Jump to content
  • 0

Analise de evolução pessoal


Luciano Quaresma

Pergunta

Ainda não iniciei as aulas na AUVP e gostaria de compartilhar a minha atual posição e opnião, para que após o estudo tenha uma base de comparação da evolução que a AUVP proporcionou, sendo assim segue para discussão a minha atual carteira. 

Levem em consideração que entrei nesse universo de investimentos a aproximadamente 1 mês.

image.png.9e40584148e100554bc2040ca9d66728.png

 

Minha atual extrategia é investimento 100% em renda variavel onde  criei uma carteira alvo que vou anexar mais a frente, e sempre que alguma das ações da carteira alvo está com um valor que considero descontado eu faço um aporte maior naquela ação especifica até que a carteira atinja um balanço ideial, como balanço ideal considerei uma divisão por igual até que eu atinja experiencia suficiente para criar um balanço melhor.

Aproveitei para fazer um aporte mais alto na vale quando estava a um preço que considerei baixo aproximadamente 56 reais e mantenho um aporte de 1 ação no BBDC4 pois fiz uma compra grande abaixo dos 14 e acabei precisando de vender por problemas pessoais, no dia seguinte passou dos 15, rs desde então matenho uma ação apenas para monitorar o sobe e desce.

 

Segue abaixo uma carteira teorica que sigo como referencia de carteira objetivo

image.png.98d2e0bdc86deae1c34f8ef64f33c425.png

 

Ainda não iniciei as aulas assim que finalizar todo o curso posto minha nova analise com o acrescimo de conhecimento que a AUVP proporcionou.

 

Os valores da segunda carteira são teoricos, levem em consideração apenas a porcentagem de distribuição.

Gostaria que colaboracem com opniões e erros cometidos como iniciante.

PS: Fiz um aporte em AMER3 que não coloquei no grafico por eu considerar uma aposta e não um investimento. devo falar mais a respeito no topico de cagadas, rs. (ainda não me disfiz dessa merda comprei a 35 cents)

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
5 horas atrás, Luciano Quaresma disse:

Ainda não iniciei as aulas na AUVP e gostaria de compartilhar a minha atual posição e opnião, para que após o estudo tenha uma base de comparação da evolução que a AUVP proporcionou, sendo assim segue para discussão a minha atual carteira. 

Levem em consideração que entrei nesse universo de investimentos a aproximadamente 1 mês.

image.png.9e40584148e100554bc2040ca9d66728.png

 

Minha atual extrategia é investimento 100% em renda variavel onde  criei uma carteira alvo que vou anexar mais a frente, e sempre que alguma das ações da carteira alvo está com um valor que considero descontado eu faço um aporte maior naquela ação especifica até que a carteira atinja um balanço ideial, como balanço ideal considerei uma divisão por igual até que eu atinja experiencia suficiente para criar um balanço melhor.

Aproveitei para fazer um aporte mais alto na vale quando estava a um preço que considerei baixo aproximadamente 56 reais e mantenho um aporte de 1 ação no BBDC4 pois fiz uma compra grande abaixo dos 14 e acabei precisando de vender por problemas pessoais, no dia seguinte passou dos 15, rs desde então matenho uma ação apenas para monitorar o sobe e desce.

 

Segue abaixo uma carteira teorica que sigo como referencia de carteira objetivo

image.png.98d2e0bdc86deae1c34f8ef64f33c425.png

 

Ainda não iniciei as aulas assim que finalizar todo o curso posto minha nova analise com o acrescimo de conhecimento que a AUVP proporcionou.

 

Os valores da segunda carteira são teoricos, levem em consideração apenas a porcentagem de distribuição.

Gostaria que colaboracem com opniões e erros cometidos como iniciante.

PS: Fiz um aporte em AMER3 que não coloquei no grafico por eu considerar uma aposta e não um investimento. devo falar mais a respeito no topico de cagadas, rs. (ainda não me disfiz dessa merda comprei a 35 cents)

 

Volte aqui depois de terminar aqui módulo 3.

E duas semanas depois, que você estará no módulo 4.

E terá as respostas.

 

Os que já fiMeos as aulas, vemos o porquê de sua carteira ter essas deficiências, mas em algumas semana terá o controle.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Luciano Quaresma  

O amigo poderia explicar melhor, até mesmo para que o pessoal do time da AUVP possa responder com melhores contribuições, o porquê da sua estratégia de aportes inicial serem focados em 100% nas ações nacionais, visto que você tem uma boa grana para uma carteira diversificada.

Vamos lá, para minha pequena colaboração. O que me chamou atenção é o seu tempo de mercado informado (1 mês)  e com um quantitativo considerável de empresas na carteira. Espero que mesmo na condição de iniciante, tenha uma tese de investimento para cada uma. Dito isso, do meu ponto de vista vejo dois agravantes, sendo o primeiro a concentração em uma única empresa e isso é uma consequência do seu racional em relação à forma dos aportes. E o segundo é ter que vender um ativo para cobrir uma emergência.  Tem outros pontos que gostaria de comentar, mas não o farei porque ao terminar curso terá suas próprias conclusões. Um detalhe, uma boa parte dos iniciantes em investimento fez cagada.  Inclusive a vossa pessoa que escreveu.  kkkk   

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Gustavo Oliveira Santos disse:

@Luciano Quaresma  

O amigo poderia explicar melhor, até mesmo para que o pessoal do time da AUVP possa responder com melhores contribuições, o porquê da sua estratégia de aportes inicial serem focados em 100% nas ações nacionais, visto que você tem uma boa grana para uma carteira diversificada.

Vamos lá, para minha pequena colaboração. O que me chamou atenção é o seu tempo de mercado informado (1 mês)  e com um quantitativo considerável de empresas na carteira. Espero que mesmo na condição de iniciante, tenha uma tese de investimento para cada uma. Dito isso, do meu ponto de vista vejo dois agravantes, sendo o primeiro a concentração em uma única empresa e isso é uma consequência do seu racional em relação à forma dos aportes. E o segundo é ter que vender um ativo para cobrir uma emergência.  Tem outros pontos que gostaria de comentar, mas não o farei porque ao terminar curso terá suas próprias conclusões. Um detalhe, uma boa parte dos iniciantes em investimento fez cagada.  Inclusive a vossa pessoa que escreveu.  kkkk   

O aporte alto em uma unica empresa vem do momento de baixa que a vale está passando, assim que ela superar os 60 reais paro de aportar nela, essa é a ideia inicial, comentarei mais a frente me corrigindo se for o caso, assim que terminar o curso completo.

Então, na carteira que uso como alvo possui investimentos internacionais, mas como não tenho muito conhecimento optei por diversificar em 3 paises sendo IVVBB11 e XINA11 com 15% do total da carteira e 15% na india em INDA e EPI (pelo q entendi um representa small caps e a outra grandes empresas da india), mas ainda não aportei por falta de conhecimento e por eu estou condiserando o dolar em alta, fiz a analise de que optar por alocar nesses pontos quando o dolar der uma abaixada.

A tese de investimentos na india vem da minha analise de que é ela passará por um alto desenvolvimento por seu crescimento populacional enquanto a xina enfrentará uma diminuição populacional nas proximas decadas, então eu acredito que haverá uma migração das fabricas de um pais para o outro para aproveitar o excesso de mão de obra.

Fiz a venda por um erro de impulso, comprei contando q iria receber de um cliente e o mesmo atrasou o pagamento então optei por vender pra não ficar descapitalizado, foi um bom aprendizado.

Comentando sobre a cagada, eu deixei uma ordem de compra na AMER3 me baseando que a minima historica havia sido em 35 centavos, e ela estava ocilando entre 60 e 80 centavos, ai deixei a ordem automatica com 4 mil ações, caiu pra 10 centavos e começou ocilar entre 10 e 11 centavos, tive a brilhante ideia de comprar mais 10 mil ações a 10 centavos para vender a 11 achando q teria uma valorização de 10% facil assim, e pasmem não ocorreu, atualmente viraram 140 ações a 6 reais com preço medio de 17 reais kkkkk.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Luciano Quaresma disse:

Ainda não iniciei as aulas na AUVP e gostaria de compartilhar a minha atual posição e opnião, para que após o estudo tenha uma base de comparação da evolução que a AUVP proporcionou, sendo assim segue para discussão a minha atual carteira. 

Levem em consideração que entrei nesse universo de investimentos a aproximadamente 1 mês.

image.png.9e40584148e100554bc2040ca9d66728.png

 

Minha atual extrategia é investimento 100% em renda variavel onde  criei uma carteira alvo que vou anexar mais a frente, e sempre que alguma das ações da carteira alvo está com um valor que considero descontado eu faço um aporte maior naquela ação especifica até que a carteira atinja um balanço ideial, como balanço ideal considerei uma divisão por igual até que eu atinja experiencia suficiente para criar um balanço melhor.

Aproveitei para fazer um aporte mais alto na vale quando estava a um preço que considerei baixo aproximadamente 56 reais e mantenho um aporte de 1 ação no BBDC4 pois fiz uma compra grande abaixo dos 14 e acabei precisando de vender por problemas pessoais, no dia seguinte passou dos 15, rs desde então matenho uma ação apenas para monitorar o sobe e desce.

 

Segue abaixo uma carteira teorica que sigo como referencia de carteira objetivo

image.png.98d2e0bdc86deae1c34f8ef64f33c425.png

 

Ainda não iniciei as aulas assim que finalizar todo o curso posto minha nova analise com o acrescimo de conhecimento que a AUVP proporcionou.

 

Os valores da segunda carteira são teoricos, levem em consideração apenas a porcentagem de distribuição.

Gostaria que colaboracem com opniões e erros cometidos como iniciante.

PS: Fiz um aporte em AMER3 que não coloquei no grafico por eu considerar uma aposta e não um investimento. devo falar mais a respeito no topico de cagadas, rs. (ainda não me disfiz dessa merda comprei a 35 cents)

Olá Luciano,

Pelo que vi, você nem começou o curso ainda.

Então antes de se preocupar com sua carteira, a primeira coisa a se fazer é nada.

Isso mesmo: não faça nada por enquanto. Não compre, não venda, não faça nada.

Se você começar a mexer antes de fazer o curso, pode piorar a situação.

Os valores que você tenha para aportar, deixe no Tesouro Selic por enquanto (não em prefixados nem no IPCA+).

Como o @Ricardo Ochoa Pachas falou, ao finalizar o módulo 3 você entenderá a obrigatoriedade da renda fixa. Ao finalizar o módulo 4 você entenderá como analisar o que você já tem. E ao finalizar o modulo 8 você saberá como reconstruir sua carteira sem fazer caca rsrsrs.

Por mais que a ansiedade seja grande para “resolver tudo logo”, não faça nada por enquanto.

Esoero ter ajudado e qualquer coisa chama!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...