Jump to content

  • 0

ações ordinárias x preferenciais


Pergunta

Boa tarde pessoal

A maioria do meu portifólio de ações são ações ordinárias o que eu vi que não tem preferência sobre as decisões da empresas em detrimento dos lucros.Vocês acham válido vende-lás para comprar ações preferenciais em que teria  maior participação nos lucros?Desde já agradeço

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
32 minutes ago, Marcos Gabriel Dias Moreira Da Fonseca disse:

Boa tarde pessoal

A maioria do meu portifólio de ações são ações ordinárias o que eu vi que não tem preferência sobre as decisões da empresas em detrimento dos lucros.Vocês acham válido vende-lás para comprar ações preferenciais em que teria  maior participação nos lucros?Desde já agradeço

Se você for um investidor normal, pequeno...que nunca terá ações o suficiente pra ter voz na empresa, eu acho que é sempre mais vantajoso ter as ações onde mais lucros são distribuídos. No fim, pra gente é isso que importa.

Mas isso nem sempre significa escolher a ação preferencial.

As vezes a preferencial não tem TAG ALONG como a ordinária. As vezes a ordinária está tão descontada que o Dividend Yield dela está na mesma proporção ou até maior que a preferencial. 

Enfim, cada caso é um caso.

Sobre vender as ordinárias para comprar preferenciais, vai depender dessa análise acima que você precisa fazer, pra saber se vale mesmo a pena ou não. E ainda tendo o cuidado com os montantes que for vender (se for acima de 20 mil reais por exemplo, no mesmo mês) para não ter que pagar Imposto de Renda.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/08/2024 at 16:20, Marcos Gabriel Dias Moreira Da Fonseca disse:

Boa tarde pessoal

A maioria do meu portifólio de ações são ações ordinárias o que eu vi que não tem preferência sobre as decisões da empresas em detrimento dos lucros.Vocês acham válido vende-lás para comprar ações preferenciais em que teria  maior participação nos lucros?Desde já agradeço

Bom dia @Marcos Gabriel Dias Moreira Da Fonseca. As ações preferenciais garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos (geralmente em percentual mais elevado do que atribuído às ações ordinárias) e no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade. Os controladores da empresa não querem perder o controle sobre ela. Desta forma eles emitem uma segunda classe de ações que seriam as preferenciais e tiram o direito de voto destas ações, mas para gerar atratividade dão o direito de recebimento dos dividendos. Na prática, este não é um diferencial tão significativo, ja que quem determina o pagamento dos dividendos são os sócios controladores. Empresas que tem um nivel de governança maior tem a tendencia a terem somente ações ordinarias que mostra que não ha distinção entre os acionistas. Na minha visão então não há motivos para trocar suas ações pelas preferenciais. Caso voce queira começar a aportar nelas, mantenha as ordinarias, verifique se ambas possuem o mesmo tag along e liquidez e passe a comprar as PN.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...