que esteja pensando numa carteira bem focada em geração de renda. Apenas se atente se essa ação possui os mesmos "direitos" da ON...em específico, se também possui TAG ALONG.
 

2 horas atrás, Fernando Ramalho Paranhos disse:

3- Quando uma empresa distribui dividendos está "estragando" as ações que possuo? (vejam bem : pergunta estranha, mas ouvi isso de um consultor que me ofereceu serviços na XP) Achei estranho, mas,talvez tenha algum fundamento.

Bobagem esse pensamento. A empresa está apenas distribuindo parte do lucro. 

"Ah mas ela poderia estar reinvestindo em si mesma...ela tá perdendo valor"

Isso é relativo.

1 = Não é porque está distribuindo dividendos que não esteja reinvestindo o suficiente para crescer.
2 = Você pode (e deve, na fase de acumulação) usar esses dividendos pra fazer novos aportes. E o legal é que você tem a liberdade de fazer isso no ativo que quiser, não necessariamente na mesma empresa. Vai depender de como está a situação do Diagrama do Cerrado (caso você utilize) ou se vê melhores oportunidades em outra empresa no momento.

2 horas atrás, Fernando Ramalho Paranhos disse:

Agradeço desde já a paciência (especialmente, se minhas perguntas parecerem estúpidas)

Abraços!

Sem problemas!  E nenhuma dúvida é estúpida. Apenas te aconselho a revisitar as aulas, porque tudo isso é muito bem explicado lá. 

Abraços!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...