Jump to content

Escola pública Vs particular

Recommended Posts

On 18/08/2024 at 18:19, Lucas Consoli Pereira disse:

Fala pessoal, tudo bem?

Vou levantar um ponto aqui que as vezes me faz pensar um pouco.

meu filho tem 3 anos, e hoje pago uma mensalidade de 1100 reais na escolinha particular. Pensando em um cenário pouco provável, onde eu pagasse esse mesmo valor até os 18 anos, eu teria investido 15 anos na educação totalizando um valor de 375 mil a juros de 8%.

Após isso ainda entramos na fase de faculdade. Se eu coloca-se ele na pública, hoje, e mantivesse até os 18, com esse valor eu poderia tanto abrir algo para empreendermos juntos e dar a oportunidade  dele ser dono do próprio negócio, como eu poderia talvez pagar uma faculdade melhor em uma área de medicina por exemplo.

Qual a opinião de vocês nesse quesito ensino particular vs ensino público? 

Ótima reflexão. Buscando estendê-la, conheço pessoas que:

Investiram na escola particular, do infantil ao médio, e no ensino superior conseguiram aprovação dos seus filhos em universidades federais. Economizaram cerca de $600.000 com a formação em medicina.

Outros que não investiram no ensino particular. Estudaram a vida toda em escolas públicas e, posteriormente, após a conclusão do ensino médio, dependurou seus filhos por 5 anos em cursinhos preparatórios para aprovação em medicina. Perdeu tempo e valores consideráveis com os cursos preparatórios e ainda assim, não conseguiu aprovação em federal.

Assinou um contrato de fies para um pagamento posterior das mensalidades de $6.800,00, pós conclusão de curso, as quais seriam corrigidas. 🧐 

E aí?

• Brabo 4
Link para compartilhar

49 minutes ago, Eduardo Vieira disse:

completando um pouco, escola publica o aluno não repete... ou seja, se voce souber ou não a matéria, o seu filho vai passar de ano...

Isso acredito que não seja regra.

Tive em diversos anos muitos colegas na escola que ficaram pra trás e já encontrei repetentes conforme fui passando de ano.

• Brabo 3
Link para compartilhar

Fala pessoal, tudo bem?

meu filho tem 3 anos, e hoje pago uma mensalidade de 1100 reais na escolinha particular. Pensando em um cenário pouco provável, onde eu pagasse esse mesmo valor até os 18 anos, eu teria investido 15 anos na educação totalizando um valor de 375 mil a juros de 8%.

Após isso ainda entramos na fase de faculdade. Se eu coloca-se ele na pública, hoje, e mantivesse até os 18, com esse valor eu poderia tanto abrir algo para empreendermos juntos e dar a oportunidade  dele ser dono do próprio negócio, como eu poderia talvez pagar uma faculdade melhor em uma área de medicina por exemplo.

Meus pais sempre me proporcionaram uma educação no ensino particular, mesmo que em algumas vezes eles ficassem apertados, eles sempre ficavam com “pena” de fazer uma mudança de escola. 
se você puder arcar com essa despesa, deixe no particular, é uma diferença enorme e que fará diferença no futuro de seus filhos. 

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

20 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Entendo Gustavo, mas sao todos especulações concorda? Nao existe nenhuma garantia que o ensino particular ira garantir uma vaga em uma federal, mas claro que as proporçoes aumentam muito.
O que me faz pensar as vezes, nao é nem tanto a faculdade, e sim usar o dinheiro para empreender, dando a chance do filho ja iniciar fugindo do CLT e estagios cansativos.

Hoje vemos muitas pessoas que se dedicaram horrores em faculdades, ganhando menos de 10k.

O custo do ensino particular, poderia ser usado para quando o jovem estiver na fase de engressar ao mercado de trabalho, ja ter condiçoes de abrir uma franquia ou trabalhar na empresa da familia, caso eu ja esteja nesse ramo.

Até o dia de hoje sou CLT, pois fui incentivado pelo meu pai (engenheiro) a seguir o mesmo caminho, mas se eu pudesse escolher novamente, nao teria seguido esse percurso, teria tentado de alguma forma abrir algo meu. 

O que me faz sempre pagar a escola particular, é a segurança e as amizades, que realmente na publica sao um pouco mais complicadas.

Ok! Acontece que o seu sonho pode ser diferente do sonho do seu filho. 
Ficar fora da CLT é um desejo seu. Ser empreendedor é um desejo seu. E o desejo do seu filho qual é? Já perguntou pra ele? 

Ele precisa se descobrir e para isso será necessário a vivência em um mundo de descobertas em um ambiente agradável, que o desafie, de boa convivência. A escola particular está mais prepara para tanto, acredito. 🧐

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

3 horas atrás, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Meus pais sempre me proporcionaram uma educação no ensino particular, mesmo que em algumas vezes eles ficassem apertados, eles sempre ficavam com “pena” de fazer uma mudança de escola. 
se você puder arcar com essa despesa, deixe no particular, é uma diferença enorme e que fará diferença no futuro de seus filhos. 

Assino embaixo! 👏🏻

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 1 month later...

Saudações, Lucas

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida pois leva em conta muitos, mas muitos fatores. Estudei em escola pública no ensino fundamental e médio e quando prestei meu primeiro vestibular a não havia cotas e a concorrência era impossível sem fazer cursinho. Já cerca de 20 anos isso mudou e em muitas universidades públicas leva-se em conta esse fator e a concorrência é menos cruel ao ponto de muita gente colocar filhos para estudar na escola pública (para ter uma concorrência menor) e tirar o deficit do ensino em cursos preparatórios ou com professores particulares.

Há outro detalhe: público não significa necessariamente baixa qualidade. Por exemplo: muitos alunos da Escola Técnica Federal de Sâo Paulo, que é Pública, passam em vestibulares concorridos como o da USP

Além disso: geral pensa-se no lado bom da escola particular, mas há os efeitos colaterais dos quais poucos falam. A depender da escola, o seu poder aquisitivo pode ser aquém dos pais dos colegas de classe de seu filho e isso pode trazer como ônus sacrifícios extras para que sua criança tenha o acesso aquilo que os demais amigos de turma tem e, caso isso não ocorra, poderá criar um complexo de inferioridade. Isso possivelmente não será sentido agora, mas a adolescência é fase de rebeldia e hormônio sexual dá espinha no rosto e desorientação mental.

Por outro lado, conforme já abordado pelos colegas, isso pode trazer comprometimento na aquisição de conhecimento.

Como fazer? Uma forma possível seria colocar no público, mirando o ensino médio em instituições sérias (e até para elas tem curso preparatório) e saber das aptidões de seu filho. Se quiser seguir curso superior: no segundo ano do ensino médio: cursinho bom. Isso já é mais do que suficiente para a maior parte das carreiras.

Em relação a experiência de vida: pode-se conseguir viagens, visitas, cursos complementares com o dinheiro que você deixou de investir no ensino particular.

A conversa é longa, e se quiser continuar, acho que vale a pena e fico a disposição

• Brabo 2
Link para compartilhar

Fala pessoal, tudo bem?

Eai, boa noite meu caro. 
Vou deixar aqui minha experiência. No Brasil sem duvidas o ensino particular é muito superior e trás grandes vantagens. Porém também irá depender do esforço do seu filho, grande parte irá depender do esforço dele.
Sobre as escolas em si, ele ainda tem apenas 3 aninhos, não sei se uma instituição com esse valor nesta idade seria um bom aproveitamento. Não sei como estão os níveis da escola publica até o 5º ano atualmente (fundamental 1). Porém eu recomendaria pesquisar uma instituição publica que seja razoável e depois quando ele estiver maior colocar em alguma particular do 6 ano até terminar o colegial. Pois é onde ele tirará o maior aproveitamento dos estudos.

Lembre também de desde cedo dar o exemplo, incentivar leitura, brincadeiras, e evite dar um celular para ele, afeta e muito o desenvolvimento de uma criança. Esses incentivos facilitaram muito o futuro aprendizado dele. Inclusive algumas instituições particulares oferecem bolsas para alguns alunos que conseguem tirar boas notas, o que ajudaria nos gastos. Porém não tente colocar muito peso nele, tente fazer de modo natural, não por obrigação, mas tente faze-lo gostar do conhecimento e de querer aprender mais.

Em suma, indubitavelmente a educação privada é muito superior, porém envolvem muitos outro fatores, internos e externos ao seu filho que devem ser levados em consideração.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 3 semanas depois...

Lucas, entendo o que vc diz sobre dar a ele a oportunidade de escolher ser CLT ou empreender. Mas acredito que até para saber escolher e ser bem sucedido nessa escolha ele precisa estar bem preparado. Infelizmente tenho diversas dúvidas quanto à qualidade do ensino público do nosso país. Claro que há exceções. Mas em regra, a escola particular forma jovens mais preparados para os diversos cenários que se apresentam profissionalmente.

Nesse caso, o estudo dele também é uma forma de investimento, cujo retorno depende também do esforço dele, claro.

• Brabo 2
Link para compartilhar

On 21/08/2024 at 12:42, Eduardo Vieira disse:

completando um pouco, escola publica o aluno não repete... ou seja, se voce souber ou não a matéria, o seu filho vai passar de ano...

minha cunhada tem 2 filhas, ambas na escola publica... ontem ela descobriu que existe um grupo de alunas que "querem" pegas alguns alunos... e tem um professor que olha estranho com elas... 

eu não colocaria meu filho em uma escola publica, pelo menos não em São Paulo ou em grandes capitais, no interior, entendo que a qualidade deve ser melhor...

nem tudo na vida é uma questão de investimento... meu avo e meu pai, não tem o que reclamar de escola publica, porem era outro tempo... infelizmente caiu muito... 

No interior não é melhor não - professor dando aula para 3 turmas diferentes na mesma sala ao mesmo tempo (loucura), caso de olhares estranhos para todo lado, só que menos pessoal e tem aquela coisa de todo mundo conhecer todo mundo rola várias coisas estranha

quero dizer - depende do interior, mas, o que eu conheço... não, não é melhor não

Editado por Carlos Matos
  • Brabo 1
Link para compartilhar

9 minutes ago, Luma Gomides De Souza disse:

Lucas, entendo o que vc diz sobre dar a ele a oportunidade de escolher ser CLT ou empreender. Mas acredito que até para saber escolher e ser bem sucedido nessa escolha ele precisa estar bem preparado. Infelizmente tenho diversas dúvidas quanto à qualidade do ensino público do nosso país. Claro que há exceções. Mas em regra, a escola particular forma jovens mais preparados para os diversos cenários que se apresentam profissionalmente.

Nesse caso, o estudo dele também é uma forma de investimento, cujo retorno depende também do esforço dele, claro.

Estudei no particular e tinha 3 turmas - a dos melhores alunos, a do médio e a turma dos bagunceiros -- estudei no estadual no RJ - e era uma bagunça completa, prof. que não queria da aula, as vezes tinha os que queriam mas os alunos não ... na aula de matemática tinha gente jogando volei no fundo da sala, em outras tinha gente jogando baralho, e por ai .... o prof. de matemática - puts, ele juntou tipo 5 cadeiras na frente da sala e dava aula qse que particular para os 5 que queriam assitir e isso pq ele falava, gente não quer assitir a aula, pode sair eu dou presença ... mas, tinha a ronda no colégio que tocava o pessoa para os prédios 

Hoje eu não tenho contato com ninguém seja do publico ou do privado, mas, já vi no face que teve pessoas que foram de boa, outros nem tanto, outros não estão mais entre nós 

Se não atrabalhar, acho que já é uma grande ajuda, e na escola publica as vezes isso é dificl de coordenar

Link para compartilhar

Eu nem começaria a analisar esta questão sob a ótica da CLT x Empreendorismo, mas sim pelas probabilidades.

Independente da escola ser particular ou pública, eu analisaria como os alunos destas escolas saem. Existem escolas particulares com um clima de "escola de rico" que empurram seus alunos a virarem consumistas e arrogantes e existem escolas públicas que formam ótimos alunos (vejo escolas técnicas federais e estaduais muito boas aqui em São Paulo).

Então eu sempre me preocupei com quem meus filhos estudam, procurando escolas em que as famílias valorizem os estudos e foquem que seus filhos entrem em boas faculdades. Isto aumenta a probabilidade de cercar meus filhos com os colegas de escola que valorizam os estudos.

Uma das desvantagens da escola pública da minha região é a baixa qualidade de ensino e os problemas de autoestima dos alunos. Sempre existem exceções, mas a grande maioria destes alunos não tem muitas esperanças para progredir e este pensamento pode contaminar seu filho. Se somar este espírito sem esperança com deficiências nos conteúdos estudados, as chances dele ter sucesso empreendendo também são muito menores.

Eu sempre comprometi boa parte da minha renda para investir no estudo dos meus filhos. Tenho 3 e 2 deles já estão formados (um formou na Universidade de São Paulo e outro na Federal de Minas Gerais) e o 3º conseguiu uma bolsa parcial através de uma prova realizada em uma boa escola de São Paulo para estudar ensino médio. Os dois formados estão ricos e ganhando bem? Ainda não, mas estou tranquilo por ter fornecido todas as ferramentas necessárias para eles conseguirem trabalhar e evoluir com as escolhas deles. Eles podem fazer a escolha de  virar CLT ou empreender.

Concluindo, imagino que todos que frequentam este fórum estão aqui porque de certa forma sabem que conhecimento é poder. Então acho natural tentar proporcionar o melhor estudo possível para nossos filhos.

my two cents....

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...