Jump to content

parece ter dinheiro, mas não tem


Recommended Posts

1 hour ago, Adriano Caxilé De Queiroz disse:

Boa noite pessoal, então primeira vez que vou, criar um tópico aqui na área do baguncinha. 

O que vou falar aqui acredito que outras pessoas também passam, por isso não é possível que seja só eu, desde garoto sempre tive o hábito de guardar dinheiro para falar a verdade ser uma pessoa econômica sempre pensando no dia de amanhã, aí vira e mexe no decorrer da vida eu tenho alguns pensamentos assim poxa se eu tivesse 10.000 hoje eu faria isso e aquilo com 5.000 eu viveria tranquilo e assim sucessivamente, o tempo foi passando eu fui alcançando as minhas metas aumentando o meu dinheiro, já cheguei a ganhar r$ 1200 depois r$ 2.100 depois de 3.000 depois 5000 e assim em diante hoje ganho na casa de 10 r$ 12.000 depende do mês até mais enfim, o que me aflige é em todas essas situações eu sempre fiz um prognóstico pensando se eu tivesse tanto eu faria isso e aquilo eu viveria bem mas quando eu consigo o dinheiro e começo a pensar parece que nunca é o suficiente sempre falta dinheiro começa a aparecer contas que não existiam antes prazeres que não existiam antes gostaria de saber com a galera se é só comigo ou se tem outras pessoas que passam por  isso. Sabe aquela sensação sempre que você acha que vai se dar bem, vem algo e acontece você meio que volta para estaca zero. Por que que a gente pensa que quando não tem dinheiro tal valor é suficiente e quando temos o dinheiro parece que não é o suficiente alguém mais já sentiu isso

Você falou exatamente o que sinto, fico pensando que se tivesse tanto eu faria tal coisa. Mas com isso, percebi que nunca será suficiente e estou pensando muito mais sobre as coisas que quero se fazem sentido. Passei por algumas coisas que me fizeram entender que nunca será suficiente, portanto é preciso limitar nossas metas e ver se fazem sentido com o estilo de vida que queremos levar.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Silas Santos disse:

Olá Adriano

Nos últimos anos também aumentei minha renda pra um valor que eu nunca sonhei. E também ao longo do tempo meus gastos também.

Acontece que normalmente acabamos aumentando o nosso padrão de vida quando a renda aumenta.

No meu caso, por exemplo, ao longo do tempo tive filhos, comprei um carro, reformei a casa, passei a viajar mais... Graças a Deus nunca me endividei, mas recentemente comecei a "dar uma segurada"...

O que me ajudou a não me endividar foi eu e a minha esposa combinarmos de tentarmos viver num padrão "um pouco abaixo" do que ganhávamos em cada etapa da nossa jornada, sem querer comparar com o padrão/ostentação de outras pessoas com renda similar, mas também sem deixar de usufruir.

justo, eu estou modulando minha maneira de pensar pra viver degraus abaixo.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

ENTENDE SEU COLOCAÇÃO, MAS TAMBEM SOU MUITO DE BOA. CONTINUO GUARDANDO DINHEIRO TODO MÊS MAS A IMPRESSÃO QUE ME DAR AS VEZES É A SEGUINTE COMO TE DISSE NO POSTER ANTERIOR, SE EU GANHASSE 500.000 HJ RESOLVERIA MINHA VIDA, TE DIGO COM TODA CERTEZA NÃO POIS PROVAVELMENTE EU AINDA IRIA COMPRAR MAS UMA CASA POIS HJ MORO EM AP E AQUI EM CURITIBA ESSE VALOR MAU DA PARA LARGADA RESUMINDO IRIA COLOCAR PRA RENDER E AOS POUCOS ADQUIRINDO BENS PARA PODER ENVELHECER TRANQUILO QUE É MINHA META MAS OBRIGADO PELO SEU CONTRA PONTO.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

59 minutes ago, Tatsuo Adachi disse:

@Adriano Caxilé De Queiroz tem a ver com aumento do padrão de vida conforme aumenta o ganho. Algumas crenças financeira podem estar te atrapalahando, e/ou a dificuldade de ter uma visão panorâmica da sua vida financeira. 

Para isso, a divisão do orçamento domestico em porcentagem proposta no Módulo 2 Aula 1 é interessante. Se perceber q, por exemplo, seus custo fixo é maior que 30%, mesmo depois de cortes de gastos e negociaçãocom a família, na proxima vez q tiver acrécimo de renda, mantenha seus gastos iguais.

Só quando o custos fixos tornarem a ser 30% da nova renda, aí poderá pensar em aumentar seu padrão de vida ou realocar para outras partes do orçamento.

ENTENDE SUA COLOCAÇÃO, MAS TAMBEM SOU MUITO DE BOA. CONTINUO GUARDANDO DINHEIRO TODO MÊS MAS A IMPRESSÃO QUE ME DAR AS VEZES É A SEGUINTE COMO TE DISSE NO POSTER ANTERIOR, SE EU GANHASSE 500.000 HJ RESOLVERIA MINHA VIDA, TE DIGO COM TODA CERTEZA NÃO, POIS PROVAVELMENTE EU AINDA IRIA COMPRAR MAS UMA CASA POIS HJ MORO EM AP E AQUI EM CURITIBA ESSE VALOR MAU DA PARA LARGADA RESUMINDO IRIA COLOCAR PRA RENDER E AOS POUCOS ADQUIRINDO BENS PARA PODER ENVELHECER TRANQUILO QUE É MINHA META MAS OBRIGADO PELO SEU CONTRA PONTO.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Adriano Caxilé De Queiroz disse:

Boa noite pessoal, então primeira vez que vou, criar um tópico aqui na área do baguncinha. 

O que vou falar aqui acredito que outras pessoas também passam, por isso não é possível que seja só eu, desde garoto sempre tive o hábito de guardar dinheiro para falar a verdade ser uma pessoa econômica sempre pensando no dia de amanhã, aí vira e mexe no decorrer da vida eu tenho alguns pensamentos assim poxa se eu tivesse 10.000 hoje eu faria isso e aquilo com 5.000 eu viveria tranquilo e assim sucessivamente, o tempo foi passando eu fui alcançando as minhas metas aumentando o meu dinheiro, já cheguei a ganhar r$ 1200 depois r$ 2.100 depois de 3.000 depois 5000 e assim em diante hoje ganho na casa de 10 r$ 12.000 depende do mês até mais enfim, o que me aflige é em todas essas situações eu sempre fiz um prognóstico pensando se eu tivesse tanto eu faria isso e aquilo eu viveria bem mas quando eu consigo o dinheiro e começo a pensar parece que nunca é o suficiente sempre falta dinheiro começa a aparecer contas que não existiam antes prazeres que não existiam antes gostaria de saber com a galera se é só comigo ou se tem outras pessoas que passam por  isso. Sabe aquela sensação sempre que você acha que vai se dar bem, vem algo e acontece você meio que volta para estaca zero. Por que que a gente pensa que quando não tem dinheiro tal valor é suficiente e quando temos o dinheiro parece que não é o suficiente alguém mais já sentiu isso

Acho que o lance é você focar no orçamento doméstico e seguir as dicas que o @Tatsuo Adachi indicou.

E um outro ponto talvez seja o seguinte: fazer aquela definição dos sonhos. O que você quer exatamente? Por exemplo, você falou q se tivesse R$ 500 mil ainda não resolveria a vida. Então acho que este exercício de definições do que se quer é fundamental, e talvez deva ser refeito periodicamente (uma vez ao ano, por exemplo). Porque assim você poderá ter mais clareza e, principalmente, metas a respeito do que quer e como gerir o dindin.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia meu querido.

Não existe fórmula mágica para nada, mas acredito que se você se concentrar nas coisas que te dão alegria, desde que você tinha menos dinheiro, e aproveitar essas coisas, você conseguirá aumentar sua renda sem aumentar tanto os gastos.

Um exemplo é sair para jantar com a esposa, claro que é muito bom poder ir em restaurantes mais exclusivos, mas os que você ia anteriormente não passaram a ser ruins. Então você pode continuar frequentando os antigos e as vezes se presentear com ida a um restaurante melhor.

O que gera um problema é sempre ir em um melhor, após ter um incremento salarial, pois os gastos irão acompanhar proporcionalmente o ganho e não haverá criação de riqueza excedente.

Outra coisa é concentrar os gastos em coisas que realmente você gosta, e não coisas para mostrar aos outros.

Só de estar aqui já estamos no caminho certo, tenho certeza de que todos seremos muito prósperos.

Um grande abraço.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu creio ser normal, elevar o padrão de vida quando se começa a ganhar mais. A grande questão é como fazer isso de maneira a não se atrapalhar financeiramente e se endividar. Sabemos que não queremos ser as pessoas mas ricas do cemitério, mas também não queremos “cair” em armadilhas que já aprendemos a nos desvencilhar. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...