Jump to content
  • 0

Autônomo


Walker Assis

Pergunta

Sou autônomo e tem mês que entra uma quantidade razoável e outros nada até concluir algum negócio… construo casas de médio e alto padrão para vender em terrenos que tenho e a maioria deles que foram adquirido a muitos anos por mais ou menos 1/3 do valor atual de hoje e outros que entraram em negociação no decorrer desse período… outro negócio que faço é comprar e vender veículos e na maioria dele caminhonetes… resumindo eu tenho q ter bastante dinheiro disponível p eu trabalhar pq vivo de comprar e vender as coisas. Eu até agora fazendo o curso e no módulo 4 agora percebi que eu so vou poder investir em renda fixa mesmo como sempre fiz pq sempre q aparecer alguma coisa tenho que comprar e o lucro é muito maior doque qualquer aplicação que vi até agora… sem falar q o metro quadrado para construir aqui na minha cidade de Goiânia é muito caro e vai muita grana p construir uma casa … e sempre aparece terreno com preço bem a baixo do mercado na minha região e se não tiver o dinheiro disponível acabo que perco o negócio… algum concelho aí do que fazer no meu caso? 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Olá Walker,

Não sei se compreendi sua dúvida, mas...

1. Investimento, não tem melhor ou pior, pq depende da situação de vida do investidor; então se o seu negócio acaba não permitindo q vc entre em renda variável, ok. Vc pode ter excelentes investimentos em renda fixa, com alta liquidez.

2. Se ainda quiser muito investir em renda variável, certamente tb pode fazer! Teria que "diversificar" seu próprio negócio, destinando uma parte de recursos para alocar na construção de uma carteira de ações / fiis, que não poderiam voltar a qquer momento para dentro do seu negócio. Vc poderia construir isso mensalmente, aos poucos...

3. Para a construção das casas, vc poderia alocar em renda fixa, só que já com um bom planejamento delimitando prazos dos investimentos conforme o cronograma de obra, para que sejam liberados mensalmente, semanalmente... Assim vc conseguiria aumentar um pouco a rentabilidade.

Espero ter ajudado em algo, pois como disse, não sei se entendi sua dúvida....

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
38 minutes ago, Walker Assis disse:

Sou autônomo e tem mês que entra uma quantidade razoável e outros nada até concluir algum negócio… construo casas de médio e alto padrão para vender em terrenos que tenho e a maioria deles que foram adquirido a muitos anos por mais ou menos 1/3 do valor atual de hoje e outros que entraram em negociação no decorrer desse período… outro negócio que faço é comprar e vender veículos e na maioria dele caminhonetes… resumindo eu tenho q ter bastante dinheiro disponível p eu trabalhar pq vivo de comprar e vender as coisas. Eu até agora fazendo o curso e no módulo 4 agora percebi que eu so vou poder investir em renda fixa mesmo como sempre fiz pq sempre q aparecer alguma coisa tenho que comprar e o lucro é muito maior doque qualquer aplicação que vi até agora… sem falar q o metro quadrado para construir aqui na minha cidade de Goiânia é muito caro e vai muita grana p construir uma casa … e sempre aparece terreno com preço bem a baixo do mercado na minha região e se não tiver o dinheiro disponível acabo que perco o negócio… algum concelho aí do que fazer no meu caso? 

Bom dia, Walker!

Não teria a possibilidade de você separar entre o que você utiliza para seus negócios e uma parte para investir no longo prazo?

Não sei se entendi certo, mas me parece que seu negócio e sua parte pessoal estão misturadas pois se estamos falando de investir mas ter que resgatar em determinados momentos, parece que cada coisa não está em seu lugar.

Partindo dessa premissa, aqui já podemos destacar um risco que seria o resgate antecipado de valores da renda fixa. Quando falamos de investir em tesouro Selic ou CDB de liquidez diária está beleza. Agora tesouro prefixado ou IPCA, temos a marcação a mercado que pode gerar perda de capital. E demais títulos de renda fixa, exigem a venda via mercado secundário onde a corretora pode consumir uma boa parte da rentabilidade obtida e até mesmo do capital. São riscos que devem ser ponderados.

No longo prazo o mercado de renda variável tende a ter lucros exponenciais. Além de que como investidores de longo prazo que somos, a diversificação entre outras categorias se faz essencial. Mas aqui obviamente estamos falando para sua carteira pessoal e não voltada aos seus negócios que de fato devem ser a renda fixa.

Ainda seguindo a premissa que citei antes, não seria o caso de você reserva um valor para si e aplicar em sua carteira de longo prazo para se aposentar onde este valor sai do que você tiraria de salário? 

Como você organiza seu financeiro hoje? Após uma venda de um terreno, por exemplo. Vamos imaginar que na venda do terreno com a casa você ganhou 200 mil. Como você gere este valor hoje?

Acho que entendo mais sua dinâmica podemos melhor ajudar.

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá, Walker!

Bom dia!

Concordo com as colocações dos sardinhas @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia e @Edison Luis Paulini.

Pelo que entendi você deve estar misturando suas contas pessoais com o seu negócio. Acho que o primeiro passo seria você fazer essa separação para somente depois pensar em como será composta sua carteira pessoal e a destinada a sua atividade como autônomo. Assim você terá mais clareza. A atribuída a sua atividade, pode sim ser concentrada em renda fixa, uma vez que como você mesmo disse, precisa ter o dinheiro disponível para suas negociações. Quanto aos aportes em renda variável, você irá adquirindo confiança a medida que seu conhecimento à respeito for se solidificando ao longo do tempo, não há pressa. Nosso mestre @Raul nos orienta a termos cautela. Finalize o curso primeiro para só então começar a fazer os aportes.

Espero ter ajudado de alguma forma.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Walker!

Não teria a possibilidade de você separar entre o que você utiliza para seus negócios e uma parte para investir no longo prazo?

Não sei se entendi certo, mas me parece que seu negócio e sua parte pessoal estão misturadas pois se estamos falando de investir mas ter que resgatar em determinados momentos, parece que cada coisa não está em seu lugar.

Partindo dessa premissa, aqui já podemos destacar um risco que seria o resgate antecipado de valores da renda fixa. Quando falamos de investir em tesouro Selic ou CDB de liquidez diária está beleza. Agora tesouro prefixado ou IPCA, temos a marcação a mercado que pode gerar perda de capital. E demais títulos de renda fixa, exigem a venda via mercado secundário onde a corretora pode consumir uma boa parte da rentabilidade obtida e até mesmo do capital. São riscos que devem ser ponderados.

No longo prazo o mercado de renda variável tende a ter lucros exponenciais. Além de que como investidores de longo prazo que somos, a diversificação entre outras categorias se faz essencial. Mas aqui obviamente estamos falando para sua carteira pessoal e não voltada aos seus negócios que de fato devem ser a renda fixa.

Ainda seguindo a premissa que citei antes, não seria o caso de você reserva um valor para si e aplicar em sua carteira de longo prazo para se aposentar onde este valor sai do que você tiraria de salário? 

Como você organiza seu financeiro hoje? Após uma venda de um terreno, por exemplo. Vamos imaginar que na venda do terreno com a casa você ganhou 200 mil. Como você gere este valor hoje?

Acho que entendo mais sua dinâmica podemos melhor ajudar.

 

Recebo esses “200mil” deixo no CBD com baixa automática por alguns dias até comprar outras coisa ou gastar em outra casa… isso eu decido na ora oq fazer com a melhor coisa que aparece que seja mais rentável do que aplicação em renda fixa… Ex: uma casa de padrão médio aqui na região entre construção(material e mão de obra) e o terreno gasto uns $700 essa casa é vendida entre $950 a 1.100 dependendo do acabamento localização e outras coisas… o lucro é muito bom só que pode levar entre fazer e vender mais de 1 ano… faço isso des de 2006 e nunca tive como controlar isso direito para organizar certinho nem p saber direito e a minha renda pq cada ano é diferente. Sem falar que os carros q compro e vendo tbm nao faço esse controle nao fico anotando só vendo por mais do que comprei… … só sei q está dando certo pq cada tempo q passa meu patrimônio vem alimentando… Parece q está uma bagunça kkk mas p mim parece normal sei lá pq está sempre no resultado Positivo … 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
49 minutes ago, Elisangela Xavier Almeida disse:

Olá, Walker!

Bom dia!

Concordo com as colocações dos sardinhas @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia e @Edison Luis Paulini.

Pelo que entendi você deve estar misturando suas contas pessoais com o seu negócio. Acho que o primeiro passo seria você fazer essa separação para somente depois pensar em como será composta sua carteira pessoal e a destinada a sua atividade como autônomo. Assim você terá mais clareza. A atribuída a sua atividade, pode sim ser concentrada em renda fixa, uma vez que como você mesmo disse, precisa ter o dinheiro disponível para suas negociações. Quanto aos aportes em renda variável, você irá adquirindo confiança a medida que seu conhecimento à respeito for se solidificando ao longo do tempo, não há pressa. Nosso mestre @Raul nos orienta a termos cautela. Finalize o curso primeiro para só então começar a fazer os aportes.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Eu me vejo fazendo assim: todo negócio q eu fizer tirar uma parte do lucro investir em alguma coisa q pode me dar uma renda mensal e vou aportando de acordo com oq vou recebendo e quando receber(não tenho data certa) … aí vi sobre dividendos… não sei se isso funcionaria p mim… pesquisei e queria investir em uma coisa q pagasse dividendos e essa “coisa” se valorizasse com o tempo assim como eu fazer um galpão p alugar e esse galpão com o tempo ele se valoriza muito além do aluguel q estou recebendo… tenho intenção de fazer um galpão em um terreno q tenho e comprei por mixaria na época e hoje vale muito… estou juntando p fazer esse galpão e não vai ficar nada barato… mas aí vem esses investimentos aqui que pagam quase o valor do aluguel q irei receber mas o investimento não vai se valorizar como o meu lote por exemplo se valorizou uns 300% em menos de 4 anos… vender esse lote p aplicar eu acho q não tenho coragem… estava até pensando até em tentar comprar a esquina q é do lado dando 950mts quadros os 2 lotes e alugar tudo, é uma avenida muito movimentada… vou falar assim e fico é mais na dúvida parece… 🤔

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/09/2024 at 07:50, Walker Assis disse:

Sou autônomo e tem mês que entra uma quantidade razoável e outros nada até concluir algum negócio… construo casas de médio e alto padrão para vender em terrenos que tenho e a maioria deles que foram adquirido a muitos anos por mais ou menos 1/3 do valor atual de hoje e outros que entraram em negociação no decorrer desse período… outro negócio que faço é comprar e vender veículos e na maioria dele caminhonetes… resumindo eu tenho q ter bastante dinheiro disponível p eu trabalhar pq vivo de comprar e vender as coisas. Eu até agora fazendo o curso e no módulo 4 agora percebi que eu so vou poder investir em renda fixa mesmo como sempre fiz pq sempre q aparecer alguma coisa tenho que comprar e o lucro é muito maior doque qualquer aplicação que vi até agora… sem falar q o metro quadrado para construir aqui na minha cidade de Goiânia é muito caro e vai muita grana p construir uma casa … e sempre aparece terreno com preço bem a baixo do mercado na minha região e se não tiver o dinheiro disponível acabo que perco o negócio… algum concelho aí do que fazer no meu caso? 

@Walker Assis complementando os colegas, lendo a conversa vejo que não há uma separação entre PF e PJ. Todas as fontes de rendas e todas as despesas/gastos/custos estão todas na mesma cesta. Talvez você veja que o seu patrimônio está crescendo no tempo, mas talvez pudesse ser maior, talvez parece que está crescendo por conta do giro dos negócios, e talvez nem dê para avaliar com exatidão.

O negócio de construção é feito no seu CPF ou você tem uma empresa? O negócio de carros é feito no seu CPF ou você tem uma empresa?

Você fala que faz isto desde 2006 e que não consegue controlar. Eu creio que seja o momento de pelo menos tentar organizar a Pessoa Física na questão da renda e despesas pessoais. Quando estamos com tudo mistura, a tendência é que 100% do valor seja primeiro da empresa, e que precisa estar disponível para fazer negócio, pode funcionar, mas será que vai funcionar para sempre? Será que quando chegar lá na frente, quando você não quiser mais se dedicar, como o negócio vai girar para lhe dar renda? Vai vender a última casa construída e o dinheiro na conta não vai lhe render como uma lhe renderia uma carteira montada ao longo do tempo.

Se fosse comigo, a primeira coisa que faria seria definir uma retirada mensal mínima para a PF. Organizaria as despesas da PF para saber exatamente os meus custos pessoais mensais. O que é da empresa, é da empresa. O que é meu, é meu. Se a empresa quebrar, não é problema meu. Se eu quebrar não é problema da empresa. E com esta retirada mensal teria que dar para custear minhas despesas e os aportes para a liberdade financeira.

Depois começaria a fazer o mesmo com a empresa, ela tem o dinheiro dela para comprar carros e terrenos, para construir, e com as vendas teria o lucro para reinvestir e crescer, e quando sobrar também distribuir um valor extra para mim, mas sem que prejudique o crescimento da empresa.

Ter contas bancárias separadas, ter carão de crédito separados para as compras.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

On 08/09/2024 at 09:56, Walker Assis disse:

Sem falar que os carros q compro e vendo tbm nao faço esse controle nao fico anotando só vendo por mais do que comprei… … só sei q está dando certo pq cada tempo q passa meu patrimônio vem alimentando… Parece q está uma bagunça kkk mas p mim parece normal sei lá pq está sempre no resultado Positivo … 

Trabalhei com consultoria para empresas de pequeno e médio porte durante uns cinco anos. E uma coisa que a maioria delas tinha em comum era justamente isso, não faziam acompanhamento direito e controlavam resultado olhando se tinha mais ou menos dinheiro na conta no final do mês.

Você fala que faz isso a quase 20 anos, graças a deus você tem conseguido manter o processo funcionando, mas tenho certeza que se você fosse um pouco mais controlado, provavelmente estaria ganhando mais dinheiro, além de diminuir o seu risco.

O seu negócio é de capital intensivo, negociações de alto valor que ficam imobilizados por algum tempo. Então você precisa de muito dinheiro para o fluxo de caixa. Erros em negócios de capital intensivo, podem custar caro. 

Quanto aos seus investimentos, não faz sentido você tirar dinheiro do seu negócio para investir, só por investir. O seu negócio é o seu negócio, mas você separar a pessoa da instituição. Talvez, como disse o Edison, você poderia separar parte do lucro que você obtém no seu negócio para montar uma reserva de emergência, uma carteira para diluir seu risco pessoal pensando na aposentadoria ou algo do tipo.

Mas isso só será possível se você organizar o controle financeiro do seu negócio. 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...