Jump to content

Módulo 1, Aula 5: Percebi que sou um merda


Recommended Posts

Boa tarde, Agnaldo!

Seja bem-vindo ao cardume!

Seja menos cruel consigo mesmo. Para ser uma pessoa bem-sucedida, é algo vai muito além da aquisição de prestígio e bens materiais. Encontre em si o que te preenche a alma, sem se preocupar com a aprovação de A ou de B. E, se você não trair os seus princípios, tá tudo bem.

Essas primeiras aulas deram uma remexida na minha mente também. É normal.

Fica bem, se cuida e qualquer coisa, tô na área!

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia, @Agnaldo Oliveira Penha Junior.

Não sei se poderá te ajudar de alguma forma, mas estive estudando um pouquinho sobre um tema aqui em um outro cvrso e me lembrei aqui do seu post. Resolvei comaprtilhar.

Fala sobre o Ikigai. Já ouviu falar?
Em suma é um conceito japonês que busca uma ou mais atividades que você goste (independente de ser bom ou não), no que você é bom de fato, algo que te pagariam por isso e o que as pessoas precisam.

Mesmo que não seja para avaliar tudo e achar seu propósito de vida (que é o objetivo do Ikigai) pode te ajudar a pensar um pouco mais no que você gosta, no que você curte, no que as pessoas te enchergam.

Inclusive, tente fazer as seguintes perguntas a si mesmo:

- Sobre o que me pedem conselhos?

- Onde invisto meu tempo livre?

- Passei por algum que impactou e/ou mudou minha perspectiva e eu gosto de falar sobre isso?

 

Espero que ajude!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/09/2024 at 08:54, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, @Agnaldo Oliveira Penha Junior.

Não sei se poderá te ajudar de alguma forma, mas estive estudando um pouquinho sobre um tema aqui em um outro cvrso e me lembrei aqui do seu post. Resolvei comaprtilhar.

Fala sobre o Ikigai. Já ouviu falar?
Em suma é um conceito japonês que busca uma ou mais atividades que você goste (independente de ser bom ou não), no que você é bom de fato, algo que te pagariam por isso e o que as pessoas precisam.

Mesmo que não seja para avaliar tudo e achar seu propósito de vida (que é o objetivo do Ikigai) pode te ajudar a pensar um pouco mais no que você gosta, no que você curte, no que as pessoas te enchergam.

Inclusive, tente fazer as seguintes perguntas a si mesmo:

- Sobre o que me pedem conselhos?

- Onde invisto meu tempo livre?

- Passei por algum que impactou e/ou mudou minha perspectiva e eu gosto de falar sobre isso?

 

Espero que ajude!

Opa, e aí @Edison Luis Paulini

Sim, eu gosto muito do conceito do Ikigai, acho que vale a pena alinhar as minhas metas com os 4 princípios.

O que eu estou fazendo no momento é basicamente vivendo a vida com uma perspectiva mais aberta, não descartando as coisas que aparecem pra mim. A maioria é "carvão", mas com certeza deve ter ouro aí no meio. Questão de paciência e perseverança.

Obrigado e pode deixar que eu volto aqui nesse tópico quando tiver algo interessante pra compartilhar.

On 02/09/2024 at 21:34, Valdenice Lopes Figueira disse:

Tudo o que queremos precisamos saber responder.... para que? 

@Valdenice Lopes Figueira Ultimamente tem sido difícil encontrar um "para que" nas coisas que eu estou fazendo, mas já tenho algumas pistas. Por exemplo, isso jamais pode ser algo orientado à opinião dos outros, tem que ser algo que eu quero fazer por mim.

Isso tem me ajudado a manter a dieta e ir treinar todos os dias 😁

Editado por Agnaldo Oliveira Penha Junior
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 01/09/2024 at 01:36, Agnaldo Oliveira Penha Junior disse:

Lá está o Raul falando que muita gente sonha baixo e muita gente sonha alto e que os seus sonhos não podem ser sonhos baseados na aprovação dos outros.

O problema é que no decorrer da aula eu simplesmente não consegui pensar em nada que eu queria pra mim.

Vamos lá, minha origem é uma família muito pobre, que vive de salário em salário e cuja única percepção de riqueza é ter o que comer no próximo mês. Ter a casa própria, um carro e viajar são os sonhos que a minha mãe sempre colocou na minha cabeça que significam uma vida de riqueza.

Por anos eu acreditei nisso, porém eu queria ter essas coisas pra agradar a minha família, mas nunca parei pra questionar o que é que eu realmente queria. Hoje tenho 34 anos e estou trabalho para uma empresa de fora, ganho muito bem e tenho um patrimônio relativamente bom, mas a verdade é que eu simplesmente não faço ideia do que raios eu gostaria de fazer da minha vida. 😅

Eu já tentei ser o garotão da noite, já comi até alcançar os 140kg (estou trabalhando pra reverter isso), já viajei pra Europa e outros países da América do Sul, já tive um carro do ano e um jet ski, mas nada disso fez eu me sentir mais ou menos realizado... pra ser sincero parece que até então tudo o que eu fiz foi só pra cumprir um script chamado vida, e hoje em dia apenas vivo uma vida bem retraída, sem nenhum tipo de luxo, apenas focando em acumular mais capital, cuidar do meu gato de estimação e seguir uma rotina de dieta e treinos diários, mas sem nenhuma perspectiva de atingir um lugar específico.

Talvez eu devesse estar falando sobre isso com um Psicólogo, mas como existe a oportunidade de ouvir as pessoas por aqui, de repente pode sair mais barato hehe.

Só queria deixar esse relato aqui sobre essa descoberta que fiz. Não é uma reclamação (falhei no desafio?), mas uma realização do meu estado atual no microcosmos desse universo tão gigantesco que nos cerca.

d59d30c07b5c5fa176d057dd8e22259a533182a6f716742a8f9616514c3402dc_1.jpg.8e5476b1cfc741148ca374b9b7989610.jpg

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...