Jump to content
  • 0

DÚVIDA SOBRE RESERVA DE OPORTUNIDADE


Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa noite, Carlos!

A primeira coisa a se pensar seria se de fato a reserva de oportunidade faria sentido para quem está construindo patrimônio. Um fator importante a se pensar na reserva de oportunidade é a compensação da reserva Vs aporte. Explico.

A reserva de oportunidade estará parada em algum lugar esperando o "momento certo". O X da questão é onde essa reserva estaria onde ela rendesse algo e tivesse uma boa liquidez para ser sacada para se aplicar o valor no momento oportuno? Hoje até poderíamos falar do tesouro Selic como você bem citou. Mas e há uns 4 anos atrás quando a Selic estava aos 2%. Perceba que seria um momento onde a reserva estaria se desvalorizando por assim dizer. O mesmo valeria para quando deixamos nas caixinhas de bancos que rendem um percentual do CDI.

Dentro da filosofia do buy and hold nossa estratégia é estar sempre posicionado com aportes regulares em uma carteira com ativos de qualidade. Isso na minha opinião se torna matematicamente mais viável quando estamos construindo nosso patrimônio por estamos com nosso dinheiro sempre em uma posição de mais rendimento que seria nossa carteira.

Quando já temos um patrimônio mais consolidado e ainda queremos algum tipo de ganho, aí acho mais viável pois seria um dinheiro que não abalaria nosso patrimônio ali parado esperando um tal oportunidade aparecer pois não teríamos nada a perder por assim dizer. 

 

Espero que ajude a pensar!

valeu,ajudou bastante,gostaria de ver a opinião de um value investing,para ver o outro prisma,obrigado pela ajuda!!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite Carlos (Ou bom dia já né)

Então, acho que tem várias dúvidas que precisaríamos tirar antes contigo antes de poder responder sua própria dúvida. Muitas delas o Edison já comentou. Vou tentar compilar aqui o que acho interessante você considerar:

1 = Sua estratégia já está bem definida? Pergunto por que você citou o Value Investing, e como o Edison já adiantou, por padrão, aqui a estratégia do pessoal costuma ser outra. Não que isso torne Value Investing errado, longe disso. Mas é importante que você faça sua escolha para se manter firme na estratégia. Ambas tem qualidade e altíssima probabilidade de sucesso. Mas tem que escolher, porquê aí sua dúvida pode já até parar de fazer sentido dependendo do que escolha.

2 = Caso você escolhe por esse caminho, aí tu vai ter que se perguntar o seguinte: Pelo tamanho do seu patrimônio e investimentos atuais, vale a pena se preocupar com isso? Porquê oportunidades hoje tem de sobra no meu mercado, ótimos ativos com grandes descontos, principalmente no nosso país. Há quem diga que até critptos estão em um ótimo momento de oportunidade... Então, pra que esperar? Imagino que só no caso de você já estar bem consolidado com seus investimentos e, daí então, querer juntar algo pra dar uma tacada que (você acredita) seja muito acima da média. E aí o que vai responder quantos % isso representa será seu apetite por risco. Se for um investidor muito sofisticado, pode ser uma % igual à que você deixa pra sua renda fixa por exemplo. Se for mais moderado e conservador, algo que se aproxime de sua reserva de valor talvez... (só dicas mesmo...importante é você pensar no que te sente seguro, pq no fim das contas você está confiando na sua própria capacidade de detectar uma grande oportunidade).

Espero ter ajudado mesmo que pouco. E deixando uma última palinha...

Não se sinta pressionado nessa questão de escolher estratégia X ou estratégia Y. No fim das contas o importante é você dormir tranquilo à noite. Eu mesmo to criando meu próprio frankenstein de investimentos kkkk que mistura o famoso scuttlebutt da AUVP mas inserindo elementos de Value Investing nele. Já até tive vontade de compartilhar esse "método" aqui, qualquer hora faço. 

Abraço!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá @Carlos José De Lima Filho,

Para além do que os amigos já falaram acima, uma última ideia para reflexão: será que reserva de oportunidade não é uma situação pra tentar acertar o * da mosca?

É aquela velha história: você deixa o dinheiro parado e pode acabar perdendo outras oportunidades que, se somadas, dariam mais do que o retorno maravilhoso de ter acertado o * da mosca rsrsrs.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Boa noite Carlos (Ou bom dia já né)

Então, acho que tem várias dúvidas que precisaríamos tirar antes contigo antes de poder responder sua própria dúvida. Muitas delas o Edison já comentou. Vou tentar compilar aqui o que acho interessante você considerar:

1 = Sua estratégia já está bem definida? Pergunto por que você citou o Value Investing, e como o Edison já adiantou, por padrão, aqui a estratégia do pessoal costuma ser outra. Não que isso torne Value Investing errado, longe disso. Mas é importante que você faça sua escolha para se manter firme na estratégia. Ambas tem qualidade e altíssima probabilidade de sucesso. Mas tem que escolher, porquê aí sua dúvida pode já até parar de fazer sentido dependendo do que escolha.

2 = Caso você escolhe por esse caminho, aí tu vai ter que se perguntar o seguinte: Pelo tamanho do seu patrimônio e investimentos atuais, vale a pena se preocupar com isso? Porquê oportunidades hoje tem de sobra no meu mercado, ótimos ativos com grandes descontos, principalmente no nosso país. Há quem diga que até critptos estão em um ótimo momento de oportunidade... Então, pra que esperar? Imagino que só no caso de você já estar bem consolidado com seus investimentos e, daí então, querer juntar algo pra dar uma tacada que (você acredita) seja muito acima da média. E aí o que vai responder quantos % isso representa será seu apetite por risco. Se for um investidor muito sofisticado, pode ser uma % igual à que você deixa pra sua renda fixa por exemplo. Se for mais moderado e conservador, algo que se aproxime de sua reserva de valor talvez... (só dicas mesmo...importante é você pensar no que te sente seguro, pq no fim das contas você está confiando na sua própria capacidade de detectar uma grande oportunidade).

Espero ter ajudado mesmo que pouco. E deixando uma última palinha...

Não se sinta pressionado nessa questão de escolher estratégia X ou estratégia Y. No fim das contas o importante é você dormir tranquilo à noite. Eu mesmo to criando meu próprio frankenstein de investimentos kkkk que mistura o famoso scuttlebutt da AUVP mas inserindo elementos de Value Investing nele. Já até tive vontade de compartilhar esse "método" aqui, qualquer hora faço. 

Abraço!

valeu mesmo,cara,me ajudou bastante e abriu minha mente em relação a que estratégia sigo ou não,depois mostra esse teu frankenstein de investimentos kkkkkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Carlos José De Lima Filho,

Para além do que os amigos já falaram acima, uma última ideia para reflexão: será que reserva de oportunidade não é uma situação pra tentar acertar o * da mosca?

É aquela velha história: você deixa o dinheiro parado e pode acabar perdendo outras oportunidades que, se somadas, dariam mais do que o retorno maravilhoso de ter acertado o * da mosca rsrsrs.

Espero ter ajudado!

muito obrigado pela reflexão,cara :)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Carlos José De Lima Filho disse:

Boa noite pessoal,referente a reserva de oportunidade,eu gostaria de saber quantos % eu devo deixar nessa reserva e onde devo colocar essa porcenatgem,por exemplo,tesouro Selic,me ajudem nessa dúvida se possível

 

Reserva de Oportunidade

não precisava antes, não precisa agora e nunca vai precisar

se esta construindo patrimônio, não pode ser dar ao luxo de deixar um dinheiro "parado" (sem render, ou rendendo pouco) esperando uma oportunidade, o importante é estar bem posicionado.

e quando for rico, os rendimentos passivos que deve reaplicar, serão suficientes para aproveitar qualquer oportunidade

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...