Jump to content
  • 0

Comprando ações da melhor empresa do setor


Cristian Souza

Pergunta

Se eu bem entendi, devemos escolher apenas 1 empresa (a melhor) de um setor para investir, através das análises fundamentalistas e outras pesquisas. O que devemos fazer se ao passar dos anos, a empresa que escolhemos não é mais a melhor? devemos vender as ações dessa empresa e passar tudo para a nova melhor? ou simplesmente parar de aportar nessa empresa e começar a aportar na "nova" melhor e manter as 2 na carteira?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Cristian Souza disse:

Se eu bem entendi, devemos escolher apenas 1 empresa (a melhor) de um setor para investir, através das análises fundamentalistas e outras pesquisas. O que devemos fazer se ao passar dos anos, a empresa que escolhemos não é mais a melhor? devemos vender as ações dessa empresa e passar tudo para a nova melhor? ou simplesmente parar de aportar nessa empresa e começar a aportar na "nova" melhor e manter as 2 na carteira?

Boa tarde, Cristian!

Não existe regra aqui. O que gosto de frisar e deixar a pessoa pensar é nos prós e contras de cada decisão que seria ter mais exposição em um mesmo setor ou menos com apenas uma empresa.

Quando temos uma maior exposição estamos sujeitos a ter uma exposição financeira maior no setor por termos mais de um alvo de aporte. Também faz com que fiquemos mais sujeitos aos riscos sistemáticos que seriam riscos que envolvem todo o mercado independente do setor ou das empresas. Ao contrário poderia ajudar onde um evento específico da empresa (que pode se enquadrar como risco não sistemático que é o risco mitigado pela diversificação) não afetasse muito em vista que teríamos outra empresa do setor na carteira para "equilibrar" a mesma.

Entendo que ao longo dos anos que investimos existirá sim a chance de se ter novas empresas que passem pelos nosso crivos e que poderão ser adicionadas na carteira e não será necessário efetivamente que façamos a venda da que deixou de ser a melhor (o módulo 8 explica mais sobre isso) onde podemos deixar ela congelada e visar uma nova estratégia. 

Editado por Edison Luis Paulini
Retificação de conceitos na resposta
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Cristian Souza disse:

Se eu bem entendi, devemos escolher apenas 1 empresa (a melhor) de um setor para investir, através das análises fundamentalistas e outras pesquisas. O que devemos fazer se ao passar dos anos, a empresa que escolhemos não é mais a melhor? devemos vender as ações dessa empresa e passar tudo para a nova melhor? ou simplesmente parar de aportar nessa empresa e começar a aportar na "nova" melhor e manter as 2 na carteira?

Boa tarde @Cristian Souza. Na minha opinião voce só devera realizar uma troca se a empresa perder os fundamentos. Se a liderança de mercado for um dos fundamentos que voce definiu como criterio de exclusão voce poderia parar de aportar naquele ativo que ja não tem a liderança de marketshare e começar a criar posição naquele que assumiu a liderança, mas na minha opinião este criterio como criterio de exclusão não faria sentido. Todo momento vemos empresas que assumem a liderança, depois perdem marketshare, reinventam seu modelo de negocio e assumem a liderança novamente. Prefira focar na gestão em si, em como ela esta sendo conduzida e as perspectivas em relação ao futuro da empresa. Sendo assim ao inves de colocar liderança de mercado como criterio de exclusão coloque como criterio de gerenciamento de risco e caso a empresa perca sua liderança voce começara a aportar menos nela, e direcionara mais aportes para outros ativos da sua carteira, em setores diferentes que estão performando melhor

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...