Jump to content
  • 0

Trabalho com empréstimos, como me organizar financeiramente?


Convidado Anônimo

Pergunta

Trabalho emprestando dinheiro para as pessoas( não sou agiota se a pessoa não me paga fica por isso mesmo, não empresto mais para a mesma em caso de calote), tem meses que é maravilhoso faço quase 2 salários mínimos só de juros, porém tem meses que não empresto absolutamente nada, minha única fonte de renda fixa, é cerca de 200 reais, (moro com os pais).

Não vejo sentido em estabelecer uma média e fazer um orçamento baseado nisso, pois há meses que não empresto nada, tem meses que faço 1 salário mínimo, tem meses que faço quase 2 salários mínimos, tem meses que só faço 400 reais, enfim meus ganhos são mais variáveis que o bitcoin 😅, e depende da demanda dos meus clientes, o dinheiro para mim é a minha mercadoria, meus custos fixos raramente ultrapassam 100 reais, como faço para me organizar financeiramente?

OBS: estou postando isso aqui pois gostaria de não me identificar!, pois isso não é algo que dá para sair espalhando por aí.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
22 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Trabalho emprestando dinheiro para as pessoas( não sou agiota se a pessoa não me paga fica por isso mesmo, não empresto mais para a mesma em caso de calote), tem meses que é maravilhoso faço quase 2 salários mínimos só de juros, porém tem meses que não empresto absolutamente nada, minha única fonte de renda fixa, é cerca de 200 reais, (moro com os pais).

Não vejo sentido em estabelecer uma média e fazer um orçamento baseado nisso, pois há meses que não empresto nada, tem meses que faço 1 salário mínimo, tem meses que faço quase 2 salários mínimos, tem meses que só faço 400 reais, enfim meus ganhos são mais variáveis que o bitcoin 😅, e depende da demanda dos meus clientes, o dinheiro para mim é a minha mercadoria, meus custos fixos raramente ultrapassam 100 reais, como faço para me organizar financeiramente?

OBS: estou postando isso aqui pois gostaria de não me identificar!, pois isso não é algo que dá para sair espalhando por aí.

 

Boa noite anônimo haha, nesse caso use % ao invés de um valor fixo para se organizar melhor, acredito que funcione.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/08/2024 at 20:27, Convidado Anônimo disse:

Não vejo sentido em estabelecer uma média e fazer um orçamento baseado nisso, pois há meses que não empresto nada, tem meses que faço 1 salário mínimo, tem meses que faço quase 2 salários mínimos, tem meses que só faço 400 reais, enfim meus ganhos são mais variáveis que o bitcoin 😅, e depende da demanda dos meus clientes, o dinheiro para mim é a minha mercadoria, meus custos fixos raramente ultrapassam 100 reais, como faço para me organizar financeiramente?

Eu diria na verdade para você repensar um pouco pois , o risco neste lance de emprestar é alto! Cuidado para não ser seduzido pelas vezes em que recebe corretamente , e começar achar que sempre dará certo (na maioria dos casos )! 
só achei interessante seus custos fixos serem de no máximo 100 reais , você vive com os pais ? Herdeiro!? 
mas enfim , tenha cautela com este tipo de ganho , pode te levar a ruína !

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/08/2024 at 20:27, Convidado Anônimo disse:

Trabalho emprestando dinheiro para as pessoas( não sou agiota se a pessoa não me paga fica por isso mesmo, não empresto mais para a mesma em caso de calote), tem meses que é maravilhoso faço quase 2 salários mínimos só de juros, porém tem meses que não empresto absolutamente nada, minha única fonte de renda fixa, é cerca de 200 reais, (moro com os pais).

Não vejo sentido em estabelecer uma média e fazer um orçamento baseado nisso, pois há meses que não empresto nada, tem meses que faço 1 salário mínimo, tem meses que faço quase 2 salários mínimos, tem meses que só faço 400 reais, enfim meus ganhos são mais variáveis que o bitcoin 😅, e depende da demanda dos meus clientes, o dinheiro para mim é a minha mercadoria, meus custos fixos raramente ultrapassam 100 reais, como faço para me organizar financeiramente?

OBS: estou postando isso aqui pois gostaria de não me identificar!, pois isso não é algo que dá para sair espalhando por aí.

 

Sinseramente, é um caso peculiar... Talvez no seu lugar pensaria em inbvestir o capital em algo q gere dividendo...

Existe um conjunto de regras q gosto, divulgado pela plataforma de gestão financeira YNAB

1. cada dinheiro tem q ter seu uso = faça orçamento mensal e com planejamento. No seu caso como há flutuação grande de faturamento (comum em empresários, autônomos e empregos com comissão), faça uma média de faturamento com seu faturamento de 12 meses 

2. seja flexível = ajuste seu orçamento conforme a alteração do orçamento. Na vertical (compense no orçamento de outro item do mês) ou na horizontal [compense diminuindo o orçamento no proximo(s) mês(es)]

3. guarde para os dias de chuva = tenha reserva de emergência e investimento para metas de curto, médio e longo prazo

4. gaste o dinheiro q vc tem = essa é a parte mais difício. Fazer orçamento e usar dinheiro q vc tem este mês, nunca dependendo do que vc ganhará nos próximos meses

espero q ajude

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 20/08/2024 at 21:49, Henrique Magalhães disse:

Eu diria na verdade para você repensar um pouco pois , o risco neste lance de emprestar é alto! Cuidado para não ser seduzido pelas vezes em que recebe corretamente , e começar achar que sempre dará certo (na maioria dos casos )! 
só achei interessante seus custos fixos serem de no máximo 100 reais , você vive com os pais ? Herdeiro!? 
mas enfim , tenha cautela com este tipo de ganho , pode te levar a ruína !

Não está muito diferente da minha situação... só que isso acontece comigo como profissional liberal mesmo devido à inadimplência de clientes e demora no pagamento, o que deixa minha renda ativa mais variável que humor de bêbado. Pelo menos eu não corro o risco de ser presa. Acho que a primeira decisão vc já tomou que é estudar sobre finanças e investimentos pra se organizar. Eu recomendo fortemente uma transição de carreira pra você. Além disso vc está girando algum capital inicial que vc aportou nesse seu pequeno "negócio" e quando perder, vc perde tudo e pode apostar que esse dia vai chegar, a julgar pelos valores que vc citou. Em algum momento vc vai sofrer um calote que vai te quebrar. Faça uma transição de carreira. Nessa faixa de renda que vc relatou não vale o risco de fazer o que vc faz. Até como motoboy vc consegue o mesmo resultado. Faxineiro, uber, marmiteiro (aí se sua marmita for boa dá pra ficar rico). Enfim, estude um pouco sobre atividades de renda extra porque o mercado oferece muitas opções pra renda extra que vão te dar esse retorno aí de uns 1100 mensais na média, menos de um salário mínimo, tem mta coisa que vc pode fazer pra ganhar isso, inclusive com mais consistência e sem correr o risco da absoluta ilegalidade da atividade. Pense nisso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...