Jump to content
  • 0

Opções como proteção


Lucas Batista Do Amaral

Pergunta

Fala pessoal,

Sempre recebo propostas da corretora de uso de Opções como uma proteção às ações.

Via de regra, achei estranho.
Mas nas minhas pesquisas, nao encontrei nada muito conclusivo para isso.

Queria entender a lógica por trás dessa pratica, e qual o incentivo que motiva a corretora a indicar isso?

valeu!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Just now, Lucas Batista Do Amaral disse:

Fala pessoal,

Sempre recebo propostas da corretora de uso de Opções como uma proteção às ações.

Via de regra, achei estranho.
Mas nas minhas pesquisas, nao encontrei nada muito conclusivo para isso.

Queria entender a lógica por trás dessa pratica, e qual o incentivo que motiva a corretora a indicar isso?

valeu!

Boa noite, Lucas! 

Acredito que sejam propostas vinda de uma famosinha que começa com X e termina com P, não? Hahaha

Realmente não é uma boa opção ainda mais levando em conta nossa estratégia como buy and holders. 

Primeiro de tudo que para essas opções serem realizadas envolvem taxas que a corretora vai cobrar.

As opções são de forma bem resumida, estabelecer preços para entrada ou saída em ativos. Imagine que você tenha SARD3 na carteira a um preço médio de R$10. Depois de uns anos ela está valendo R$40. Ou seja, bom lucro pensando no quesito preço, certo? Aí por algum motivo qualquer o preço caiu já para R$30. Com opções você poderia estabelecer que se o preço chegasse a R$28, você vende automaticamente e realiza esse lucro antes que caia mais e se perca a oportunidade ou mais lucro já obtido. 

Mas com isso vem mais um nabo que é imposto na declaração de IR pois vendeu com lucro, você paga.

Veja que as opções visam preço e preço é algo irrelevante na nossa estratégia.

Uma oscilação de mercado que baixe o preço de uma ação muito bem fundamentada e estudada previamente, na verdade para nós é oportunidade e não uma "perca de rentabilidade" pois não realizamos vendas.

 

Logo, opções são furadas e espero ter te ajudado a firmar a ideia que você já tinha de que não era boa ideia hahahha

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Lucas Batista Do Amaral disse:

Fala pessoal,

Sempre recebo propostas da corretora de uso de Opções como uma proteção às ações.

Via de regra, achei estranho.
Mas nas minhas pesquisas, nao encontrei nada muito conclusivo para isso.

Queria entender a lógica por trás dessa pratica, e qual o incentivo que motiva a corretora a indicar isso?

valeu!

As Opções são ferramentas muito importantes para quem gere risco, principalmente no mercado de commodities, já que eu posso pagar por uma opção de compra ou venda de um determinado contrato ou ação.

A opção a grosso modo é quando alguém opta por vender ou comprar determinado ativo em uma data pre definida a um valor acordado. E pode optar ou não por exercer o direito da execução da operação.

Eu sou agricultor e no nosso negocio o mercado de opções é muito importante, por exemplo, eu posso formar meu custo sem necessariamente vender contratos físicos, apenas utilizando uma estratégia de opções a onde eu pago para poder escolher se no futuro vendo meu produto a um determinado preço. Pois caso o mercado caia eu posso executar minha opção auferindo lucro que ira compensar uma possível perda. Claro que esta é apenas uma das varias opções. Algumas delas são operação de compra de Call e Put para participar de uma alta do mercado, a onde o lucro de uma, anula o custo da outra e eu posso auferir ganho caso o mercado fique em uma determinada margem de preço, isto seri uma operação de Call Spreed por exemplo.

Pesquisa Call spreed, Vanila, collar que você vai entender melhor o mercado pratico de opções. 

Neste caso eu estou gastando para manejar meu risco e não apenas especulando com o mercado, pois eu tenho o produto físico para comercializar.

Para Buy and Hold pode ate ter alguma serventia, mas fica muito no espectro especulativo, já que a lógica do comprar e segurar é comprar a melhor opção, dentre as empresas selecionadas, na data do aporte, então não faria sentido querer fixar preço de compra futuro, já que no momento do aporte, terão outras empresas com melhor momento de mercado para compra. 

Operar em aberto é o mesmo que jogar o tigrinho, então não é algo para quem quer construir patrimônio no mercado de ações, já que todas as operações de opções tem custo de montagem e dependendo do que você fizer ainda tem ajuste a ser feito e você deve pagar um determinado valor ao mercado. 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Cézar Busato disse:

As Opções são ferramentas muito importantes para quem gere risco, principalmente no mercado de commodities, já que eu posso pagar por uma opção de compra ou venda de um determinado contrato ou ação.

A opção a grosso modo é quando alguém opta por vender ou comprar determinado ativo em uma data pre definida a um valor acordado. E pode optar ou não por exercer o direito da execução da operação.

Eu sou agricultor e no nosso negocio o mercado de opções é muito importante, por exemplo, eu posso formar meu custo sem necessariamente vender contratos físicos, apenas utilizando uma estratégia de opções a onde eu pago para poder escolher se no futuro vendo meu produto a um determinado preço. Pois caso o mercado caia eu posso executar minha opção auferindo lucro que ira compensar uma possível perda. Claro que esta é apenas uma das varias opções. Algumas delas são operação de compra de Call e Put para participar de uma alta do mercado, a onde o lucro de uma, anula o custo da outra e eu posso auferir ganho caso o mercado fique em uma determinada margem de preço, isto seri uma operação de Call Spreed por exemplo.

Pesquisa Call spreed, Vanila, collar que você vai entender melhor o mercado pratico de opções. 

Neste caso eu estou gastando para manejar meu risco e não apenas especulando com o mercado, pois eu tenho o produto físico para comercializar.

Para Buy and Hold pode ate ter alguma serventia, mas fica muito no espectro especulativo, já que a lógica do comprar e segurar é comprar a melhor opção, dentre as empresas selecionadas, na data do aporte, então não faria sentido querer fixar preço de compra futuro, já que no momento do aporte, terão outras empresas com melhor momento de mercado para compra. 

Operar em aberto é o mesmo que jogar o tigrinho, então não é algo para quem quer construir patrimônio no mercado de ações, já que todas as operações de opções tem custo de montagem e dependendo do que você fizer ainda tem ajuste a ser feito e você deve pagar um determinado valor ao mercado. 

Realmente existe essa importante utilidade para opções.

Raul já comentou sobre isso. Só não lembro se no curso, youtube ou nas duas coisas.

Quando eu brinquei a respeito foi só do ponto de vista do investidor normal, citando a galera que faz day trade e tal.... Mas obrigado por mostrar essa visão!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...