Jump to content
  • 0

Perguntas Diagrama do cerrado


Diogo Favero Fabrile

Pergunta

Bom dia  🐟  🐟  🐟,

Estava analisando as perguntas padroes do diagrama do cerrado e algumas duvidas surgiram e gostaria de saber se algumas mudancas que tenho em mente fazem sentido.

 

Segue abaixo as mudancas por pergunta.

 

ROE historicamente maior que 5%? (Considere anos anteriores).

Faria sentido adicionar uma condicional nessa pergunta para analisar o ROIC em empresas com uma divida grande, visto que a divida pode estar deturpando esse indicador? Por exemplo adicionar: Verificar o ROIC em caso de empresas com DIv. Liquida/EBITDA maior do que 2.

Alem disso o ROE de 5% me parece baixo, tenho em mente um ROE de pelo menos 8%, faz sentido essa mudanca?

 

A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses? 

Essa pergunta me parece levemente redundante comparada com a pergunta Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos? faria sentido remover ela ou existe um sentido para manter as duas?

 

Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)

Entendo que somente a fundacao da empresa nao seria o suficiente e o ideal seria a pergunta conter tambem o tempo de listagem na bolsa. Seria interessante alterar essa pergunta para incluir tambem o tempo de listagem ou mesmo adicionar outra pergunta?

 

A empresa está negociada com um P/VP abaixo de 5?

O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 30?

Nao seria interessante trocar estas duas perguntas pelo preco justo de Graham? No meu entendimento seria mais abrangente e liberaria espaco para outra pergunta visto que gostaria de manter o diagrama com no maximo 15 perguntas.

 

 

Muito obrigado desde ja :)

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

 @Adriano Umemura Muito obrigado pelas respostas.

 

Gostaria somente de enteder as respostas abaixo

Quote

A metrica para quantificar o retorno geralmente é relacionado ao custo de capital proprio da empresa e pode variar segundo a nossa taxa basica de juros e o premio de risco atrelado a ela. Contudo talvez até mais importante do que valores absolutos seria a comparação de uma empresa com seus pares do mesmo setor.

Nesse caso, seria difícil definir um valor exato para o ROE, visto que ele pode variar entre diferentes empresas e setores. Meu entendimento está correto? Nesse contexto, essa pergunta seria válida?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Diogo Favero Fabrile disse:

 @Adriano Umemura Muito obrigado pelas respostas.

 

Gostaria somente de enteder as respostas abaixo

Nesse caso, seria difícil definir um valor exato para o ROE, visto que ele pode variar entre diferentes empresas e setores. Meu entendimento está correto? Nesse contexto, essa pergunta seria válida?

Para comparação teriamos que comparar empresas do mesmo setor e não determinar o valor absoluto.

Para tentar determinar se o retorno da empresa é condizente com o retorno que voce espera dela teria que calcular o custo de capital proprio e avaliar em relação ao ROE que ela esta entregando 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Diogo Favero Fabrile disse:

@Adriano Umemura Faz todo sentido, neste caso essa pergunta padrao seria problematica visto que o diagrama do cerrado nao possui uma diferenciacao por setores correto?

Faria sentido tira-la do diagrama?

Eu utilizo o ROE para a seleção das empresas da carteira. No diagrama as perguntas são com o objetivo de se criar parametros de aumento ou diminuição de risco. Uma alternativa seria voce criar  criterios como:

- O ROE se mantem acima do que seus pares do mesmo setor
ou
- O ROE tem se mantido no mesmo valor ou aumentado em relação aos valores da analise inicial

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...