Jump to content
  • 0

Dúvida sobre IOF em Tesouro Selic

Davi Ghiggino

Pergunta

Olá Boa noite! Eu estou no módulo 3 de renda fixa e surgiu um cenário onde gostaria que fosse esclarecido:

Vamos supor que em um mês eu faça a compra de 2 títulos Selic, um no dia 1 e outro no dia 2, após 30 dias da primeira compra eu decida resgatar o valor do 1° título. Neste cenário sabendo que são 2 títulos diferentes mesmo sendo do mesmo tipo, de que forma a retirada do dinheiro iria impactar o segundo titulo?

Iria ser descontado 3%(29 dias) de IOF? Ou nem iria Impactar?

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
6 horas atrás, Davi Ghiggino disse:

Olá Boa noite! Eu estou no módulo 3 de renda fixa e surgiu um cenário onde gostaria que fosse esclarecido:

Vamos supor que em um mês eu faça a compra de 2 títulos Selic, um no dia 1 e outro no dia 2, após 30 dias da primeira compra eu decida resgatar o valor do 1° título. Neste cenário sabendo que são 2 títulos diferentes mesmo sendo do mesmo tipo, de que forma a retirada do dinheiro iria impactar o segundo titulo?

Bom dia @Davi Ghiggino. Existe uma regra no tesouro que chamamos de PEPS, Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair, ou seja, o tesouro sempre ira dar preferencia no seu resgate para os titulos mais antigos. Desta forma se voce resgatar o montante equivalente ao seu primeiro aporte e ele ja tiver completado os 30 dias não sera cobrado o IOF. Lembrando que o IOF é cobrado somente sobre os juros e antes do desconto do IR

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Davi Ghiggino disse:

Olá Davi,

Pelo que entendi, os impostos serão cobrados sempre do título mais antigo.

Neste sentido, se você investiu R$ 1.000 no dia 1 e mais R$ 1.000 no dia 2 e resolve resgatar o primeiro título, acredito que o IOF será cobrado apenas em relação aos R$ 1.000 que você resgatou, não afetando o 2º título porque você não mexeu nele.

Agora, se você resolver resgatar R$ 1.500 por exemplo, imagino que o IOF será cobrado proporcionalmente em relação aos dias - ou seja, IOF de 29 dias nos primeiros R$ 1.000 e IOF de 28 dias nos R$ 500 restantes.

Mas deixo em aberto para os mais experientes complementarem e/ou corrigirem hehehe.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...