Jump to content

Recommended Posts

12 horas atrás, Mariana Cerqueira disse:

Olá,

Terminei o módulo 8 ! Estou em processo de organizar minha vida, estou vendendo meu Apartamento para comprar um menor ! Estou melhorando as vendas da minha empresa para juntar um PL no final do ano e estou já separando valores mensais para minha reserva de emergência !

Eu queria já começar selecionar meus investimentos para em breve começar meus aportes , mas não sei se junto ao menos uns 10 mil  para começar minha carteira enquanto não vendo o Apartamento ou só vou comprando mensalmente o que dá para ir iniciando !

Acabei de fazer 39 anos e já estou um pouco ansiosa para começar logo, me sentindo super atrasada !

Espero que possam me dar uma luz,

Att, Mariana

Olá Mariana,

Você chegou a fazer o PIAR? Porque a partir dali você vai conseguir estipular a porcentagem que você vai aplicar em cada tipo de ativo.

Além disso, se você se considera pronta para investir, então significa que você já analisou as empresas (ações), FIIs, CDBs, etc. Qual o número de ativos que você tem? Talvez você deva pensar nesse ponto para não pulverizar demais.

Ao mesmo tempo, você disse que quer começar investindo R$ 10 mil. Aí te pergunto: qual será o valor a ser aportado todo mês posteriormente? Você vai continuar aportando R$ 10 mil por mês? Ou será menos? Pergunto isso porque suponha que você vá investir R$ 1.000 por mês depois. Aí você começa aportando 10x esse valor mensal, e depois se o Diagrama sugerir outra equalização, isso pode demorar um pouco: você demoraria 10 meses para chegar aos R$ 10 mil inicialmente investidos.

Eu, no seu lugar, seguiria esses passos:

- Tendo os ativos nos quais quero aportar já definidos, os cadastraria no Diagrama do Cerrado;

- A partir daí, olharia a sugestão do Diagrama, que será feita tendo como base o PIAR.

E seguiria "religiosamente" rsrsrs.

Veja também a sua proporção entre esses R$ 10 mil que você quer investir de uma vez, e quanto você investirá por mês posteriormente, para evitar discrepâncias.

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Mariana Cerqueira disse:

Olá,

Terminei o módulo 8 ! Estou em processo de organizar minha vida, estou vendendo meu Apartamento para comprar um menor ! Estou melhorando as vendas da minha empresa para juntar um PL no final do ano e estou já separando valores mensais para minha reserva de emergência !

Eu queria já começar selecionar meus investimentos para em breve começar meus aportes , mas não sei se junto ao menos uns 10 mil  para começar minha carteira enquanto não vendo o Apartamento ou só vou comprando mensalmente o que dá para ir iniciando !

Acabei de fazer 39 anos e já estou um pouco ansiosa para começar logo, me sentindo super atrasada !

Espero que possam me dar uma luz,

Att, Mariana

Bom dia, Mariana!

Apenas complementando as repostas dos nossos amigos.

O sentimento de estar atrasada com relação aos investimentos pode ser um perigo e nos fazer tomar decisões erradas. Afinal, colocamos na cabeça que por estarmos atrasados temos que começar o quanto antes para compensar o tempo perdido. Só que nesse ímpeto a gente pode acabar tomando decisões que não serão saudáveis para nossa carteira  e consequentemente a jornada de investimentos.

Pondere o que os amigos comentaram e quaisquer dúvidas mais tire aqui com a gente. Fazer as coisas bem pensadas e com as ferramentas que temos (diagrama do cerrado e PIAR como colocado pelo @Matheus Passos Silva) . O diagrama irá fazer o trabalho sobre as proporções e o PIAR lhe dá uma sugestão e direcionamento do que pode lhe ser bom e você fará um exercício de pensar sobre o que se enquadra na sua realidade.

 

Espero que ajude  a pensar!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 02/09/2024 at 14:58, Mariana Cerqueira disse:

Olá,

Terminei o módulo 8 ! Estou em processo de organizar minha vida, estou vendendo meu Apartamento para comprar um menor ! Estou melhorando as vendas da minha empresa para juntar um PL no final do ano e estou já separando valores mensais para minha reserva de emergência !

Eu queria já começar selecionar meus investimentos para em breve começar meus aportes , mas não sei se junto ao menos uns 10 mil  para começar minha carteira enquanto não vendo o Apartamento ou só vou comprando mensalmente o que dá para ir iniciando !

Acabei de fazer 39 anos e já estou um pouco ansiosa para começar logo, me sentindo super atrasada !

Espero que possam me dar uma luz,

Att, Mariana

parabens, modulos finalizados e agora... como andar fora da caverna, já tem as ferramentas, mas ainda tem medo... vai com medo mesmo.

nao precisa juntar 10k, vai com os aportes mesmo, se tiver com medo, vai com "medio" aporte na primeira vez... o importante é começar e manter a constancia... igual andar de bicicleta

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/09/2024 at 03:42, Matheus Passos Silva disse:

Olá Mariana,

Você chegou a fazer o PIAR? Porque a partir dali você vai conseguir estipular a porcentagem que você vai aplicar em cada tipo de ativo.

Além disso, se você se considera pronta para investir, então significa que você já analisou as empresas (ações), FIIs, CDBs, etc. Qual o número de ativos que você tem? Talvez você deva pensar nesse ponto para não pulverizar demais.

Ao mesmo tempo, você disse que quer começar investindo R$ 10 mil. Aí te pergunto: qual será o valor a ser aportado todo mês posteriormente? Você vai continuar aportando R$ 10 mil por mês? Ou será menos? Pergunto isso porque suponha que você vá investir R$ 1.000 por mês depois. Aí você começa aportando 10x esse valor mensal, e depois se o Diagrama sugerir outra equalização, isso pode demorar um pouco: você demoraria 10 meses para chegar aos R$ 10 mil inicialmente investidos.

Eu, no seu lugar, seguiria esses passos:

- Tendo os ativos nos quais quero aportar já definidos, os cadastraria no Diagrama do Cerrado;

- A partir daí, olharia a sugestão do Diagrama, que será feita tendo como base o PIAR.

E seguiria "religiosamente" rsrsrs.

Veja também a sua proporção entre esses R$ 10 mil que você quer investir de uma vez, e quanto você investirá por mês posteriormente, para evitar discrepâncias.

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...