Jump to content

Módulo 1 - Aula 5 - Quanto custa o meu sonho?


Recommended Posts

Eu ia fazer uma introdução aqui, me apresentando e tal (como vi em outros tópicos), mas coloquei toda essa apresentação no meu perfil. Quem tiver interesse em saber mais sobre mim, é só clicar no meu nome aí em cima e conferir 😁

Montar essa lista de coisas que sonhamos não foi tão simples quanto pensei. Eu tive que me "policiar" para não ficar me podado em excesso. Foi um exercício muito bom, porque me fez ir em busca de informações mais detalhadas sobre cada uma da coisas que eu quero.

Em linhas gerais, quero:

1. morar em um lugar mais conectado à natureza (sítio ou chácara), mas que esteja próximo de algum grande centro urbano

2. proporcionar educação e saúde de qualidade aos meus 3 filhos

3. viajar, pelo menos, uma vez ao ano para algum lugar/país diferente

4. realizar um sonho de infância, que é ter um Porsche (nem precisa ser 0km)

 

Fiz uma busca rápida, para ter uma média de mercado, de cada um dos itens que desejo comprar e depois outra busca para descobrir quando custaria para mantê-las (impostos, seguros e manutenções preventivas e reparativas).

Contudo, na parte de custos mensais, considerei coisas além dos custos relacionados exclusivamente aos itens que desejo comprar (propriedade e carros). Considerei, todos os custos de vida: alimentação, moradia, transporte, saúde, educação, lazer, etc.

 

Até aqui, eu tinha chegado nos seguintes montantes:

- Patrimônio necessário para a felicidade do Diogo - R$ 3.785.000

- Custo para manter essa loucura (e todos os demais custos de vida) - R$ 28.950

 

É óbvio que levei um susto kkkk. Mas, parti pra calculadora de juros compostos e lancei os dados, considerando o montante que tenho investido atualmente (R$ 200k) e mais um aporte mensal de R$ 5k durante 15 anos, à uma taxa de juros de 8%a.a.

Para meu desespero ainda maior, esse cenário não me permite chegar nem nos R$ 3.7M. Tive que aumentar o prazo para 20 anos.

E ainda tem o custo de vida mensal... Considerando a taxa de 8%.a.a, seriam necessários outros R$ 4.5M para proporcionar um renda que bancasse este custo de vida.

Como cheguei nesse valor? Usei a calculadora de juros compostos, fixando Valor mensal = 0, Taxa de juros = 8 (anual), Período = 1 (mês) e fui fazendo simulações no campo Valor inicial e usei o modo Tabela (ao invés de Gráfico).

Próximos passos: 

- Continuar o curso da AUVP (para descobrir como otimizar os rendimentos da carteira)

- Continuar ampliando a receita dos meus negócios

- Descobrir formas de fazer renda-extra

- Revisar os meus sonhos

 

Grande abraço a todos 😉

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Amigo, você está no caminho certo!

Em uma janela de 15 ou 20 anos há muito espaço para aumento de renda, renda extra, alterações neste sentido que irão adiantar nossa jornada.

Além disso, vou contar um segredinho. Trabalhamos sempre com a média de 8% acima da inflação como uma média mais conservadora para não dizer pessimista. Mas a verdade é que se você se dedicar nos seus estudos aqui da AUVP, interagir bastante na comunidade tirando suas dúvidas para poder montar uma carteira joinha pra valer, você terá uma rentabilidade maior que 8% já considerando a inflação.

Esse tempo ao seu favor e já ter uma boa quantia inicial que são os 200 mil, você tem jogo ganho!

Parabéns por isso e bora pra cima!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Brother... Temos a mesma idade, então vou te falar que tudo é possível sim!

Você disse que quer ampliar seus negócios e, por experiência própria, posso lhe afirmar que este é o melhor dos investimentos que você pode fazer, pois ampliando sua base de captação (renda) para alocação no mercado financeiro, reduz bastante o tempo necessário para chegar lá e alcançar seus sonhos!

Aliás, nenhum investimento do mercado financeiro pode lhe trazer uma renda tão alta se comparado ao investimento que você fizer nos seus negócio para potencializar seus rendimentos mensais. Claro que tudo isso demanda uma enorme dedicação, já que o risco também é maior...

Bora lá! Força, foco e fé! Tô contigo na turma 36!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Edison Luis Paulini disse:

Amigo, você está no caminho certo!

Em uma janela de 15 ou 20 anos há muito espaço para aumento de renda, renda extra, alterações neste sentido que irão adiantar nossa jornada.

Além disso, vou contar um segredinho. Trabalhamos sempre com a média de 8% acima da inflação como uma média mais conservadora para não dizer pessimista. Mas a verdade é que se você se dedicar nos seus estudos aqui da AUVP, interagir bastante na comunidade tirando suas dúvidas para poder montar uma carteira joinha pra valer, você terá uma rentabilidade maior que 8% já considerando a inflação.

Esse tempo ao seu favor e já ter uma boa quantia inicial que são os 200 mil, você tem jogo ganho!

Parabéns por isso e bora pra cima!

Muito obrigado pelo incentivo... Bora pra cima!!!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

53 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Brother... Temos a mesma idade, então vou te falar que tudo é possível sim!

Você disse que quer ampliar seus negócios e, por experiência própria, posso lhe afirmar que este é o melhor dos investimentos que você pode fazer, pois ampliando sua base de captação (renda) para alocação no mercado financeiro, reduz bastante o tempo necessário para chegar lá e alcançar seus sonhos!

Aliás, nenhum investimento do mercado financeiro pode lhe trazer uma renda tão alta se comparado ao investimento que você fizer nos seus negócio para potencializar seus rendimentos mensais. Claro que tudo isso demanda uma enorme dedicação, já que o risco também é maior...

Bora lá! Força, foco e fé! Tô contigo na turma 36!

Fala Arthur. 44 anos ainda nos dá muito tempo pra construir e aproveitar a vida, né?! :)

Bom demais bom estar neste ambiente com tanta gente buscando os mesmos objetivos e com energia tão boa.

Muito obrigado e sucesso pra gente!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...