Jump to content
  • 0

Dúvida sobre RI de empreas


Cristian Roberto Pastro

Pergunta

Boa Noite pessoal,

 

Estou estudando a compra de Debêntures da Origem Energia SA (ORIG21) e  CRA da  FS Biocombustíveis (CRA02300SPD).

Tais empresas possuem Relação como Investidor (RI) e também são mostradas como empresas listadas na B3.  Porém o ticker das empresas não são mostrados.

No site da B3 nada de relevante é mostrado sobre a FS:
fs.PNG.bae8034bd83d21bf3b1c5f2502a115b0.PNG

 

Já sobre a Origem Energia, é mostrado que existe a estratosférica quantidade de 3 ações em circulação (embora abaixo esteja mostrado 926.357.532)

or.PNG.af146ae4c9a8932aaebaffff2c054c4c.PNG

 

Afinal, essas empresas estão listadas na bolsa ou não?

E se não estão, por que elas precisam ter um RI tão completo quanto elas tem?

 

Como elas tem RI, seria tão "seguro" investir em suas debêntures como qualquer empresa que de fato está listada na Bolsa? (se tivessem bons resultados)

 

Obrigado pessoal

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Cristian Roberto Pastro disse:

Não entendi até que ponto eu posso confiar neste RI como sendo informações verdadeiras. Se eu devo confiar tanto como os RIs de empresas listadas ou se devo ficar com o pé atrás.

@Cristian Roberto Pastro complementando os colegas. Para uma empresa abrir o capital na Bolsa ela precisa seguir uma série de normas da CVM, e entre elas ter um RI. As empresas são auditadas, de fornecerem as informações financeiras para a CVM, divulgar fatos relevantes entre outras obrigações.

Claro que nunca será 100%, vide o caso da Americanas, porém as informações que são divulgadas pelo RI da empresa será a informação mais segura que conseguiremos ter da empresa, e qualquer desvio de conduto, a CVM vai cobrar.

Já as empresas que não estão listadas, porém têm um RI, estão fazendo isto para conquistar a confiança dos investidores, no entanto as empresas não listadas, não precisam seguir todas as regras e normas que as empresas listas são obrigadas a seguir, portanto não serão tão seguras as informações que eles venham a divulgar, mas pelo menos é melhor que uma empresa não listada que nem RI tenha rsrsrs

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Cristian Roberto Pastro disse:

Boa Noite pessoal,

 

Estou estudando a compra de Debêntures da Origem Energia SA (ORIG21) e  CRA da  FS Biocombustíveis (CRA02300SPD).

Tais empresas possuem Relação como Investidor (RI) e também são mostradas como empresas listadas na B3.  Porém o ticker das empresas não são mostrados.

No site da B3 nada de relevante é mostrado sobre a FS:
fs.PNG.bae8034bd83d21bf3b1c5f2502a115b0.PNG

 

Já sobre a Origem Energia, é mostrado que existe a estratosférica quantidade de 3 ações em circulação (embora abaixo esteja mostrado 926.357.532)

or.PNG.af146ae4c9a8932aaebaffff2c054c4c.PNG

 

Afinal, essas empresas estão listadas na bolsa ou não?

E se não estão, por que elas precisam ter um RI tão completo quanto elas tem?

 

Como elas tem RI, seria tão "seguro" investir em suas debêntures como qualquer empresa que de fato está listada na Bolsa? (se tivessem bons resultados)

 

Obrigado pessoal

Boa noite, Cristian!

Neste caso a empresa não é de capital aberto. Quando ela possui é demonstrado mais dados dela ao lado.

Veja por exemplo abaixo uma consulta do Banco do Brasil onde a gama de informações dispostas é maior:

https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/empresas-listadas.htm

image.png.df2afe81326a0810054114511cb765d1.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Cristian Roberto Pastro disse:

Boa Noite pessoal,

 

Estou estudando a compra de Debêntures da Origem Energia SA (ORIG21) e  CRA da  FS Biocombustíveis (CRA02300SPD).

Tais empresas possuem Relação como Investidor (RI) e também são mostradas como empresas listadas na B3.  Porém o ticker das empresas não são mostrados.

No site da B3 nada de relevante é mostrado sobre a FS:
fs.PNG.bae8034bd83d21bf3b1c5f2502a115b0.PNG

 

Já sobre a Origem Energia, é mostrado que existe a estratosférica quantidade de 3 ações em circulação (embora abaixo esteja mostrado 926.357.532)

or.PNG.af146ae4c9a8932aaebaffff2c054c4c.PNG

 

Afinal, essas empresas estão listadas na bolsa ou não?

E se não estão, por que elas precisam ter um RI tão completo quanto elas tem?

 

Como elas tem RI, seria tão "seguro" investir em suas debêntures como qualquer empresa que de fato está listada na Bolsa? (se tivessem bons resultados)

 

Obrigado pessoal

Olá Cristian,

Acredito que você consiga mais informações no site da ANBIMA: https://www.anbima.com.br/pt_br/informar/taxas-de-debentures.htm.

Sobre a questão de ser seguro ou não, independentemente de estarem listadas na Bolsa, acredito que o risco seja maior. Primeiro porque estamos empresatando diretamente para a empresa, e se ela quebrar perdemos tudo. Segundo porque o investimento precisa ser levado até o final, por ser complicada a marcação a mercado nesse caso.

Eu pessoalmente ainda não invisto neste tipo de ativo, mas claro que é do perfil de risco de cada um.

Sobre a obrigatoriedade do RI, vou pular essa e deixar para os mais experientes rsrsrs.

Espero ter ajudado, pelo menos um pouquinho.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá Cristian,

Acredito que você consiga mais informações no site da ANBIMA: https://www.anbima.com.br/pt_br/informar/taxas-de-debentures.htm.

Sobre a questão de ser seguro ou não, independentemente de estarem listadas na Bolsa, acredito que o risco seja maior. Primeiro porque estamos empresatando diretamente para a empresa, e se ela quebrar perdemos tudo. Segundo porque o investimento precisa ser levado até o final, por ser complicada a marcação a mercado nesse caso.

Eu pessoalmente ainda não invisto neste tipo de ativo, mas claro que é do perfil de risco de cada um.

Sobre a obrigatoriedade do RI, vou pular essa e deixar para os mais experientes rsrsrs.

Espero ter ajudado, pelo menos um pouquinho.

Obrigado pela resposta.

 

Sobre a questão de segurança: sabemos que empresas listadas na bolsa possuem RI. Assim sendo, há mais informações públicas disponíveis sobre a empresa. Ou seja, é mais fácil analisar a empresa debenturista. Assim sendo, acaba sendo mais seguro comprar debêntures de tais empresas SE uma boa análise da empresa for feita.

 

Então como as empresas que eu citei tem RI, seriam tão seguras como as empresas listadas na bolsa. Correto?

(se tivessem bons fundamentos)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Cristian Roberto Pastro disse:

Obrigado pela resposta.

 

Sobre a questão de segurança: sabemos que empresas listadas na bolsa possuem RI. Assim sendo, há mais informações públicas disponíveis sobre a empresa. Ou seja, é mais fácil analisar a empresa debenturista. Assim sendo, acaba sendo mais seguro comprar debêntures de tais empresas SE uma boa análise da empresa for feita.

 

Então como as empresas que eu citei tem RI, seriam tão seguras como as empresas listadas na bolsa. Correto?

(se tivessem bons fundamentos)

Olá Cristian,

Na minha visão, ter um RI não torna automaticamente as debêntures de uma empresa tão seguras quanto as de empresas listadas na bolsa. Ter um RI significa apenas que a empresa presta informações aos investidores, mas isso não garante a mesma transparência, controle ou solidez financeira que empresas listadas na bolsa possuem. A segurança das debêntures depende mais da saúde financeira e do risco de crédito da empresa, e não apenas da existência de uma área de Relação com Investidores.

O importante é realizar uma análise cuidadosa dos fundamentos da empresa e, sempre que possível, verificar o rating de crédito. Empresas listadas tendem a ter maior transparência e serem acompanhadas de mais perto pelo mercado, o que pode trazer mais segurança, mas isso não exclui a possibilidade de empresas não listadas serem boas emissoras de debêntures, desde que uma análise rigorosa seja feita.

Espero ter ajudado!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá Cristian,

Na minha visão, ter um RI não torna automaticamente as debêntures de uma empresa tão seguras quanto as de empresas listadas na bolsa. Ter um RI significa apenas que a empresa presta informações aos investidores, mas isso não garante a mesma transparência, controle ou solidez financeira que empresas listadas na bolsa possuem. A segurança das debêntures depende mais da saúde financeira e do risco de crédito da empresa, e não apenas da existência de uma área de Relação com Investidores.

O importante é realizar uma análise cuidadosa dos fundamentos da empresa e, sempre que possível, verificar o rating de crédito. Empresas listadas tendem a ter maior transparência e serem acompanhadas de mais perto pelo mercado, o que pode trazer mais segurança, mas isso não exclui a possibilidade de empresas não listadas serem boas emissoras de debêntures, desde que uma análise rigorosa seja feita.

Espero ter ajudado!

Obrigado pela resposta.

 

Claro que sempre devemos estudar os fundamentos das empresas que emitiram as debêntures.

Entendo que isso fica mais fácil em empresas listadas na bolsa, pois tem um RI e mais fiscalização nas informações prestadas.

 

Porém as empresas que eu citei, mesmo não listadas na bolsa, por algum motivo possuem um RI com várias informações, assim como as empresas listadas na B3.

 

Não entendi até que ponto eu posso confiar neste RI como sendo informações verdadeiras. Se eu devo confiar tanto como os RIs de empresas listadas ou se devo ficar com o pé atrás.

 

E além disso, por que eles tem um canal de RI expondo todas as suas finanças e estratégias? Afinal, não são obrigadas.

O que elas ganham expondo seus prejuízos a todo mundo (no caso das empresas que eu citei)?

 

 

Editado por Cristian Roberto Pastro
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Cristian Roberto Pastro disse:

Obrigado pela resposta.

 

Claro que sempre devemos estudar os fundamentos das empresas que emitiram as debêntures.

Entendo que isso fica mais fácil em empresas listadas na bolsa, pois tem um RI e mais fiscalização nas informações prestadas.

 

Porém as empresas que eu citei, mesmo não listadas na bolsa, por algum motivo possuem um RI com várias informações, assim como as empresas listadas na B3.

 

Não entendi até que ponto eu posso confiar neste RI como sendo informações verdadeiras. Se eu devo confiar tanto como os RIs de empresas listadas ou se devo ficar com o pé atrás.

 

E além disso, por que eles tem um canal de RI expondo todas as suas finanças e estratégias? Afinal, não são obrigadas.

O que elas ganham expondo seus prejuízos a todo mundo (no caso das empresas que eu citei)?

 

 

Boa noite, Cristian!

Dando um pitaquinho no tema.

Tentando olhar por uma perspectiva otimista, os RIs quando não obrigados podem ser uma forma de adquirir confiança de interessados a investir na mesma (através de debêntures por exemplo). Pode ser também a depender do caso que a empresa já esteja visando uma abertura na bolsa com um IPO. Sendo assim ela já tenta conquistar seus futuros sócios.

Mas também pode ter o outro lado da moeda onde eles pretendem os citados acima mas não sendo totalmente fiéis ao que dispõem pois isso fica fora de uma fiscalização.

Ou seja, é um risco a se correr.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...