Jump to content
  • 0

Quitação antecipada


Ângelo Cossa Ferreira

Pergunta

Me surgiu uma dúvida sobre os investimentos de renda fixa q são empréstimos (Debêntures por exemplo)

Eu sei que quando eu pego um empréstimo como Pessoa Física, a legislação me dá o direito de quitar essa divida antecipadamente, se eu assim quiser. Posso antecipar a parcela ou até mesmo todo o financiamento de um carro ou casa por exemplo.  E isso vale para todos os empréstimos.

Isso pode acontecer com as Debêntures, LCI, LCA, etc?

Ou seja, eu peguei uma debênture a 18% ao ano, que vence em 5 anos, dali a 1 ano os juros baixam no mercado, e eu estou aqui felizasso achando q vou continuar com meu rendimento maravilhoso e o tomador do empréstimo resolve quitar ele integralmente pra poder pegar outro a juros mais baixo.

Isso é possível?  isso acontece com frequência?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
5 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse:

Me surgiu uma dúvida sobre os investimentos de renda fixa q são empréstimos (Debêntures por exemplo)

Eu sei que quando eu pego um empréstimo como Pessoa Física, a legislação me dá o direito de quitar essa divida antecipadamente, se eu assim quiser. Posso antecipar a parcela ou até mesmo todo o financiamento de um carro ou casa por exemplo.  E isso vale para todos os empréstimos.

Isso pode acontecer com as Debêntures, LCI, LCA, etc?

Ou seja, eu peguei uma debênture a 18% ao ano, que vence em 5 anos, dali a 1 ano os juros baixam no mercado, e eu estou aqui felizasso achando q vou continuar com meu rendimento maravilhoso e o tomador do empréstimo resolve quitar ele integralmente pra poder pegar outro a juros mais baixo.

Isso é possível?  isso acontece com frequência?

 

Boa noite @Ângelo Cossa Ferreira. A maior parte das debentures ja descrevem como sera o processo de pagamento de juros e amortização. Contudo algumas podem constar em regulamento a possibilidade de amortização antecipada a qualquer momento ou vinculada a um percentual permitido

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Ângelo Cossa Ferreira. A maior parte das debentures ja descrevem como sera o processo de pagamento de juros e amortização. Contudo algumas podem constar em regulamento a possibilidade de amortização antecipada a qualquer momento ou vinculada a um percentual permitido

Então se não constar no contrato a possibilidade de amortização antecipada a empresa não tem esse direito?  não é como pessoa física então, q tem o direito a quitação antecipada independente do que diz o contrato?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Ângelo Cossa Ferreira disse:

Então se não constar no contrato a possibilidade de amortização antecipada a empresa não tem esse direito?  não é como pessoa física então, q tem o direito a quitação antecipada independente do que diz o contrato?

Teria que constar em regulamento. A não ser que a empresa esteja quebrando ai pode amortizar a qualquer momento 😄

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Ângelo Cossa Ferreira e somente um complemento. Existem debentures que possuem o que chamamos de covenants, que são clausulas especificas que permitem o credor exigir uma antecipação do vencimento. Alguns exemplos de covenants:

- Teto de endividamento da empresa;
- Vinculação de endividamento a um projeto da empresa;
- Obrigar a prestação de contas periodicamente de fatos relevantes;
- Autorizar a entrada de novos sócios para o negócio.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Adriano Umemura disse:

@Ângelo Cossa Ferreira e somente um complemento. Existem debentures que possuem o que chamamos de covenants, que são clausulas especificas que permitem o credor exigir uma antecipação do vencimento. Alguns exemplos de covenants:

- Teto de endividamento da empresa;
- Vinculação de endividamento a um projeto da empresa;
- Obrigar a prestação de contas periodicamente de fatos relevantes;
- Autorizar a entrada de novos sócios para o negócio.

Isso é bem interessante, uma maneira de sair do debenture antes do vencimento. Essas coisas eu consigo saber no site da Ambima?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...