Jump to content
  • 0

Debêntures


Vinicius Costa De Abreu

Pergunta

boa tarde pessoal, alguém poderia por gentileza me esclarecer qual a diferença entre os juros e as amortizações na debênture? Talvez eu tenha deixado passar esse conceito. 
vi que nas amortizações tem umas porcentagens de 25%, 33%, 50% e 100%, enquanto nos juros tem uma porcentagem fixa a cada 6 meses
image.jpeg.47d7c0f2b79148ff09cd514997a0817d.jpeg

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
23 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa tarde, Vinícius!

Juros: correspondem aos valores rendidos que lhe são devolvidos periodicamente. Por exemplo:: imagine que você investiu R$1000 e até o momento do pagamento dos juros seu título estava valendo R$1100. Esses R$100 que serão creditados na conta da corretora são os juros sendo pagos;

Amortização: é uma devolução de parte do montante investido. Como sabemos que investimentos na renda fixa tratam de empréstimos, a maioria dos títulos devolvem o valor que emprestamos (investimos) na data do vencimento acordado + juros rendidos. A amortização é um processo onde parte do valor investido sem considerar os juros vai lhe sendo devolvido antes do vencimento do título.

 

Espero que tenha ficado claro!

Muito obrigado @Edison Paulini mato minha dúvida, tamo junto mano 🙌🏾

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Vinicius Costa De Abreu disse:

boa tarde pessoal, alguém poderia por gentileza me esclarecer qual a diferença entre os juros e as amortizações na debênture? Talvez eu tenha deixado passar esse conceito. 
vi que nas amortizações tem umas porcentagens de 25%, 33%, 50% e 100%, enquanto nos juros tem uma porcentagem fixa a cada 6 meses
image.jpeg.47d7c0f2b79148ff09cd514997a0817d.jpeg

@Vinicius Costa De Abreu complementando o @Edison Paulini, neste tipo de título o Emissor coloca no documento da emissão um calendário com as datas e valores/percentuais que serão pagos ao longo do período do título. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pegando o gancho @Flavio Prado / @Edison Paulini:

No exemplo dado, a amortização começa em 2028, mas o investimento vai até 2030 (imagino que sejam recebidas três parcelas de amortização).

Após o pagamento da primeira parcela da amortização, a taxa contratada será aplicada ao restante que ainda precisa ser amortizado, correto?

Ou seja, invisto (por exemplo) R$ 1500, e aí todo semestre recebo IPCA + 11,39% (proporcionais ao semestre, claro). Em setembro de 2028 recebo R$ 500 de amortização (por exemplo), então o IPCA + 11,39% passaria a render sobre os R$ 1000 restantes... Em setembro de 2029 recebo mais R$ 500, com o IPCA + 11,39% rendendo sobre os R$ 500 restantes, até recebê-los em setembro de 2030.

Faz sentido ou falei besteira? Rsrsrs. Obrigado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Pegando o gancho @Flavio Prado / @Edison Paulini:

No exemplo dado, a amortização começa em 2028, mas o investimento vai até 2030 (imagino que sejam recebidas três parcelas de amortização).

Após o pagamento da primeira parcela da amortização, a taxa contratada será aplicada ao restante que ainda precisa ser amortizado, correto?

Ou seja, invisto (por exemplo) R$ 1500, e aí todo semestre recebo IPCA + 11,39% (proporcionais ao semestre, claro). Em setembro de 2028 recebo R$ 500 de amortização (por exemplo), então o IPCA + 11,39% passaria a render sobre os R$ 1000 restantes... Em setembro de 2029 recebo mais R$ 500, com o IPCA + 11,39% rendendo sobre os R$ 500 restantes, até recebê-los em setembro de 2030.

Faz sentido ou falei besteira? Rsrsrs. Obrigado.

Está correto o raciocínio, amigo!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Mais uma dúvida @Edison Paulini é @Flavio Prado se puderem me ajudar. Quando adquiri a debênture ela estava pagando CDI+5% na descrição, porém quando entrou na minha carteira ficou 5,20% do CDI, conforme as imagens abaixo:

image.jpeg.23cb2a94e8f921682ab245bd6a295c72.jpeg

————————————————————————————

image.jpeg.aed59d7227d221c125f702250d88c476.jpeg


Creio que a que está certa é a de tela na hr da compra né? CDI + 5%

Editado por Vinicius Costa De Abreu
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...